Páginas

sábado, 8 de maio de 2010

A VOLTA DAS MEXICANAS


O Publico no Brasil é chegado num dramalhão mexicano. Nos anos 80 as novelas mais famosas foram as produzidas no méxico: lembramos com carinho de Carrossel e Rosa Selvagem e muitas outras que apareceram na programação do SBT. Todas produzidas pela Televisa, uma gigante e maior produtora de telenovelas mundial (estamos falando de quantidade e não qualidade, portanto, esqueça a Globo).
Conforme o tempo foi passando houve um desgaste com esse tipo de produção e as ultimas tramas exibidas pela emissora de Silvio Santos patinaram na audiencia (mas veja, por culpa da propria emissora que trocava de horario as novelas sem avisar, não criando um publico cativo). Se lembra de A Feia Mais Bela? Tinha reprise do capitulo anterior todo o dia e o capitulo inédito era exibido em seguida durante uma hora e meia!
O "fim do casamento" entre SBT e Televisa foi em 2008 quando a emissora não tinha mais interesse em exibir as tramas dubladas e começou a produção própria (que tambem não muito bem das pernas em termos de audiencia).
Mas, os fãs não ficaram muito tempo sem ver uma nova novela mexicana. No momento, 3 emissoras possuem contrato com a Televisa para exibir suas tramas:

CNT: nos anos 90 a empresa "roubou" do SBT os direitos de exibir o acervo da Televisa ao assinar um contrato milionario (chagavam a exibir 5 novelas por dia!). Com o desinteresse de Silvio Santos, a rede esta repetindo a parceria, mas de modo menos glamuroso. Ela possui o direito de exibir reprises (ja exibiu Manancial, Marimar e A Outra, grandes novelas, por sinal). E pode exibir novelas que a poderosa Record não irá adaptar: ja exibiram as fraquissimas Sonhos e Caramelos e Amanhã é para Sempre. Hoje exibem a novela produzida nos EUA Acorrentada e Paixão, uma produção interessante estrelada pelo galã Fernando Colunga.

RECORD: o contrato da Televisa com a emissora da Igreja Universal é semelhante a parceira entre o SBT. O canal irá adaptar tramas mexicanas para serem exibidas no novo horario de novelas as 19:00. O primeiro teste é Bela, a Feia, remake de Yo Soy Betty, la Fea, uma das novelas mais adaptadas, que ultimamente conquista uma audiencia boa para o canal. A próxima a ser refeita é Rebelde um grande sucesso de 2006.

SBT: A mulher do dono da emissora, Iris Abravanel, disse em 2008 que o publico cansou de novelas mexicanas, parece que vai ter que engulir a seco seu comentario, ja que seu marido autorizou a compra de As Tontas não Vão ao Céu, uma novela do estilo comedia romantica, que se não está sendo um estouro de audiencia, não fez feio, alem disso 3 co-produções irão voltar ao ar no mes de Julho: Canavial de Paixoes, Esmeralda e Perola Negra.

Nenhum comentário: