Páginas

domingo, 18 de julho de 2010

LISTA: 10 NOVELAS INESQUECIVEIS

Demorei muito para falar sobre novelas no BADFISH. O motivo mais óbvio é que o meu blog é sobre Séries de TV. Mas conforme o tempo foi passando, percebi que o BADFISH é um veiculo criado por mim para falar sobre Cultura Pop em geral.
Aqui no Brasil, as telenovelas são o sub-produto da cultura popular mais influente. Oriunda das rádio novelas da epoca em que as familias se reuniam em frente ao rádio para ouvir historias de amor e sofrimento que mocinhas e mocinhos sofrem durante muitos capitulos, as novelas, principalmente as brasileiras, são reflexos da própria sociedade. Em minha opnião, hoje elas não são tão atraentes como antigamente, para encher linguiça durantes 200 e poucos capitulos são criados inumeros personagens que muitas vezes nem tem o que dizer. Até mesmo as antes ligeiras novelas mexicanas se tornaram arrastadas e enfadonhas. Numa sociedade hipocrita como nosso país, se tornou mais atraente torcer pelo vilão que faz muita sacanagem e se sente feliz com isso, do que fazer o bem.
Mas, assuntos para especialistas em comportamento humano a parte, fiz um lista de 10 novelas que, para mim, são inesqueciveis.


HISTORIA DE AMOR (1995)
Nunca uma novela das 6 foi tão bem escrita como essa. É a melhor novela do escritor Manoel Carlos que não deixou a peteca cair nenhuma vez (diferente de suas obras posteriores). Mostrou Regina Duarte um mulher do povo, cheia de vida e conflitos contra a peste de sua filha Joyce (Carla Marins, ótima) e duas vilãs pario duro: Paula (Carolina Ferraz encarnando uma mimada como ninguem) e Scheila (Lilia Cabral) a vilã
perfeita, lobo na pele de cordeiro que fazia suas maldades nos bastidores sem ninguem perceber até, claro, os ultimos capitulos. Outros destaques era a amizade de Helena com sua vizinha e tambem com a atual mulher do ex-marido, o drama vivido por cadeirantes nas grandes cidades quando Assunção (Nuno Leal Maia) fica paraplegico, os pais de Paula Zuleica (Ewa Wilma) e o marido (Claudio Correa e Castro)que diziam perolas em cada capitulo, todos os personagens de empregados a vizinhos dos protagonistas foram bem aproveitados. Os atores e equipe tecnicas eram tão felizes durante as gravações da novela que até Regina Duarte sugeriu que ela se transformasse em seriado e seu pedido só não foi atendido por que Boni, na epoca todo poderoso da emissora, queria que o escritor fizesse uma novela das 8.

MANANCIAL (2002)
As novelas mexicanas são sim exegeradas, as exdrulas e sem noção. Mas quando eles querem fazer bem feito, fazem. El Manantial, no original mexicano, conta a historia de tragedia e amor entre as familias Valdez e Ramirez. O destino de rivalidade é posto em cheque quando os filhos das 2 familias se apaixonam. Adriana (Adela Noriega) e Alexandre (Mauricio Islas) provavelmente formam o casal de mocinhos com mais quimica que ja vi e voce acaba torcendo por eles. Muita desgraça acontece: Adriana é estuprada pelo pai de Alexandre, Justo (Alejandro Camacho, ótimo)e castigada severamente com o odio de Margarida (Daniela Romo, tão boa atriz que voce chega a odia-la de ve-la) que descobriu que a mae da mocinha tinha um caso com seu marido. A mimada Barbara (Karine Lozamo) tambem inferniza a vida da mocinha pois ama o mocinho. Mas o que Manancial tem de tão especial? Não sei. Eu simplesmente gostei do fato da novela nunca ficar parada e cada capitulo um bomba surgia pra te deixar ligado.

MARIA DE BAIRRO(1995)
Houve uma epoca em que Thalia foi eleita a rainha das telenovelas. Simplesmente por que ela estrelou 3 produções que fizeram historia nos anos 1990. A chamada trilogia das Marias eram historias que partiam do mesmo pricipio: garota probre conhece garoto rico e por um motivo ela acaba ficando rica e os 2 ficam felizes para sempre. Maria do Bairro foi um remake de outro novela que teve exito nos anos 1980: Os Ricos Tambem Choram. Mas por causa de uma personagem os rumos foram alterados: Soraia Montenegro. Interpretada de modo as vezes exegerados por Itati Cantoral (que esteve no Brasil gravando Vale Todo em que refez o papel de Regina Duarte nesta novela). Por isso ela muitas vezes ofuscava a propria Maria de Thalia. Ela gritava, chingava, esperneava e aprontou muito durante a novela e tambem apanhou: Maria dava surras historicas na menina. A historia da novela? Precisa falar mesmo?

AMBIÇÃO (1986)
Foi a primeira novela-triler do Mexico. Explico. Triler é um suspense. A historia girava em torno dos assasinados cometidos por Cataria Creel (Maria Rubio, que após essa novela não repetiu nenhum outro grande papel). Fingido ser cega de um olho(por isso usava um tampão nos olhos) ela matou muitos personagens para que eles não revelassem seus crimes. A unica que teve peito (desculpe o trocadilho) para enfrenta-la foi Leonora (Diana Bracho, hoje fazendo papeis de vilãs)que se apaixona pelo enteado de Catarina, José Carlos desprezado pela vilã. Uma produção que te deixa com os nervos a flor da pele, atuando muito mais no pscilogico dos personagens do que nenhuma outra novela fez depois. Nem no Mexico e nem em nenhum outro lugar.


MULHERES DE AREIA (1993)
A mais prolifica escritora brasileira de novelas atendeu pelo nome de Ivani Ribeiro. Ao lodo de Janete Clair, ela escreveu historias que revolucionaram o jeito de se fazer esse produto. Mulheres de Areia é um remake de sua propria novela homonima de 1973 e mostrava as armações de Raquel (Glória Pires, excelente) contra sua irmã gemea Ruth (Glória Pires, excelente) para conquistar o garotão Marcos. Alem dos protagonistas, quem chamou a atenção do publico foi a rebelde Malu (Viviane Pasmanter, recem-saida do sucesso Felicidade, onde estreou como a vilã Débora)e Alor (Humberto Martins)o casal nada a ver que conquistou a todos.

A VIAGEM (1994)
O raio cai 2 vezes no mesmo lugar? A Viagem provou que sim. Tambem um remake de Ivani Ribeiro de uma novela dos anos 1970. Ainda trouxe a tona o esperitismo para o grande publico ao falar sobre vida após a morte. Uma revolução nas novelas: ela matou todos os protagonistas e criou personagens memoraveis como o mascarado.

PANTANAL (1990)
A unica novela fora da Globe que se tornou um sucesso absoluto. A Manchete viveu um periodo de glória durante sua programação neste ano de 1990. Seu Jornal da Manchete era muito mais elogiado do que o Jornal Nacional por sua total imparcialidade e nas tardes da emissora o Clube da Criança com Angelica reinava absoluto com os mega sucessos Jaspion e Changeman. Pantanal era todo simples. A história, os personagens memoraveis, a trilha sonora e as belissimas paisagens do Pantanal. Ah, e tinha um extra: as cenas de nudismo! Hoje em dia, é considerado baixaria colocar nu em novelas, mas na epoca foi um marco. Até pouco tempo o SBT reapresentou a novela que mesmo acabando quase a meia-noite teve muita audiencia.

POR AMOR (1997/98)
Inicialmente iniciada como uma continuação de Historia de Amor logo Por Amor se tornou um grande sucesso do horario das 8 com a troca de bebes feita por Helena (Regina Duarte) ao descobrir que sua filha Eduarda (Gabriela Duarte) não podia mais ter filhos. Então ela se tornou avó do filho! O momento que todos descobrem a verdade é classico e a novela se transforma num verdadeiro dramalhão (no bom sentido). Alem do mote principal os coaddjuvantes dão show ao começar por Susana Vieira com sua inesquicivel Branca a vilã que despresza os filhos,o marido, a todos, menos o filho Marcelo. Tambem tinha Nando e Milena (Du Moscovis e Carolina Ferraz), um dos casais com maior quimica na historia de nossas novelas. Orestes e sua filha Sandrinha que conquistou o pais ao ver o pai sofrer com o drama do alcolismo. Entre outras historias. Por amor foi a primeira novela das 8 a mostrar o cotidiano dos personagens ao mostra-los em situações rotineiras. Até então os personagens de novelas sempre estavam lindos, bem pentados e humurados.

LAÇOS DE FAMILIA (2000)
A ultima grande novela de Maneco. Um historia com personagens criveis e historia principal e paralelas dramaticas e polemicas. Helena (Vera Fisher) uma coroa bem sucessida conhece Edu um garotão que cai aos seus encantos e tambem aos da filha Camila o que traz a revelta da irmã de Helena, Iris terrivelmente apaixonada por Pedro, que pos sua vez está caido por Cintia. Esse troca-troca de casais não é nada quando perto do final Helena engravida de proposito de Pedro para salvar a vida da filha o que acaba desapontando Miguel. Entre outros conflitos imperdiveis nesta novela emocionante do começo ao fim.


A décima voce coloca aqui. Qual foi sua novela inesquecivel?

Um comentário:

Diogo Bueno Araujo disse...

CELEBRIDADE (2003)

A novela conta a história de Maria clara Diniz (Malu Mader), jovem batalhadora que ficou famoso sendo a musa do verão. Com o passar dos anos ganhou fortunas com o esforço de seu trabalho atrelado aos royotis da tal música. Em seu caminho esta a ambiciosa e vingativa Laura Prudente da Costa (Cláudia Abreu), filha da verdadeira musa do verão, que no passado foi humilhado por Maria clara. Laura se faz passar por amiga da produtora e acaba roubando tudo da protagonista. A novela contou ainda com o inescrupuloso Renato Mendes (Fabio Assunção), jornalista que se envolve com Laura. No elenco figuram ainda Marcio Garcia; Hugo Carvana; Isabela Garcia; Alexandre Borges; Julia Lemertz; Deborah Secco; Juliana Paes entre outros. Uma novela é claro de Gilberto "Mestre" Braga