Lindas. Maravilhosas. Deusas. Muitos adjetivos são utilizados para descrever as mulheres que estão nessa lista. Graças a elas as pessoas do mundo inteiro se apaixonaram por cinema. Até hoje, ao vermos um filme de Marilyn, por exemplo, nem parece que tudo aquilo aconteceu de verdade.
Problematicas. Temperamentais. Divas. Desde do surgimento da impressa marrom (que publica fofoca envolvendo celebridades) suas vidas pessoais se tornaram tão interessantes quanto os filmes que faziam (quem ligava que a FOX quase entrou em falencia com os altos custos de Cleópatra, quando o mais interessante era o tórrido romance vivido entre Liz Taylor e Richard Burton?).
A seguir, a lista de 10 atrizes que deixaram sua marca na história mundial. Para sempre:
ELIZABETH TAYLOR (1932-2011):
Não eram só seus belissimos olhos azul-violeta ou sua espessa sobraçelha ou ainda um rosto angelical que chamava a atenção. A vida pessoal de Liz Taylor passou a concorrer diretamente com a bilheteria de seus filmes. Acontece que Taylor foi uma das primeiras atrizes que ultrapassou os periodos da infancia e adolescencia e vida adulta nas telas. As pessoas não engoliam que a doce menininha que fez o filme da Lassie se tornara uma mulher beberrona e que gostava de namorar muito. E casar tambem, foram 8 casamentos. Dois com Richard Burton que vivia uma relação de amor e ódio que fez a alegria da imprensa sensacionalista.
MELHOR MOMENTO: numa epoca onde beleza e glamour ditavam a regra (ainda hoje não é assim?) a atriz se despiu de preconceitos e de sua vaidade ao dar a vida a Marta uma mulher com o casamento em crise no drama Quem Tem Medo de Virginia Woolf?(1966).
RITA HAYWORTH (1918-1987):
Descendente de espanhóis e húngaros, Rita ou Margarita Carmen Casino, teve o total apoio dos pais para seguir a carreira artística. Foi numa despretensiosa apresentação no cabaré que trabalhava, que o chefe de elenco da FOX viu a moça transbordar sensualidade. Ficou ainda mais encantado quando viu que a jovem era muito tímida e que aquilo era um papel que ela representava. Não deu outra, a tímida Margarita foi contratada pelo estudio, se tornou Rita e resto é história...? não é bem assim. Ela penou muito para conseguir um papel de destaque até aparecer o drama Sangue e Areia(1941) na sua frente e daí sim o resto foi história.
MELHOR MOMENTO: O sugestivo striptease feito por Rita no drama noir Gilda (1948) levou a platéia ao delirio na epoca em que um simples beijo ardente já despertava emoções em quem via filmes.
MARLENE DIETRICH (1901/1992):
Marlene conquistou o coração de todos ao desdenhar do ditador Adolf Hitler que a convidou para fazer filmes pró-nazistas. Esse não dito pela atriz só a ajudou a conquistar o star system de Hollywood onde brilhou intensamente apartir da decada de 30. E ainda ditou moda ao ser a primeira mulher a usar calças compridas numa epoca em que as damas só usavam saias.
MELHOR MOMENTO: Não contente em dizer não a Hitler, Marlene ainda ia cantar e dançar para as tropas aliadas durante a segunda guerra e ainda voltou a cutucar a ferida do Fuhrer ao co-protagonizar Julgamento em Nuremberg (1961) um filme que condenava o holocausto.
BETTE DAVIS (1908-1989):
Bette era diva em todos os sentidos da palavra. Seu olhar esnobe somado a quantidade incrivel de personagens chatos e antipáticos que interpretou confundiu a cabeça de todos quando foi acusada de ser uma atriz dificil. Bette não era dificil, era exigente. Quando viu que estava sendo pouco aproveitada na Warner Bros., na decada de 30, rompeu o contrato com estudio antes do termino o que fez com que ela parasse numa corte, mas essa atitude só ajudou a fazer a fama de Bette subir cada vez mais conquistando o respeito de toda a categoria. Curiosamente foi na própria Warner que Davis fez o seu primeiro sucesso A Servidão Humana (1934) em que fazia o papel de Mildred uma mulher que repudiava o amor obsessivo do cocho Philip (eu li o livro e vi este filme, são ótimos, indicadissimos).
MELHOR MOMENTO: Em A Malvada (1950) Bette fez Margo uma decadente atriz de teatro que ve sua vida pessoal e profissional ser transformada num inferno com a chegada de Eve (Anne Baxter) uma jovem atriz que faz de tudo para tirar o lugar da atriz.
SOFIA LOREN (1934/-):
A bela italiana foi descoberta no set de filmagem pelo produtor Carlo Ponti que, alem de lhe oferecer uma carreira de atriz, se casou com a moça. Sofia se tornou famosa por se entregar de corpo e alma a qualquer papel que lhe oferece. Mesmo hoje, aos 77 anos lhe oferecem grandes papéis e continua muito bonita.
MELHOR MOMENTO: Sofia fez uma sofrida viuva que junto com a filha é estuprada por soldados no sensivel drama Duas Mulheres (1960) do diretor Vitorio de Sicca.
MARILYN MONROE (1926/1962):
"mulheres comportadas raramente fazem história". Esta foi uma das frases dita por Marilyn no seu auge. Já fiz um post sobre esta maravilhosa atriz. Os anos vão passar e ela continuará um eterno simbolo sexual. Uma pena que seus dramas pessoais encobriram suas interpretações que, hoje, são muito elogiadas. Marilyn era adepta do "método" da escola dramática de Lee Strasberg em que os atores são preparados para se sentirem no personagem e não fingir que são outra pessoa. Uma prova que mostra que ela queria ser vista como atriz séria.
MELHOR MOMENTO: Quanto mais Quente Melhor (1959) é considerado a melhor comédia ja feita que mostra Toni Curtis e Jack Lemon se transformando em duas garotas para fugir da máfia. Marilyn faz Sugar Kane outra garota que se junta ao bando arranjando confusões onde vão.
AUDREY HEPBURN (1929/1993):
Com seu corpo esbelto e elegância natural, Audrey chamou a atenção de Hollywood numa época em que as baixinhas comandavam o show. Mas uma diferença com suas colegas, era muito discreta e deixava sua vida pessoal longe dos holofotes.
MELHOR MOMENTO: Em Bonequinha de Luxo, Audrey fez uma acompanhante de executivos cujo unico sonho era se casar com um homem rico que a sustentasse.
GRETA GARBO (1905/1990):
De todas as atrizes dessa lista, Greta foi a mais reclusa. Em toda a sua carreira, deu apenas 14 entrevistas e de sua vida pessoal, pouco se sabia (existe um boato não confirmado até hoje que atriz era lésbica). Para livrar um pouco a fama de antepatica que carregava, a propaganda do filme Ninotchaka (1939) dizia "Garbo sorri" uma das poucas vezes em que a atriz fez um personagem simpatico.
MELHOR MOMENTO: Greta fez a frivola Kitty a garota interesseira que trai o marido e é severamente castigada por ele no filme O Véu Pintado (1934).
JEAN HARLOW (1911/1937):
Antes de Marilyn firmar seu nome no firmamento de estrelas de Hollywood, uma outra loura apareceu usando a sensualidade como arma para carreira: Jean Harlow. Alias, muitas outras coincidências surgem na carreira de ambas as atrizes. Alem de louras e sensuais, vieram de famílias humildes e para conseguir uma grana, pousaram nuas antes da fama. Toda a sensualidade que usava fez um importante funcionário da MGM se apaixonar pela moça, mas o cara era impotente e descontava toda a frustração na pobre atriz. Ela morreu de causas misteriosas aos 26 após um tumultuado dia de filmagens.
MELHOR MOMENTO: Jean brilhou na comedia romantica Mademoiselle Dinamite (1933) que fez nascer a expressão bombshell onde as atrizes exploravam toda a sua sensualidade.
BRIGITTE BARDOT (1934/-):
Algumas atrizes viram noticias simplesmente por que largam a carreira para viver a vida como sempre quiseram. Alem de Grace Kelly, que largou a carreira para casar com um príncipe, Brigitte Bardot deixou a carreira artística de lado para se dedicar as causas ambientais. Ela é defensora ferrenha dos animais e repudia publicamente modelos, atrizes e ricas que usam casacos, bolsas e sintos feitos com coros de animais.
MELHOR MOMENTO: No auge do movimento novelle vague Brigitte protagonizou ...E Deus Criou a Mulher (1956) onde ela fazia uma jovem com um desejo sexual a flor da pele. As cenas de nudez, escandalizaram a platéia da epoca.
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