Páginas

sábado, 4 de agosto de 2012

LISTA: TRIBUTO A MARILYN

Em 05 de agosto faz 50 anos que Norma Jean Mortenson, tambem conhecida como Marilyn Monroe foi encontrada morta, nua, com o telefone no gancho, envolta com comprimidos para dormir no quarto de sua casa com a vitrola tocando Frank Sinatra. Curiosamente, este dia marcante na historia mundial tambem foi num domingo como nesse ano, e, este mito, dá sinais cada vez mais fortes que se tornará eterno.
Apesar de ser conhecida mais pelas comedias que exploravam a imagem de sexy simbol loura burra, o sonho da diva era ser reconhecida como uma boa atriz. Isso é mais do que fato, ao perceber a lista que eu fiz com as melhores peliculas estreladas por essa inesquecivel mulher.



A MALVADA (ALL ABOUT EVE, 1950): 
Uma ponta com poucas falas foi o suficiente para todos notarem a presença de Marilyn nesse classico do cinema. A caixa de correio da Fox lotou com os espectadores do filme perguntando quem era aquela loura?
No filme que inspirou a novela Celebridade, temos uma jovem que deseja roubar a vida da veterana atriz de teatro vivida por Bette Davis.











TORRENTE DE PAIXÃO (NIAGARA, 1953):
A bela ainda não tinha estourado quando filmou este intenso drama onde ela faz o papel de Rose, uma jovem infeliz no casamento que decide dar uma segunda chance ao marido ao passar um tempo num hotel próximo as cataratas do Niagara. Lá, o casal conhece outro casal e a esposa descobre que Rose tem um caso. Mas a loura conta que o marido é agressivo com ela e envolve a todos numa historia que pode acabar em morte.











OS HOMENS PREFEREM AS LOIRAS (GENTLEMEN PREFER BLONDIES, 1953)
Realizado pelo famoso diretor Howard Hanks - que fez questão da presença da estrela neste filme - aqui ela co-estrela o filme ao lado de Jane Russel. Jane é Dorothy e Marilyn é Lorelei duas melhores amigas que são enviadas a uma viagem de navio a mando do sogro de Dorothy para testar a fidelidade da garota. Aqui temos Marilyn na classica cena onde ela canta "Diamonds are a Girl's best friend".













COMO AGARRAR UM MILIONARIO (HOW TO MARRY A MILIONARIE, 1953):
Em 1953 a estrela de Marilyn brilhou ao ter três filmes estreando, todos sucessos de bilheteria. O sugestivo titulo do filme conta a historia de três garotas que alugam um apê caro em Manhattan e decidem caçar maridos ricos para sustentar seus luxos.
Com esta película, a FOX começou a apostar em Marilyn em papeis onde ela era a loura sexy e burrinha, coisa que começou a desagradar a estrela aos poucos. Para os cinéfilos de plantão, esse foi a primeira comedia filmada em cinema-scope, tecnologia usada para melhorar o som e imagem dos filmes.





O PECADO MORA AO LADO (SEVEN YEAR ITCH, 1955):
O titulo original lembra um ditado americano que diz que os maridos sentem uma coceira para trair suas esposas quando se completa sete anos de casamento. Uma tentação em forma de uma garota se torna vizinha e amiga do senhor Sherman, justo quando sua esposa viaja. Aqui temos a classica cena onde a saia de Marilyn levanta ao passar o metro. Essa cena demorou 11 takes para ficar do jeito que o diretor queria. Nos bastidores, um batalhão de jornalistas e o então marido da estrela acompanharam esse momento antológico.













NUNCA FUI SANTA (BUS STOP, 1956):
Um simpático cowboy se apaixona por Cherie (Monroe), uma cantora que não quer nada com ele. Ela foge do rapaz, mas um imprevisto numa parada de ônibus fazem os dois se aproximarem. Marilyn - e muito critico de cinema -  adorou o papel de uma decadente e bêbada cantora de bar. Foi um dos filmes que ela menos apareceu glamourosa, justamente por que o papel não pedia isso.





QUANTO MAIS QUENTE, MELHOR (SOME LIKE IT HOT, 1959):
Tambem conhecida como a melhor comedia de todos os tempos, o filme do mestre Billy Wilder foi um terror nos bastidores por conta de Marilyn com sua vida pessoal mais destroçada do que nunca. Ela chegava atrasada, não decorava as falas e estava se viciando em remédios. Mesmo assim, quando Wilder gritava "ação!" a loura dava um show, quase sempre ofuscando os verdadeiros astros do filme, Tony Curtis e Jack Lemmon, como dois rapazes que testemunham um crime e se disfarçam de coristas de uma banda só de mulher. La eles fazem amizade com Sugar Kane (M.M). A famosa cena final foi improvisada por que Marilyn faltou o dia de gravação.






ADORÁVEL PECADORA (LET'S MAKE LOVE, 1960):
M.M estava esplendida neste filme onde ela faz uma atriz de teatro que se apaixona por um falso ator que vai investigar a peça onde estão fazendo criticas sobre sua vida. Marilyn e o astro do filme Ives Montand não esconderam de ninguém o caso que tiveram durante as filmagens. Ela mostra mais uma vez seu talento musical cantando algumas canções.











OS DESAJUSTADOS (THE MISFITS, 1961):
O ultimo filme de duas lendas do cinema: M.M. e Clark Gable - que, dizem, sofreu o infarte que o vitimou por causa dos problemas que Marilyn causou nas filmagens. A atriz faz o papel de Roslyn uma garota que esta sofrendo por causa do divorcio. Ela encontra dois amigos (Gable e outro mostro das telas Montgomery Clift) e resolvem viajar para esquecer os problemas. Filme um pouco triste e, ao mesmo tempo, poético que traz uma Marilyn soberba. O clímax da historia, onde os três discutem seu destino, é uma aula para muita gente por aí que se acha ator.






Nenhum comentário: