Páginas

domingo, 30 de março de 2014

AGORA É PRA VALER

COM O LANÇAMENTO DO ESPERADO MANGÁ NO BRASIL E  NOVA SERIE  TV NO SEGUNDO SEMESTRE NO JAPÃO, SAILOR MOON TEM O SEU RETORNO TRIUNFAL.


Para os seguidores do Badfish não é novidade nenhuma um post falando sobre "a volta de Sailor Moon". Isso ja foi noticia a algum tempo. Desde de 2012, ano que completou 20 anos (!), que Serena e sua amigas vem ensaindo um retorno. Se no japão a moda nunca passou (foram produzidas uma serie de tv live action e varias peças de teatro e musicais e relançamentos do mangá), aqui no Brasil as coisas foram um pouquinho diferentes.

Estreando na Rede Manchete em meados de 1996 o desenho conquistou a legião de fãs orfãos d'Os Cavaleiros do Zodiaco que ja davam sinais de desgaste depois de tanta reprise. Se Cavaleiros era para os meninos, Sailor Moon era para meninas, certo? Nem tanto, o anime também conquistou muitos marmanjos e se destacou na capa de varias revistas como Herói e Animax. Numa época em que poucos desfrutavam  da internet, a televisão era a unica alternativa. Infelizmente, na época somente a primeira temporada foi dublada e exibida no país. A versão brasileira adaptou termos usados na versão vinda do México por isso os nomes foram alterados e Usagui virou Serena, entre outras mudanças. No ano 2000 uma luz surgiu no túnel na época em que o Cartoon Network investia muito nas animações japonesas. Sailor Moon teve a exibição de suas fases restantes R, S, Super S e Stars em meio a criticas contra a dublagem que não escalou as atrizes que fizeram a hoje conhecida como fase Classic nos anos 1990.

No mundo todo a serie ficou num hiato que durou anos. A criadora Naoko Takeuchi barrou novas negociações de sua criação. Em 2012 criou-se uma nova expectativa para o retorno das guerreiras com o lançamento do desenho em DVD no país. Mas não foi bem do jeito que os fãs queriam. A distribuidora lançou alguns poucos capítulos da Fase S e ignorou cento e tantos capítulos anteriores. Muitos fãs boicotaram o lançamento e as vendas fracassaram. Uma nova negociação para o retorno da serie em alguma emissora de televisão também não foi para frente. Da parte da TV aberta, a cada vez menos interesse na exibição de desenhos, e a TV paga arrisca pouco.

Eis que no final de 2013 os órfãos de Sailor Moon foram surpreendidos com a noticia de que a editora JBC após 12 anos de negociação conseguiu os direitos de publicação do mangá que chegará as bancas no inicio de abril em 12 edições com mais de 200 paginas cada. O pouco do material visto garante uma publicação caprichada. Os apreciadores da serie já viam da boa noticia que seria produzida no japão um novo desenho que ira adaptar com fidelidade as historias em quadrinhos. Com estreia prevista para julho, Sailor Moon Crystal poderá ser acompanhado no mundo todo graças aos downloads da internet.

+
Para os brasileiros, Sailor Moon misturou dois generos inusitados que conquistaram fãs no mundo todo: super sentai com mangás femininos. A criadora da serie claramente se inspirou no seriado Estrela Fascinante Patrine para dar a vida as aventuras de Serena e suas amigas. Com baixo orçamento e cara de produção caseira, Patrine trazia uma heroina simpatica vivendo aventuras ingenuas ao lado de sua familia. Se hoje em dia a visual da produção chame a atençao por ser tosco, a simplicidade da série é que foi a chave de sucesso desta atração que tem um lugar cativo no coração dos seriados japoneses.

sábado, 29 de março de 2014

REDE BRASIL E SEU LOTE DE CLASSICOS

CANAL É FAMOSO NA INTERNET POR TRAZER UMA PROGRAMAÇÃO RECHEADA DE SERIES ANTIGAS.


No ar desde de 2007, a Rede Brasil de Televisão é uma grata surpresa no universo da televisão brasileira. Para os saudosos de plantão, a emissora abre espaço na sua grande para programas que marcaram a infancia de muita gente. Series e desenhos antigos são exibidas principalmente no horário nobre. O canal está presente em todas as operadoras de tv por assinatura.

Pela manha e parte da tarde o canal vende espaço para uma igreja evangelica. De segunda a sexta as 18h30 fãs de tokusatsu matam a saudade de seus heróis favoritos. São exibidos Flashman, Jiban, Ultraman, Changeman e Jiraya. Para quem curte os seriados japoneses, uma raridade vai ao ar sabados as 19h00: Ultraseven, o cultuado programa dos anos 1960 é exibido com a dublagem da epoca, o que para alguns pode ser incomodo graças ao audio com baixa qualidade. Mas isso é mero detalhe. 

A Rede Brasil (não confundir com a TV Brasil) ganhou o carinho dos saudosos de series americanas. Classicos absolutos dos anos 1960 são exibidos diaramente na grade, veja abaixo:

SEGUNDA
18H30 FLASHMAN
19H30 AGENTE 86
20H00 ZORRO
20H30 OS MOONKESS
21H00 KUNG FU
22H00 A SUPER MAQUINA
23H00 CHIPS
 
TERÇA
18H30 JIBAN
20H00 ZORRO
20H30 MR. MAGOO
21H00 TERRA DE GIGANTES
22H00 O HOMEM DE 6 MILHÕES DE DOLARES
 
QUARTA
18H30 ULTRAMAN
20H00 ZORRO
20H30 OS MOONKEES
21H00 TUNEL DO TEMPO
22H00 MACGYVER - PROFISSÃO PERIGO
23H00 A ILHA DA FANTASIA
 
QUINTA
18H30 JIRAYA
20H00 ZORRO
20H30 MR. MAGGO
21H00 JAMES WEST
22H00 A MULHER BIONICA
 
SEXTA
18H30 CHANGEMAN
20H00 ZORRO
20H30 OS MOOKEES
21H00 PERDIDOS NO ESPAÇO
22H00 MACGYVER - PROFISSÃO PERIGO
 
SABADO
19H00 ULTRASEVEN
20H00 ZORRO
20H30 OS FLINESTONES
21H00 BONANZA
 
DOMINGO
18H00 O INCRIVEL HULK
19H00  DANIEL BOONE
20H00 CINEMA ESPECIAL

domingo, 23 de março de 2014

O DIA QUE MUDOU A AMERICA

O canal TNT sai da mesmice e trás este mês a estreia exclusiva do super show que comemorou os 50 anos onde os Beatles se apresentaram pela primeira vez nos EUA no tradicional programa Ed Sullivan Show e conquistaram os americanos dando inicio a beatlemania.


O show é uma grande homenagem a banda inglesa e contou a presença de Paul McCartney e Ringo Star que assistiram performas de bandas e artistas como Maroon 5, John Legend, Alicia Keys, Eurytmics, Kathy Perry e muitos outros que cantaram hits e musicas não tao famosas dos Fab Four. As canções são apresentadas por famosos como Johnny Deep e Kate Beckinsale. A plateia, empolgada, tinha grandes personalidades como Tom Hanks e sua esposa Rita Wilson, muitos artistas e uma convidada bem especial, Yoko Ono e seu filho Sean.

Em meio as apresentações musicais, mini documentários contam biografias de Paul, Ringo, John Lennon e George Harrison e também os bastidores do Ed Sullivan (uma especie de Silvio Santos americano, só que surgido antes) onde o apresentador e a rede CBS jamais imaginariam o tumulto que os fãs fizeram em frente a emissora. Outro momento interessante foi quando David Letterman leva Paul e Ringo ao estúdio onde eles fizeram a lendária aparição e entraram para a historia mundial.

Os Beatles e, ao centro, o apresentador Ed Sullivan

NOTA 0 E NOTA 10

nota 10
para a Viacon que vai lançar no Brasil o canal Paramount

Dona do lendário estúdio de cinema Paramount Pictures, a Viacon anunciou durante o evento televisivo Rio Comet Market que vai lançar este ano o Canal Paramount. O diferencial deste para os outros canais a cabo é que o Paramount vai exibir apenas produções próprias da produtora como a sagas Indiana Jones, Transformers, O Poderoso Chefão, Sexta-feira 13, Jornada nas Estrelas, entre outros. Enquanto outros canais a cabo como TNT, Warner, Fox, Sony e AXN compram os mesmos pacotes de varias distribuidoras, promovendo, assim, o festival de reprises que é hoje a TV por assinatura. 


10


0



nota 0
para os canais a cabo que insistem que os brasileiros falam castelhano



Presente a mais de 20 anos nos lares brasileiros a TV paga tem seu altos e baixos. Alguns - dos muitos - baixos são que, canais onde a sede fica nos EUA, exibem muitas vezes as chamadas na sua programação onde legendas e anúncios são mostrados em espanhol, enquanto o locutor fala em português. Isso, quando algum filme, serie ou desenho não é exibido em espanhol! Tem o caso mais grave ainda do quase desconhecido canal I-Sat onde, nas chamadas, é possível ver o horário de exibição do programa no México, na Argentina e Uruguai... e não no Brasil! Esse tipo de coisa não devia ser permitida! 


domingo, 16 de março de 2014

A SEGUNDA TEMPORADA DE LINE OF DUTY

SÉRIE INGLESA  MOSTRA O TRABALHO DE POLICIAIS INVESTIGANDO POLICIAIS

Martin Compson, Keeley Hawes e Vicky McClure.

Uma das melhores series de 2013 esta de volta cheia de gás. Line of Duty (sem titulo em português, e já exibido no pais pelo canal + Globosat) volta com mais 6 episódios mostrando a corregedoria da policia investigando policiais desonestos. Um grande hit do canal BBC 2, o show foi uma das suas maiores audiências dos últimos anos O formato da série foi originalmente concebido como cada temporada focar num antagonista com perfil corrupto. Assim o publico conheceu Tony Gates (Lennie James) um policial acima de qualquer suspeita que se envolve numa espiral de mentiras e crimes.  AVISO DE SPOILER. Como o personagem principal morreu no final do primeiro ano, a decisão foi criar outro protagonista tambem sendo investigado pela corregedoria. FINAL DO SPOILER.  

Assim, a corregedoria investiga a suspeitissima detetive Lindsay Denton (Keeley Hawes, de Ashes to Ashes). A grande sacada de Mercurio foi fazer de Lindsay muito diferente de Gates. Enquanto o publico ia se envolvendo cada vez mais com os crimes que Gates praticava, Lindsay esconde todos os seus atos e o publico inglês se dividiu entre duvidar do caráter da detetive ou se ela é apenas vitimas das circunstancias. 
A moça atende uma ligação de outra detetive e elas acabam caindo numa cilada que custa a vida de dois policiais e deixa a beira da morte uma importante testemunha de um crime. Como a historia de Lindsay não bate muito, entra em cena os detetives da divisão anti-corrupção. Estão de volta os personagens da primeira temporada Steve Arnott (Martin Compson) e Kate Fleming (Vicky McClure) sob o comando de Ted Hasting (Adrian Dubar). Mais um jogo de gato e rato se inicia e Kate mais uma vez se infiltra como uma detetive para acompanhar de perto os passos de Lindsay.

Kate Flaming: a detetive esconde um segredo.

Assim como na temporada anterior, o foco da historia acaba caindo sob a detetive investigada e ela é cheia de mistérios e aparenta ter um temperamento violento e descontrolado, como visto na cena onde ela espanca uma vizinha por estar escutando musica alta. Quanto a Steve, o jovem detetive continua obcecado por seu trabalho, mas quando Lindsay diz a ele que ele devia caçar bandidos e não colegas, ele começa a relaxar mais. Hasting permanece como chefe que desconfia de tudo e todos e Kate guarda um segredo que tem a ver com o crime investigado. Mais um importante fator que diferencia esta temporada da anterior, é que este ano veremos mais os personagens fora da delegacia com suas vidas pessoais também complicadas.

Culpada ou Inocente?

Ja no primeiro episodio, pode se perceber que mais uma vez seremos surpreendidos  ao longo da temporada e a presença da sempre competente atriz Keeley Hawes deu mais estilo e classe a produção.  Mesmo a sua personagem lançando grandes duvidas nos telespectadores. O grande mistério da temporada é o que Lindsay tem a haver com o atentado visto no primeiro capitulo. O criador da serie ja adiantou que deixará muitas pontas soltas - apesar de resolver o mistério - será o sinal que teremos uma terceira temporada?  Esperamos que sim, pois a televisão precisa urgente de mais programas criativos e surpreendentes como Line of Duty.

Fora da delegacia, ele é beberrão e jogador de sinuca

domingo, 9 de março de 2014

OS DIAS DE KHAOE

A coluna Os Dias de Khaoe copia o Brasil e só começou agora depois do carnaval. É uma seção relativamente nova aqui no site onde eu escrevo cronicas do meu dia a dia de nerd.

Adquiri recentemente um item na minha coleção de trecos que eu já deveria ter comprado faz seculos. Um HD externo com 1 TB de memória. Ele abriu muito espaço na memoria do meu notebook que estava entupida de filmes e séries. Ajuda a economizar até uma grana pois estou usando pouco meu gravador de DVD. Essa memória preserva a qualidade de som original de um filme ou série, coisa que se perdia no DVD. Mais para frente vou adquirir outro.

Agora que o curso de logística voltou, assim como voltei de ferias no meu serviço, meu tempo para filmes e series diminuiu. Para fazer o aquecimento para o Oscar 2014 assisti alguns filmes que foram indicados. Gravidade, Álbum de Família, 12 Anos de Escravidão, Capitão Philips e Clube de Compras de Dallas foram os que assisti até o momento. A critica das produções serão postadas em breve. Mas já pode ler o de Gravidade e Álbum de Família. O que mais chama a atenção para os títulos é a diversidade de temas. Tres são inspirados em casos reais (12 anos, Capitão e Clube), um é uma adaptação teatral (Álbum de Família) e outro um produto original de um diretor com uma filmografia muito boa (Gravidade de Alfonso Cuaron). Tem para todos os gostos.

Sentados, da esquerda para direita: Lupita Ny'ongo, o diretor Steve Mcqueen, Michael Fassbender. Em pé Brad Pitt e Chiwitel Ejiofor. Elenco e produção de 12 Anos de Escravidão


No reino da TV, nunca que pensei que ia admitir isso. Mas, com um problema no ponto da TV por assinatura no meu quarto estou sem assistir televisão a duas semanas. E estou com crise de abstinência. O pessoal da GVT está enrolando bastante para vir aqui em casa. A  solução é a boa e velha internet e os downloads. Que quem inventou isso merece um beijo!

A serie Super Sentai do ano 2014 estreou no Japão. Reensha Sentai ToQger pega carona (desculpe o trocadilho) no sistema ferroviário do Japão (que é exemplar) e usa os trens como tema. A trama não é inovadora: cinco jovens são escolhidos para embarca numa fantastica aventura a bordo de uma locomotiva e ganham super poderes para lutar contra uma organização do mal. O visual dos heróis é simples, o elenco ainda não desperta simpatia e a historia ainda não empolga e a série tem o robô gigante mais esquisito dos últimos tempos. ToQger tem a tarefa de substituir Kyouruger a série que teve a ousadia de misturar o tema de dinossauros com samba! Kyouruger devolveu a alegria ao executivos da Bandai ao vender horrores de brinquedos no Japão. A série de 2013 já foi confirmada pela Saban para virar uma nova série Power Rangers.
Kyuoruger e o samba do japa doido para se transformarem.

Go Busters: Bem sucedido apenas para os fãs.

Mesmo após 20 anos, Power Rangers ainda dá o que falar. Esta circulando uma polemica na internet após o Cartoon Network anunciar que vai exibir as series dos Rangers em sua programação. Os seguidores do canal dizem que eles devem respeitar o seu nome e só exibir desenhos. Assunto que está dividindo opiniões. Outro assunto envolvendo os heróis coloridos foi a da declaração do showrruner do programa Amit Bhaumik que revelou em seu blog o motivo da não adaptação de Go Buster (o Sentai de 2012) em uma serie Power Ranger. Segundo o roteirista, Go Buster fugiu demais ao clichê das series Super Sentai. Em todos os aspectos, mas o principal seria os uniformes já que na serie original os collants são trocadas por trajes de couro que ficaram muito bonitas na tela. Go Buster, para quem assistiu, tinha um clima mais maduro e era mais semelhante a series metal heroes tipo Winspector do que um Sentai. O primeiro e mais claro motivo é a presença de apenas 3 heróis durante o seriado. Bhaumik não admitiu que Go Buster foi um fracasso no Japão e escreveu que, para produzir uma versão americana, muita grana ia ser gasta pois até o vilão da serie atua sozinho e tem seu rosto mostrado a todo momento. A Saban teria que refilmar mais material do que é normalmente feito. Go Buster ficará marcado como uma série que tentou inovar, mas sem sucesso.

O esquisito robo gigante de Toqger ja virou motivo de piada na net.

A impressa já aponta Em Família como fracassada. A trama de Manoel Carlos tem baixa audiência e não está se destacando. Os jornais caem em cima da produção e a escalação de seu elenco. Nunca uma trama de Maneco teve tanta repercussão negativa. Espero que o tempo prove que a ultima trama do escritor no formato telenovela venha a surpreender a todos.

Eu usei em família como justificativa para falar que amanhã, 10/03/2014, o canal Viva estreia a reprise da novela Historia de Amor. Clássica trama de Maneco a novela virou um sucesso absoluto em sua exibição original e na reprise (que conseguia fazer quase 40 pontos de audiência!!). Quem assistiu a trama estrelada por Regina Duarte sabe os motivos. A história foi bem escrita, bem dirigida e não teve barrigas. Cada capitulo era melhor que o outro. A Helena de Regina Duarte era simples, corajosa e muito guerreira. Ela tinha como rivais Paula (Carolina Ferraz), Sheila (Lilia Cabral) e a torcida do Flamengo contra sua relação com Carlos (José Mayer). A protagonista ainda aguentava os desaforos de sua filha Joyce (Carla Marins) que logo no inicio engravida do namorado irresponsável. Historia de Amor foi um folhetim simples, charmoso e irresistível. Pena que o Viva passa as novelas em horários bem ingratos. O Canal anunciou também a exibição de outro clássico Dancin' Days para abril.

Helena (Regina Duarte) e Carlos (José Mayer) em História de Amor



domingo, 2 de março de 2014

IMAGEM DA SEMANA


Esse será o filme que verei só por causa do elenco. Reunir os atuais reis da comedia da televisão Tina Fey (30 Rock), Rick Gervais (The Office) e Ty Burrel (Modern Family) ja vale o ingresso. Eles estão no elenco do novo filme dos Muppets (Muppets 2: Procurados e Amados) que, aparentemente, tem pouca ligação com o filme anterior considerando que Amy Adams e Jason Segel não estão presentes no elenco. Ainda participam Cristoph Waltz, Lady Gaga, Salma Hayek, Stanley Tucci, Danny Trejo, todos emprestando suas vozes. Canções composta por Adam Levine do Maroon 5 e jurado do popular programa The Voice. 

MÁS COMPANHIAS (ESPECIAL OSCAR 2014): GRAVIDADE

EUA, 2013.
DIREÇÃO: ALFONSO CUARON            
COM SANDRA BULLOCK,
GEORGE CLOONEY, ED HARRIS



Um dos filmes que mais se destacam este ano na entrega de prêmios Acadamy Awards (também conhecido como Oscar) é Gravidade. Simplesmente uma revolução tecnológica criada pelo diretor Alfonso Cuaron (de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban) o filme é tão improvável que pode ser resumido numa frase: uma tempestade de meteoros fazem um grupo de astronauta ficar a deriva no espaço, sendo que só uma cientista resiste e faz de tudo para voltar a Terra sã e salva. 

Sandra Bullock que, atravessando um período complicado em sua vida pessoal mergulhou de cabeça no trabalho fazendo este filme e também a bomba As Bem Armadas, faz a doutora Ryan uma cientista reclusa e durona que fica sozinha no espaço contando com o apoio do astronauta Matt (George Clooney) por um tempo. Só mesmo o desespero fazem os dois, tão diferentes entre si, se aliar a fazer de tudo para voltar para casa. 

Sandra: perdida no espaço

O enredo simples é pano de fundo para o espetáculo visual que é esta produção. Toda uma tecnologia foi criada por Cuaron para o publico sentir a mesma vertigem que a personagem de Sandra sente. A câmera jamais fica parada e ela segue a personagem de Bullock durante todo o tempo. Ora mostrando o seu ponto de vista, ora ao seu lado. George Clooney, carismático como sempre, faz uma pequena, mas marcante participação e o filme é todo de Sandra Bullock indicada merecidamente como melhor atriz. Ela só tem que concorrer com as elogiadas perfomances de Meryl Streep, Amy Adams e Cate Blanchett (a favorita). Um filme rapido, simples e maravilhoso que te deixa sem folego boa parte da projeção.

NOTA 10