Páginas

domingo, 14 de fevereiro de 2016

ADEUS A BOA ESPOSA


Uma das séries mais elogiadas da TV aberta americana acaba de ter seu fim oficialmente anunciado. A rede CBS decidiu cancelar The Good Wife após 7 anos no ar. Exibida no Brasil no canal Universal, a não renovação do seriado não pegou os fãs de surpresa devido algumas noticias que circulavam na internet ultimamente. 

A primeira se referia aos criadores e principais roteiristas Robert e Michelle King que não iriam participar da série caso ela fosse renovada para uma oitava temporada pela CBS já que o contrato deles expiraria. Não é um caso de briga uma vez que os dois vão criar uma nova série para o mesmo canal. Outra noticia atingiu em cheia os fãs da série. Foi dito que a protagonista Julianna Margulies se recusou a contracenar com a atriz Archie Panjabi que interpreta o papel de Kalinda um dos destaques da produção. Quando Archie anunciou sua saída do show toda uma historia criando um fim digno para Kalinda foi criada. Em sua ultima aparição Kalinda e Alicia (personagem de Julianna) deveriam se despedir tomando um drink. Como no últimos anos o clima entre Julianna e Archie estava tenso a tocante cena final de Kalinda foi filmada sem a presença das atrizes contracenando e a edição tratou de fazer com que as duas estivem ali no mesmo local. Trucagem da televisão. Essa noticia "queimou o filme" da série e, principalmente da atriz principal, já que é muito mais comum do que imaginamos atores que se detestam mas mesmo assim contracenam. Faltou profissionalismo.

A polemica cena feita com ajuda de computador e edição de câmeras


Mesmo com os bastidores conturbados, The Good Wife se despede com status de uma das melhores séries dramáticas produzidas na TV aberta. Para entender o contexto é necessário explicar o cenário da TV americana. Ha anos as grandes redes (CBS, NBC, ABC e Fox) veem perdendo a audiência para as inovadoras séries da TV a cabo (HBO e Showtime, principalmente) e plataformas digitais (Amazon, Netflix). Diferente da concorrência, a TV aberta tem que tomar muito cuidado com o que se coloca no ar (no quesito seriados) pois o prejuízo é muito grande. Por isso, as grandes redes não investem em novos formatos se prendendo a séries comuns (aquelas onde o protagonista interagem com o caso da semana e pronto), remakes (Havai 5.0) e spin offs (Lei e Ordem, NCIS, CSI).  Quando, The Good Wife surgiu em 2009 foi um frescor de criatividade.

As mulheres da série: sempre fortes, no centro de azul, a criadora


A trama era focada em Alicia uma dona de casa que é obrigada e dar a volta por cima após os escândalos provocados pelo marido. Passando por dificuldades e com dois filhos adolescentes, Alicia decide voltar a profissão que se formou e passa a advogar no escritório de um colega da faculdade chamado Will (Josh Charles). Nesse terreno, ela tem um pouco de dificuldade de se adaptar aos métodos as vezes pouco ortodoxos de Will e sua sócia Diane (Christine Baranski), conhece a investigadora Kalinda e vira rival de Cary (Matt Czuchry) um jovem que faz de tudo para subir de cargo no escritório. Durante 7 temporadas, Alicia deixa o nome da série de lado (a boa esposa) e passa a ser cada vez mais pratica e decisiva em seus casos, geralmente, sempre ganhando algum caso mesmo que o cliente não seja inocente.

Elenco da sétima temporada


Apesar de nunca ter sido um estouro na audiência, a série tinha o prestigio da critica e colecionava os principais prêmios. A própria trama foi se emoldurando e se transformando deixando de lado as historias de tribunais um pouco de lado e focando em politica. Os bastidores da politica e advogacia ganharam um foco inédito e, muitas vezes, surpreendente. Todos eram manipulados ou manipuladores. Outro destaque da série foram as participações especiais de atores como Michael J. Fox (fazendo um advogado que aproveitava de sua doença para se fazer de bonzinho), Stockard Channing, Dylan Baker, Amanda Peet, Mamie Gramer (filha de Meryl Streep), Matthew Perry e muitos outros que só ajudaram a contribuir com essa série que deixará saudades. 

Nenhum comentário: