Uma das novelas mais emblemáticas da historia da rede Globo ganha uma segunda reprise, desta vez de modo integral no canal pago Viva. Laços de Família de 2000 pode ser acompanhada de segunda a sábado as 23h45 com reprises as 13h30. Foi uma novela repleta de personagens fortes sabiamente criados pelo escritor Manoel Carlos que não deixou a bola cair ao longo de 209 capítulos. A trama foi certamente a ultima de Maneco a ter uma historia concisa, sem enrolações e protagonistas com dilemas que fizeram o publico se importar. Infelizmente, nas ultimas novelas do autor (Em Família, Viver a Vida e Paginas da Vida) o estilo clássico do autor de contar historias não cativou o publico.
Não custa lembrar a historia de Laços de Família : a bela medica Helena (Vera Fisher) acaba conhecendo o recém formado medico Edu (Reynaldo Gianecchini) e os dois se apaixonam. Só que a filha dela, Camila (Carolina Dierkeman) também se apaixona pelo moço e, junto a persistente tia de Edu, Alma (Marieta Severo), acaba conquistando ele. Helena abre a mão desse novo amor mas não fica muito tempo sozinha já que Miguel (Tony Ramos) um pacato pai solteiro é interessado por ela. Helena guarda um grande segredo que é a identidade do pai de Camila que vem a tona quando esta descobre ter leucemia e a unica salvação para garota seria um transplante de medula. Helena tem que engravidar do pai de Camila que é Pedro (José Mayer) pois a criança pode ser a doadora ideal. Mais uma vez, a médica abre a mão de um amor pela filha, mas desta vez para salvar a vida dela.
Da direita para esquerda: Helena e Miguel, Edu e Camila, Alma e Danilo e Iris e Pedro |
Assim como na novela anterior de Maneco, Por Amor (1997), o país entrou nas discussões promovidas pelo escritor seja aumentando o numero de doação de medula ou mesmo a partir do comportamento dos personagens. Alem dos personagens principais que foram mencionados acima também tiveram destaque Iris (Deborah Secco) a adolescente apaixonada por Pedro que atrapalha a vida de quem tenta se aproximar dele. A veterinária Cíntia (Helena Ranaldi) e seu dilema de resistir aos encantos do garanhão Pedro. Capitu (Giovana Antonneli) uma garota que tem que se prostituir para sustentar o filho e os pais. E o simpático casal Ivete (Soraia Ravenle) e Viriato (Zé Victor Castiel), ela melhor amiga e confidente de Helena e ele enfrentando seus próprios preconceitos devido a uma disfunção sexual.
Pedro de José Mayer: o garanhão da trama |
Esses e outros personagens tinham função clara na trama e ajudavam o escritor enquanto a trama principal fluía aos poucos. Alias, o grande temor da Globo era justamente que o câncer, uma doença tão famigerada, fosse assustar os telespectadores que poderiam achar tudo muito pesado. Mas foi outro tipo de câncer que abalou o inicio da trajetória de sucesso de Laços de Família. Contratado a peso de ouro pelo SBT, o programa do Ratinho era exibido ao mesmo tempo da novela global e a mistura de baixaria e exploração de misérias humanas tiravam muitos números de audiência da sofisticada cronica cotidiana de Maneco. Algumas soluções de emergência foram tomadas como o encurtamento da bela abertura ao som de Corcovado de Astrud Gilberto e Tom Jobim (por que a Globo muda a abertura de uma novela quando a audiência é baixa?), o avanço das tramas que estavam em banho maria (na verdade é o estilo de Maneco de criar empatia entre os personagens e publico para depois contar a historia) e é, claro, apimentando as cenas de amor entre Edu e Helena e Pedro e Cíntia.
A bela e indecisa Cíntia de Helena Ranaldi |
Uma das cenas mais emotivas da novela é quando Ciça conforta o pai pela perda do amor de Helena |
Algum tempo depois, com as tramas já avançadas foi inserida a doença de Camila e o temor da Globo não passou do susto. A doença da garota fez explodir a audiência da novela ao ponto do capitulo em que Carolina Dieckman raspa a cabeça por que Camila começou a fazer quimioterapia foi o programa mais assistido durante o ano 2000. Aí a novela já tinha caído nas graças do publico com direito a uma antológica capa na revista Veja explicando os motivos do sucesso da novela. Alguma polemicas externas foram aumentando o interesse pelo publico como o fato de uma igreja proibir a cena de um casamento por considerar que a trama continha elementos que condiziam com a moral e bons costumes e a decisão de uma vara civil do Rio de Janeiro que proibiu os atores menores de idade participassem das gravações devido ao conteúdo de violência e sexo transmitidas pela novela. Laços de Família também foi a primeira novela exibida as 21h00 por que a classificação etária da novela foi indicada para menores de 14 anos.
Motivos não faltam para acompanhar esta que é uma das melhores obras de Manoel Carlos um autor que soube como ninguém prender o publico nos laços de sua novela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário