Páginas

domingo, 6 de novembro de 2011

10 ANIMES MAIS LEGAIS

  O post mais visitado no Badfish até hoje foi este aqui http://badfish-fanzine.blogspot.com/2011/09/lista-20-desenhos-animados.html . Não é a toa, ja que os desenhos animados fazem parte da infancia de qualquer criança, seja ela rica ou pobre.  Propositalmente não inclui nenhum desenho japones por que queria fazer uma postagem só para eles. Polemicos, inovadores e irresistiveis. Pode-se usar muitas palavras para descrever os animes. Uma coisa é certa, eles ficaram no imaginario popular por muito tempo, como os desenhos da Disney para os americanos ou A Turma da Monica para os brasileiros. A  intensa e prolifica industria da animação japonesa começou a tomar forma a partir da decada de 1950, alguns anos após o fim da segunda guerra mundial onde os conflitos entre os americanos e japoneses estavam sendo superados (porem, não esquecidos). Os japoneses, como parte de um projeto do governo que fez o país se reerguer das cinzas da guerra atraves da cultura e educação do povo, se interessavam na cultura popular americana. Os desenhos animados entraram na dança e com a necessidade cada vez mais crescente de uma programação diferenciada na televisão, muitos desenhos foram produzidos, oriundos, principalmente, dos mangás. Até hoje, a industria é sustentada criativamente com adaptações de histórias em quadrinhos em 70%. Apesar de ter assistido quando criança, produções como Zillion e Patrulha Estrelar não vão entrar na lista abaixo e tambem classicos como A Princesa e o Cavaleiro e Speed Racer. Os primeiros, pelo fato de lembrar muito pouco e os ultimos por que não assisti. Segue abaixo, a minha lista dos 10 animes mais legais:

COWBOY BEBOP (1998):



Este é o mais diferente do gênero presente nesta lista. Muito dificil um anime superar a originalidade desta produção. Recheada com uma trilha sonara composta de jazz, blues e até bossa nova, o desenho conta a história dos tripulantes da nave Bebop. Caçadores de recompensas espacias, o casca grossa Spike, auxiliado pelo leal amigo Jet, pela interesseira Faye e pela garota Ed vagam pelo espaço em busca de grana e diversão.
PERSONAGEM COOL: Faye Valantine. Uma das poucas personagens femininas dentro dessa série, ela é mesquinha, interesseira e vive (tentando) passar a perna nos "amigos".






DRAGON BALL (1986):

Um classico arrasa-quarteirão que, onde é exibido, é sucesso garantido. Com impressionantes 508 episódios distribuidos por 3 fases, Dragon Ball conta a história de Goku, um pequeno alienigena de uma raça de conquistadores de planetas. Ao chegar na Terra ele bate a cabeça, perde a memória e passa a adorar nosso lar. Com uma primeira fase com muita luta marcial, a segunda parte (chamada de Z e é a mais famosa do desenho) é a uma eletrizante fase com muita intriga, porradas e um aumento de poder que deixa o herói o mais poderoso do universo. Mesmo após o fim oficial do programa, até hoje é um dos mais queridos pelos japones e uma maquina poderosa de fazer dinheiro.
PERSONAGEM COOL: Numa era onde heróis principais são coadjuvantes do seu próprio show, em Dragon Ball a figura mais legal é Goku que, mesmo crescendo e tendo filhos e netos durante a série, não deixa de ser um crianção sempre com sorriso no rosto e frases de incentivo












NEON GENESIS EVANGELION (1996):


Evangelion tem uma trama complicada, cheio de teorias que vão de relegiao a filosofia. Tudo com pano de fundo uma luta de robos gigantes contra mostros espaciais que invadiram a Terra. Jovens capacitados são escolhidos para pilotar os Evas (nome dos robos), entre eles o herói Shinji, o mais depressivo protagonista de todos os tempos. O garoto tem baixa alta estima, é timido e sofre com um pai ausente, mesmo estando na sala ao lado. Alias, são esses dilemas, mais proximos de nossa realidade, que fizeram Evangelion se tornar o cult que é até hoje.
PERSONAGEM COOL: Rei é a primeira piloto escolhida. Ela pouco fala, aparece com visual diferente a todo momento e o publico adora fazer teorias sobre sua origem e personalidade.




OS CAVALEIROS DO ZODIACO (1986):


Não é preciso muito para escrever sobre este aqui. Simplesmente se não fosse esse desenho, todo o mercado de desenhos e gibis japones não seriam o mesmo em nosso país. Foi um fenomeno sem precedentes que fez muitos passarem a admirar a cultura pop do Japão (inclusive eu). Apesar do enredo repetitivo, o anime possui personagens que nós odiamos amar como Shun. E o que dizer da melancolica melodia que toca todas as vezes que Hyoga lembra da mãe. E dos dramaticos combates de Shiryu. Não podemos esquecer o mais odiado protagonista que ja surgiu: Seiya. Que vence todas as batalhas e tem 3 (!) garotas apaixonadas por ele.  O anime teve um up no inicio dos anos 2000 com a produção da fase Hades e outros especiais, inclusive para o cinema.
PERSONAGEM COOL: Sempre gostei de Mu com aquela aura calma, sem se envolver muito e que se solta de vez na saga de Hades, usando golpes que nunca tinhamos visto.










RANMA 1/2 (1989):


Da para definir este anime como uma autentica comedia romântica. Repleta de situações maliciosas, com direito peitinhos aparecendo, o desenho conta a história de Ranma um garoto que é levado pelo pai a fontes amaldiçoadas na China e caiu numa delas. Agora, toda a vez que é molhado com aguá fria, se transforma em mulher, e gera muitas confusões. Ranma homem e mulher tem muitos admiradores que o fazem cair em muitas situações constrangedoras, eles e elas só tem um rival pela frente a forte e brava Akane que, esconde de todos, mas ama o azarado herói..
PERSONAGEM COOL: Shampoo é uma chineisinha que ama Ranma desde de pequena e também é noiva prometida do cara, assim como Akane. 







SAMURAI X (1996):


Vou confessar algo: Samurai X (prefiro seu nome original, Rurouni Kenshin) é meu desenho favorito de todos os tempos! Belo desenho de personagens, cenários, história e enredo. Arrisco-me a dizer que este é um caso raro do anime ser melhor que o mangá. A história do samurai sem destino Kenshin que, após um período matando pessoas em nome do governo, quer redenção, é repleta de figuras carismáticas (principalmente vilões). Em comemoração aos 15 anos da estreia do desenho, uma nova leva de produções foram anunciadas, entre eles um novo anime refazendo a parte mais famosa da saga e um filme para o cinema com atores de carne e osso. 
PERSONAGEM COOL: Kaoru é uma garota marrenta, boa lutadora e tem um coração de ouro. Este coração pertence a Kenshin. É comovente como ela ignora o passado de seu amado, que já foi casado, e se entrega ao amor de sua vida, ficando com ele até o final da vida de ambos.













SAILOR MOON (1992): 


A reencarnação da princesa da lua é uma estudante de 14 anos, loirinha, burrinha, preguiçosa e chorona. Mesmo assim, conquistou o coração de milhares de fãs no mundo todo. Sailor Moon tem duas receitas infalíveis em seu enredo: histórias de romance + super esquadrão de garotas lutando contra as forças do mal. Cheios de golpes, frases de efeito e vários detalhes disfarçados de potenciais produtos para se vender, o desenho é sucesso até hoje. É o mangá campeão de vendas nos EUA, está sendo relançado na Europa (em comemoração aos 20 anos de lançamento) e teve até uma série em live action que foi um pouco mais fiel aos quadrinhos, pero no mucho.
PERSONAGEM COOL: adoro todas as guerreiras, mas a que acho mais legal é a Lita, Sailor Jupiter. Durona, independente e a mais forte das Sailors.




SHURATO (1989):
                                      
Quando um anime faz um sucesso muito grande, naturalmente "cópias" surgem para aproveitar a onda do momento. Shurato pegou carona no sucesso de Os Cavaleiros do Zodíaco. Tudo estava ali cinco herois que vestiam armaduras e que lutavam por uma deusa. Mas a criação do desenho tomou um cuidado para que seus personagens tivesse mais alma, fossem mais carismáticos e que as histórias não fosse repetitivas (grande defeito dos Cavaleiros). O sucesso de Shurato só não foi maior por que o estudio que o produziu estava com dificuldades financeiras e muitos episódios foram muito mal animados.
PERSONAGEM COOL: Leiga é muito simpatico, prestativo, delicado, um pouco escandaloso e dá em cima do  Shurato. Tambem é um dos favoritos dos fãs.





TENCHI MUYO (1996):


Animes sobre um garoto perdedor que tem muitas meninas correndo atrás dele é comum no Japão. Mas Tenchi Muyo é especial por ser o primeiro a ser lançado aqui. Cheio de malicias e piadas de duplo sentido, o desenho foi exibido junto com Dragon Ball Z na Band e se destacou por trazer um enredo um pouco mais maduro (principalmente na segunda parte, Tenchi in Tókio). Destaco também a dublagem brasileira feita na Herbert Richers, no Rio, pegando muitos de surpresa (era comum esse tipo de produção receber a versão brasileira em São Paulo), o que fez que varias vozes que estávamos acostumados a escutar nos filmes, estivessem presentes no desenho.
PERSONAGEM COOL: Ryoko a louca apaixonada pirata espacial é escandalosa e faz tudo por seu amado. Inesquecível o episódio onde ela diz a todos que estava gravida de Tenchi!







YU YU HAKUSHO (1994):



As aventuras do detetive espiritual Yusuke Urameshi conquistou a todos quando a febre dos Cavaleiros estava diminuindo. A estrutura da narrativa das séries é parecida. Mas Yu Yu não se deixa cair no lugar comum e nos entrega uma aventura cheio de lutas, personagens carismáticos e uma ótima animação. Não da pra não citar a dublagem brasileira, realizada nos estúdios Audionews no Rio de Janeiro, onde se teve muitas adaptações e o uso, sem medo, de expressões do nosso país. 
PERSONAGEM COOL: Koema é um baixinho boca dura e comanda a maioria das aventuras de Yusuke e seus amigos. Um personagem que nos faz rir todas as vezes em que aparece.



Nenhum comentário: