Páginas

sábado, 24 de setembro de 2011

MEUS FILMES, MINHA VIDA: CURTINDO A VIDA ADOIDADO

CURTINDO A VIDA ADOIDADO (1986)




Como o próprio nome original do filme sugere (O Dia de Folga de Ferris Bueller) Ferris Bueller (Matthew Broderick) curtiu adoidado um dia de folga que tirou da escola (ou seja, ele gazetou!!) e nos fez sonhar, delirar, divertir e, acima de tudo, não esquecer dessa incrivel aventura.

O filme é todo simples, desde do seu roteiro, passando pela produção em sim. Por isso mesmo, é o classico absoluto que se tornou a cara dos anos 1980. Se voce não lembra o enredo, tudo bem, eu refresco sua memória: Ferris acordou um dia sem vontade alguma de ir para aula. Em suas palavras, temos que viver, por que nunca se sabe o dia de amanhã. Ele chama seu melhor amigo, o problemático Cameron (Alan Ruck), que não está nem um pouco afim de cair na aventura. Mas Ferris tem um jeito todo especial e convece o carrancudo jovem a tirar a Ferrari do seu pai da garagem, então eles vão atrás de Slone (Mia Sara), a namorada do garotão e vão viver loucamente aquele dia.

O que fez Ferris ser a cara de uma geração foi suas artimanhas para enganar os pais, a irmã e o diretor da escola (o impagavel ator Jeffrey Jones) e sua cara pau para mentir para todos que encontra pela frente. Tudo isso, claro, não seria possível sem a presença do carismático ator Mathew Broderick. Aliás, é difícil encontrar um filme com um elenco tao bem entrosado. Elogio também a estrutura narrativa da película que faz em certos momentos Ferris conversar com o espectador (desse jeito, ficamos ainda mais intimos do cara).

Curtindo a Vida Adoidado é o projeto da vida do diretor Jonh Hughes. Morto em 6 de Agosto de 2009, o cineasta possui outros clássicos no curriculum como O Clube dos Cinco (The Breakfest Club, 1985) e Esqueceram de Mim (Home Alone. 1990, do qual foi escritor). Esta e suas outras produções, fizeram parte de minha infância, juventude e também vida adulta, afinal, as vezes dá vontade de fazer como o Ferris, largar tudo e curtir a vida adoidado.


MELHOR MOMENTO: Esse é o tipo de filme que tem vários, como quando a Ferrari do pai de Cameron despenca da garagem e é destruída pela queda, ou as artimanhas tecnológicas dos anos 1980 que Ferris faz para dizer que está em casa doente. Mas nenhum outro momento se iguala quando ele se infiltra na parada da cidade de Chicago e empolga a todos cantando Twist and Shout dos Beatles. Inesquecível.



3 comentários:

Andréa disse...

Por isso que coloquei no toque do meu celular a música que aparece no final do filme! Quando você liga (o que nunca acontece) eu sei que é você! ;)

Khaoe Pacheco disse...

è mesmo? nunca imaginei isso!

Andréa disse...

Acho que você está com Alzheimer! :( Eu já comentei isso com você! E se não me engano, você não gostou! :(