Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2022

MÁS COMPANHIAS: THE MAN WITH THE ANSWERS

 


THE MAN WITH THE ANSWERS                                       
CHIPRE, ITÁLIA, GRÉCIA - 2021 
ESCRITO E DIRIGIDO POR STELIOS KAMMITSIS
COM VASILIS MAGOULIOTIS E ANTON WIEL   


                   O primeiro filme que assisto no ano de 2021 é um drama/romance gay simples, envolvente e rápido de se ver. Não havia necessidade da produção ter uma duração longa pois a história é simples e, com menos dinheiro, o diretor conseguia contar até mesmo num curta metragem, mas sua simplicidade não tira a experiência de acompanhar esse tocante road movie.

                O calado e contido Victoras (Vasilis Magouliotis) mora na Grécia sem um emprego fixo e vive entre exercitar seu corpo e ir visitar a avó num asilo, quando esta morre, então, ele decide vender as medalhas de ouro que ganhou em competições e ir até a Alemanha visitar sua mãe. Victoras está de carro e numa travessia de barco o extrovertido Matias (Anton Wiel) se aproxima e pede uma carona a Victoras que a principio não aceita mas é convencido pelo charmoso e malandro alemão. Enquanto vão se conhecendo e se envolvendo, os dois passam por situações que fazem o introvertido Victoras se abrir e o carismático Matias se tornar mais sensível. Um completa o outro. Nesta jornada de 1h20,  Victoras precisa se acertar com mãe que sempre foi distante e Matias tenta se encontrar ao começar a se apaixonar pelo homem que relutantemente deu uma carona a ele.



                Nesta produção, não existem grandes reviravoltas ou cenas de sexo entre os dois homens (como acontece em filmes gay independentes), é puro envolvimento e romance. Claro, sem química entre os dois protagonistas o filme não se sustentaria nem com as belíssimas paisagens por qual eles  passam, afinal, estamos vendo um road movie aqui. Como este filme é recente ele ainda não foi lançado oficialmente no Brasil, então eu o vi por meios alternativos mas com legendas em português. A película  está agradando por festivais mundo afora sendo indicado a melhor filme em várias premiações e saindo vitorioso no festival de filmes Queer de Dubai.