Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

DESCANSE EM PAZ: BARRADOS NO BAILE



No inicio dos anos noventa, o produtor Aaron Spelling precisava se reinventar. Co-criador de hits dos anos setenta como Justiça em Dobro, Casal 20 e As Panteras, ele via o seu reinado na televisão ser dominado pelas séries policiais que a cada dia tomava conta da programação da TV americana. Com o constante crescimento do canal FOX, que queria brigar de frente na audiencia com as redes ABC, CBS e NBC, eles decidiram chamar Spelling para apresentar um novo projeto de seriado. Considerado antiquado pelos executivos e anunciantes, o produtor resolveu investir nos adolescentes e criou o conceito da série Barrados no Baile (Beverly Hills, 90210). Até então, os jovens eram tratados como os rebeldes sem causa ou engraçadinhos. Em Barrados, eles tinham voz e vez.


Mas o começo não foi essa maravilha toda. Como a FOX apostava alto nessa nova produção, Spelling se via pressionado a apresentar um produto de primeira. Mas o projeto quase não viu a luz do dia, pois todo o elenco estava escalado a não ser os protagonistas gemeos Brandon e Brenda. Tori Spelling, filha de Aaron e recem escalada para o papel de Donna (ela passou no teste por que trocou de nome) mostrou dois jovens atores que estavam despontando na epoca: Shannen Doherty e Jason Priestly. Shannen era veterana na televisão e Jason tinha saido do elenco de uma série cancelada. Os dois agradaram os produtores e, em uma semana, começaram a gravar. Assim começou a história da familha Walsh que chega do interior da América num lugar cheio de gente rica e famosa.





O conceito do programa era sobre os valores familiares que Cindy (Carol Poter) e Jim (James Eceklhouse) passavam para os filhos gemeos Brandon  e Brenda. Os dois jovens vão estudar na West Beverly High Scool onde conhecem estudantes podres de ricos. A patricinha Kelly (Jennie Garth) e sua amiga Donna (Tori Spelling) se tornam rapidamente amigas de Brenda. A esforçada bolsista Andrea (Gabrielle Carteries) e o popular Steve (Ian Zering) ficam próximos de Brandon. Eles conhecem também David (Brian Austen Green), um garotão que só queria zoar. Fora do colégio, essa galera se encontra no Peach-Peach, onde Brandon trabalha por um tempo ajudando o dono Nat (Joe E. Tata).


No dia 19 de Outubro de 1990 foi ao ar o episodio piloto que teve uma audiência aquém do esperado. A impressa culpava o horário de exibição competindo direto com a sensação de época Cheers. Também foi citado que as historias, personagens e situações eram um pouco bobas, superficiais e sem emoção. Então, um novo personagem foi criado. Dylan (Luke Perry) era o rebelde, muito inspirado no ator James Dean e que começou a arrancar suspiros das meninas da escola. Mas nem apimentado um pouco as histórias com a entrada do novo personagem adiantou para subir a audiência do programa. Nos bastidores, os atores apostavam quantas semanas de trabalho ainda teriam antes da FOX cancelar o programa. Uma ultima cartada foi usada quando os produtores contrataram um publicitário que trabalhou a imagem dos atores e seus personagens. Funcionou. De um começo enfadonho, no final da primeira temporada, a audiência subiu em 28 %. Um nova leva de episódios foram encomendados - chamados de temporada de verão - e num instante a série se tornou mania. 


Aqui no Brasil, a Globo começou a exibir Barrados nos domingos quando a emissora tinha tradição de exibir séries americanas neste dia. Foi um sucesso sem precedentes. A mistura de problemas adolescentes, musicas descoladas e atores bonitos fizera milhares de jovens pelo mundo se identificar. Enquanto a mania ia aumentando, o trabalho também. Os atores chegavam a gravar de segunda a sábado até altas horas. O sucesso tem seu preço. Com as três primeiras temporadas muito bem recebidas pelo publico, parecia que nada iria abalar as estruturas da galera de Berverly Hills. Mas nos bastidores, a coisa não era assim tão fácil. Com uma paquera aqui e outra ali (até hoje não foi confirmada a fofoca que Shannen e Jason namoraram) os atores começaram a ter problemas de relacionamento. Shannen Dorherty se revelou a verdadeira garota problema, assim como sua Brenda. Ela faltava, chegava atrasada, não decorava os textos e brigava com Jennie para vestir a roupa mais bonita do que a colega. A situação ficou foram de controle e na quarta temporada, Aaron Spelling tomou uma decisão arriscada: despediu a garota problema. 


Para alivio dos produtores, a audiência continuou alta, mesmo com a entrada de novos personagens Valerie (Thiffany Amber Thilsen), que tomou as vezes de vilã e Clare (Katheleen Robertson). Algum tempo depois, alguns velhos amigos iam se despedindo. Na quinta temporada já não tinha a presença de Andrea e dos pais de Brandon e Dylan. o sucesso continuou por um tempo. Mas a série começou a ter sinais de desgaste nos seus roteiros e as situações apresentadas beiravam para o novelesco. Barrados e sua "irmã" Melrose se tornaram verdadeiras novelas de luxo. 


Mesmo assim, a atração durou 10 temporadas no ar e, do elenco original, apenas ficaram Kelly, David, Donna e Steve. Dylan não conta, afinal, o ator Luke Perry saiu por um tempo. Os protagonistas, a família Walsh, nem deram as caras no episodio final que mostrou o casamento de Donna e David. O sucesso do seriado abriu as portas para os dramas teens que provaram ser também tão rentáveis quanto os dramas adultos, alem de ter criado um spin off, Melrose Place, e uma continuação no ano 2009 chamada 90210 (lê se naine ou tchu ou nou) em que as personagens Kelly e Brenda são conselheiras da escola e também Donna aparece para dar um oi. Quem imaginou que o reencontro das atrizes Shannen e Jennie seria explosivo como nos velhos tempos (elas chagaram até a se esbofetar nas gravações da série original) se enganou. As duas se trataram com velhas amigas que a muito não se viam. Prova de que tudo, afinal, foi coisa de adolescente.



Nenhum comentário: