Páginas

sábado, 21 de abril de 2012

POR ONDE ANDA?: MUSA DOS 80



Quando falamos nos deliciosos e exagerados anos 80, muitas imagens vem a nossa mente. Molly Ringwald é uma delas.  Musa absoluta de vários filmes ícones desta década, hoje ela está fazendo papel de mãe de adolescente e - pior - já é avó (na ficção). Filha de um pianista de jazz cego, nascida em 1968, já desde de pequena mostrava talento para o meio artístico e aos 6 anos gravou um álbum junto com o pai. E antes disso, havia estrelado uma peça de teatro com 5 anos. Talento precoce.  Seus pais a incentivavam a continuar tentando o estrelado e como nasceu numa pequena cidade da Califórnia, estava a um passo de Hollywood.


Ja adolescente, fez um teste para um pequeno papel na série Arnold onde participou durante 14 episódios, até fazer o teste para um dos papeis recorrentes no seriado Vivendo e Aprendendo (Facts of Life, que também foi um dos primeiros trabalhos de George Clooney).  A ruivinha despertava a atenção de diretores de elenco e um deles a fez participar do casting de Gatinhas e Gatões (Sexteen Candles, 1984). Neste filme, o diretor Jonh Hughes simplesmente adorou aquela menina tão doce e ingenua, mas com uma opinião muito forte. O rei das comédias adolescentes dos anos 80 (se você não está lembrando do nome, ele é diretor do clássico Curtindo a Vida Adoidado, 1986) a convidou para estrelar outra joia do período: O Clube dos Cinco (The Breakfest Club).


                            Durante o auge ela foi capa da Time 
                           uma das revistas mais lidas do mundo.


Neste filme, ela fez o papel da patricinha Claire que fica detida na escola como punição com outros quatro alunos diferentes em comportamento (papéis de Ally Sheedy, Emilio Estevez, Anthony Michael Hall e Judd Nelson). Ao final do dia, após descobrirem que tem mais em comum do que imaginam, acabam se entendendo. Este filme é considerado um retrato fiel da época ao mostrar jovens que são forçados a ser o que não são para serem aceitos na sociedade (será que isso mudou?). A próxima produção de destaque na carreira de Molly é também seu filme favorito, A Garota de Rosa Shocking (Pretty in Pink, 1986). Escrito e produzido por Hughes, nesta película ela faz Andie a jovem dividida entre um playboy sensível e um amigo nerd. Após esse período de produções tão marcantes para uma geração, a garota estrelou diversas produções românticas e dramaticas e muitos telefilmes, mas sem o mesmo brilho dos filmes citados acima.


                                       foto recente da atriz.
                                    
Molly jamais abandonou a carreira, apenas seus filmes nos anos 1990 e 2000 não fizeram o sucesso esperado para serem lançados por aqui. Mas já se tornou uma lenda em Hollywood os papeis que a ex-garota de rosa shocking recusou devido a compromissos profissionais que, bem ninguém lembra,olha o que ela perdeu: a prostituta de Uma Linda Mulher, Molly de Ghost - do Outro Lado da Vida e Sally de Harry e Sally - Feitos um para o Outro, todos campeões de bilheteria. Seja como for, ela continua um simbolo de uma geração que hoje é idolatrada sem limites. Desde de 2008 ela faz o papel de Anne Jurnges, a mãe de uma adolescente gravida na elogiada série A Vida Secreta de uma Adolescente Americana (The Secret Life of a American Teenager, em cartaz no canal a cabo Boomerang). E não liga muito para estar fazendo papel de avó já que uma das suas frases celebres é : "ninguém vai ter 16 anos para sempre". 


                            Ao lado de sua filha na ficção, na vida
                                   real ela foi mãe aos 35 anos.

Nenhum comentário: