Páginas

sábado, 25 de setembro de 2010

DESCANSE EM PAZ: ARQUIVO X


Ela foi a série de tv mais significativa dos anos 1990. Por causa dela, o culto a seriados só aumenta e essas produções deixaram de ser produto de quinta para se tornarem em muitas vezes, mais influentes que o cinema. Arquivo X começou sua carreira de sucesso em 1993 na então recem criada rede FOX. Seu estilo unico, somada a histórias não convencionais, imediatamente remeteram ao já classico Twin Peaks, a série de David Linch que revolucionou o jeito de se ver e fazer seriados.
O conceito simples, dois agentes do FBI investigando casos bizarros o tornou um programa que abria um leque consideravel de historias que fizeram mais e mais pessoas se ligaram no novo fenomeno. Assim, de um obscuro seriado exibido sexta a noite numa pequena emissora, Arquivo se tornou a série que mais crescia em audiencia na época.
Muitos devem a perfeita quimica existente entre os protagonistas David Duchony e Gillian Anderson, outros as já citadas bizarricies que apereciam no show. Mas ninguem sabe ao certo até hoje como se nasce um fenomeno.
Arquivo foi a primeira série que eu realmente gostei e muitas vezes me peguei chorando de raiva quando a Record tirava a série do ar para exibir os malditos programas apelativos que naquela epoca infestaram as emissoras. Claro quando a série foi ao cinema em 1998 com o longa Resistir ao Futuro, tambem fui as lagrimas, mas por ver meus personagens favoritos na telona, já que a trama era fraquinha e confusa.
Aos poucos o seriado foi perdendo a criatividade de antes e após o sexto ano poucos episodios são dignos de crédito e na oitava temporada uma noticia entristeceu os fãs: Duchony pede para sair e o show ganha um novo co-protagonista: Robert Patrick e mais a tarde Gillian tambem aparecia a pouco e uma nova personagem, feita por Anabeth Gish foi incoporada. Assim, uma nova dupla surgia. Mesmo assim, era Arquivo X, mas uma grande parcela de fãs não aceitou as mudanças fazendo que o seriado se perdesse um pouco. No nono ano a dupla central volta nos episodios finais apenas para fechar o grande arco de histórias que se montou ao longo de 9 temporadas. Um episódio final que dividiu os chamados excers, fãs da série.
Em 2008 fui a estreia do longa Arquivo X: Eu Quero Acreditar. Este longa, dessa vez mais bem escrito que o anterior mostrar o que acontece com os personagens após o episodio final.
Hoje, David Duchony teve que engolir o orgulho, e após não conseguir projetos no cinema voltou a TV com o seriado Californication, onde interpreta um escritor viciado em sexo, e Gillian Anderson aparece em vários filmes.

X=============ALGUMAS CURIOSIDADES=======================X

> O seriado era rodado em Vancouver, no Canadá. Muitas séries e filmes são gravados nesta cidade, pois a prefeitura cobra baixos impostos o que barateia o custo de produção. Smallville e V são um exemplo de programas que estão no ar que são filmados lá.

> A pedido dos atores, o show deixou de ser feito em Vancouver e a profução foi toda transferida para Los Angeles - EUA. A diferença da fotografia são bem percepitiveis. Enquanto em Vancouver a série tinha um clima cinzento e chuvoso, nos capitulos rodados na capital do cinema, era tudo mais colorido.

> Após varios anos apenas interpretando, os atores principais escreveram e dirigiram seu próprio episódio: Duchony fez Hollywood Antes de Cristo, um capitulo recheado de humor negro; e Gillian fez o sensivel Todas as Coisas, que mostrava um pouco o passado da Agente Scully.

> Os atores tambem interpretaram seus personagens fora do seriado. Foi no episódio Arquivo S do oitavo de Os Simpsons.

> Numeros: Arquivo X teve 9 temporadas/ 218 episodios/ 2 longas metragens para cinema/ 27 milhoes de pessoas é o episódio mais assistido - Em Busca da Verdade I, do quito ano/ 5 milhoes é o episódio menos assistido - Caçada Sangrenta da 1a temporada.



A VOLTA DO SUBLIME


O festival Music + Arts que será realizado no mes de outubro na cidade de Itu em São Paulo está sendo chamado de Woodstock brasileiro. As comparações são mais do que óbvias, pois alem de ser um grande festival de musica realizado em prol da natureza, é tambem um grande encontro de bandas e artistas de varias gerações.
Uma banda que nunca esteve no país e que fez muito sucesso nos anos 1990 será um dos destaques: SUBLIME. Agora chamado de Sublime With Rome, a banda fará a primeira aparição num grande evento. A minha banda favorita deu um tempo na carreira após a morte por overdose do vocalista Brad Nowell em 1996 um pouco antes do lançamento do cd Sublime, que traz, entre outras, a musica que os tornaram conhecidos aqui, Santeria. Os musicos restantes não abandoram a carreira e tocaram projetos paralelos além de formar uma nova banda chamada All Star Long Beach Dub.
Mas este ano, a convite da gravadora Universal, Bud e Eric, respctivamente baterista e baixista, decidiram retornar a banda, agora com o novo vocalista Rome. Um novo sigle chamado Panic foi lançado dando a entender que um novo disco vai rolar, mas até agora nada definido, a banda quer continuar fazendo o que sempre fez: tocar grandes musicas para galera curtir.

domingo, 12 de setembro de 2010

O MAGO DE UMA GERAÇÃO


Ele faz parte da minha e da sua infancia. Steven Spielberg, sempre chamado pela impressa de cineasta Peter Pan, pela sua preferencia por fazer filmes infanto juvenis, mesmo que nos anos 80 e 90 ele tenha caminhado pelo caminho do drama, é um dos melhores diretores de todos os tempos.
Sua paixão pela 7a arte começo quando ganhou do pai uma camera super 8 (antigamente usada pelas familas americanas). Então ele usava seus irmãos como atores de seus filmes caseiros. Engana-se quem pensa que, como na maioria dos casos envolvendo os diretores de filmes, Spielberg cursou uma faculdade de cinema. Ele não consiguiu ingressar neste curso e fez Literatura Inglesa. Mas não deixou sua paixão de lado, realizando curtas, como o chamado Amblin (que mais tarde viria a ser o nome de sua produtora). Esta produção chamou a atenção dos executivos da Universal.
Após dirigir episódios para séries de TV, o contrato com a Universal lhe permitiu realizar um dos melhores filmes de sua carreira (e isto, estou dizendo antes de E.T. e os outros filmes que tornaram seu nome conhecido mundialmente): Encurralado (Dual, 1972). Este filme, produzido para TV, mostra um sujeito sendo perseguido numa alta estrada por um caminhoneiro. O fato de apenas o protagonista aparecer desesperado e o caminhão, que por vezes ou outra parece ter vida própria (o motorista é mostrado sempre nas sombras) fazem deste telefilme, um suspense de primeira. Steven tinha apenas 26 anos, mas ja mostrava um estilo peculiar em sua narrativa. O primeiro passo para o cinema estava dado e seu primeiro filme comercial, Louca Escapa de 1974 foi fracasso de publico, mas não de critica. Até que as presas de um tubarão assustou o mundo.
Tubarão (Jaws, 1975) é o filme que mudou Hollywood. Estreiando no verão americano, esta produção estabeleceu as diretrizes do que seria explorado pela industria cinematografica depois: os blockbusters estreiariam sempre no verão (la os meses entre Julho e Setembro) e seriam realiazados sempre em mente o publico juvenil (aparentemente, aquele que mais gasta com produtos relacionados com filmes).
Apartir daí, todo o filme lançado pelo diretor era um grande acontecimento. Ele quebrou sua própria regra ao lançar Contatos Imediatos do Terceiro Grau em 1977 (um filme mais cerebral sem a ação desenfreada tipica do cinema americano). Sua próxima pelicula, em 1981, o tornou o diretor mais lucrativo: Os Caçadores da Arca Perdida ou melhor, o primeiro filme da trilogia do Indiana Jones, indiscutivelmente o maior herói do cinema. Seguido, em 1982, de outro fenomeno E.T. - o Extraterrestre.
Surpreendou a todos a lançar um drama de fazer chorar o mais duro dos corações: A Cor Purpura, onde lançou Woopie Goldberg. Outra estreia num filme do diretor foi o de Cristian Bale em outro drama: O Império do Sol. Seu primeiro fracasso de bilheterias foi Hook - a Volta do Capitão Gancho, no inicio dos anos 1990. Até que ele fez o outro filme que revolucionou o cinema: O Parque dos Dinossauros. Com seus efeitos computadorizados que até hoje, impressionam. Mais um filme dramatico em sua carreira o fez lembrar a época da infancia, onde era discriminado por ser Judeu: A Lista de Schindler. Aqui, tambem faturou seu primeiro Oscar de melhor diretor. Nesse meio tempo ele atou como um prolifero produtor em filmes que fizeram nossa infancia: De Volta Para o Futuro, Os Goonies, Grenlins, Aracnophobia, Querida, Encolhi as Crianças, entre outros.
O final da década 1990, marcou outra grande produção: O Resgate do Soldado Ryan. Os 40 minutos iniciais deste é impressionante, e a camera do mestre é colocada no meio do conflito.
Nos anos 2000, suas produção não foram grandes sucessos de bilheterias, mas mostraram o diretor no comando de suas realizaçoes: A.I., Minority Report: A Nova Lei, Prenda-me se For Capaz, A Guerra dos Mundos, entre outros.
Seu ultimo grande filme data de 2008 e traz a volta de Indy em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, uma ótima aventura que não se prende muito a efeitos especiais e mostra Harison Ford em forma no alto de seus 64 anos.
A mesma idade que Spielberg completará em dezembro deste ano. O homem que transformou seu sonho em realidade e o sonhos de pessoas de todo o mundo.

MÁS COMPANHIAS: SIMPLESMENTE COMPLICADO


Vou dar uma dica de uma ótima comédia romantica: Simplesmente Complicado. Ja se encontra nas locadoras este filme que traz um trio de protagonistas que vale a grana gasta: Meryl Strip, Alec Baldiwn e Steve Martin.
Meryl faz a dona de uma delicatessem divorciada que, quando começa a se apaixonar por seu arquiteto (Martin), volta se relacionar com seu ex-marido casado (Baldiwn) depois de 10 anos.
O triangulo amoroso está formado e a personagem de Strip terá que fazer uma decisão nada facil: voltar para o ex que, após anos deu valor a sua pessoa, ou novo pretendente romantico que está afim de algo sério. A decisão, claro que não vou contar, não é nada facil como nas comédias romanticas adolescentes bobinhas. E o final deste filme, não é nada previsível.
O que eu gostei neste filme é que ele é todo alto astral desde o começo. Os atores passam a impressão de que se divertiram muito e, num mundo tão conturbado como esse nosso, nada como passar duas horas esqueçendo de toda desgraça que nos cerca.