Páginas

domingo, 12 de setembro de 2010

O MAGO DE UMA GERAÇÃO


Ele faz parte da minha e da sua infancia. Steven Spielberg, sempre chamado pela impressa de cineasta Peter Pan, pela sua preferencia por fazer filmes infanto juvenis, mesmo que nos anos 80 e 90 ele tenha caminhado pelo caminho do drama, é um dos melhores diretores de todos os tempos.
Sua paixão pela 7a arte começo quando ganhou do pai uma camera super 8 (antigamente usada pelas familas americanas). Então ele usava seus irmãos como atores de seus filmes caseiros. Engana-se quem pensa que, como na maioria dos casos envolvendo os diretores de filmes, Spielberg cursou uma faculdade de cinema. Ele não consiguiu ingressar neste curso e fez Literatura Inglesa. Mas não deixou sua paixão de lado, realizando curtas, como o chamado Amblin (que mais tarde viria a ser o nome de sua produtora). Esta produção chamou a atenção dos executivos da Universal.
Após dirigir episódios para séries de TV, o contrato com a Universal lhe permitiu realizar um dos melhores filmes de sua carreira (e isto, estou dizendo antes de E.T. e os outros filmes que tornaram seu nome conhecido mundialmente): Encurralado (Dual, 1972). Este filme, produzido para TV, mostra um sujeito sendo perseguido numa alta estrada por um caminhoneiro. O fato de apenas o protagonista aparecer desesperado e o caminhão, que por vezes ou outra parece ter vida própria (o motorista é mostrado sempre nas sombras) fazem deste telefilme, um suspense de primeira. Steven tinha apenas 26 anos, mas ja mostrava um estilo peculiar em sua narrativa. O primeiro passo para o cinema estava dado e seu primeiro filme comercial, Louca Escapa de 1974 foi fracasso de publico, mas não de critica. Até que as presas de um tubarão assustou o mundo.
Tubarão (Jaws, 1975) é o filme que mudou Hollywood. Estreiando no verão americano, esta produção estabeleceu as diretrizes do que seria explorado pela industria cinematografica depois: os blockbusters estreiariam sempre no verão (la os meses entre Julho e Setembro) e seriam realiazados sempre em mente o publico juvenil (aparentemente, aquele que mais gasta com produtos relacionados com filmes).
Apartir daí, todo o filme lançado pelo diretor era um grande acontecimento. Ele quebrou sua própria regra ao lançar Contatos Imediatos do Terceiro Grau em 1977 (um filme mais cerebral sem a ação desenfreada tipica do cinema americano). Sua próxima pelicula, em 1981, o tornou o diretor mais lucrativo: Os Caçadores da Arca Perdida ou melhor, o primeiro filme da trilogia do Indiana Jones, indiscutivelmente o maior herói do cinema. Seguido, em 1982, de outro fenomeno E.T. - o Extraterrestre.
Surpreendou a todos a lançar um drama de fazer chorar o mais duro dos corações: A Cor Purpura, onde lançou Woopie Goldberg. Outra estreia num filme do diretor foi o de Cristian Bale em outro drama: O Império do Sol. Seu primeiro fracasso de bilheterias foi Hook - a Volta do Capitão Gancho, no inicio dos anos 1990. Até que ele fez o outro filme que revolucionou o cinema: O Parque dos Dinossauros. Com seus efeitos computadorizados que até hoje, impressionam. Mais um filme dramatico em sua carreira o fez lembrar a época da infancia, onde era discriminado por ser Judeu: A Lista de Schindler. Aqui, tambem faturou seu primeiro Oscar de melhor diretor. Nesse meio tempo ele atou como um prolifero produtor em filmes que fizeram nossa infancia: De Volta Para o Futuro, Os Goonies, Grenlins, Aracnophobia, Querida, Encolhi as Crianças, entre outros.
O final da década 1990, marcou outra grande produção: O Resgate do Soldado Ryan. Os 40 minutos iniciais deste é impressionante, e a camera do mestre é colocada no meio do conflito.
Nos anos 2000, suas produção não foram grandes sucessos de bilheterias, mas mostraram o diretor no comando de suas realizaçoes: A.I., Minority Report: A Nova Lei, Prenda-me se For Capaz, A Guerra dos Mundos, entre outros.
Seu ultimo grande filme data de 2008 e traz a volta de Indy em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, uma ótima aventura que não se prende muito a efeitos especiais e mostra Harison Ford em forma no alto de seus 64 anos.
A mesma idade que Spielberg completará em dezembro deste ano. O homem que transformou seu sonho em realidade e o sonhos de pessoas de todo o mundo.

Nenhum comentário: