Páginas

domingo, 17 de junho de 2012

DESCANSE EM PAZ: BATMAN


Imagine que daqui a três meses, se comemorará 20 anos da estreia de Batman - A Série Animada (tambem conhecida como O Novo Batman). O programa fez o seu debut na TV americana em 5 de Setembro de 1992, no horário nobre. Ao ver as primeiras imagens logo se percebe que não se trata de qualquer animação. Batman tem o seu visual todo dark, com estilo retrô e, sem duvida alguma, era feito para o publico adulto. Não é a toa que cenas de tiroteio, sequestros, espancamentos e torturas eram desfiladas na tela. Claro, tudo sem sangue algum já que, acima de tudo, ainda estamos falando de desenho animado e muito criança devia estar assistindo.

 O desenho reconta as primeiras aventuras do homem morcego em Gothan City, numa época em que ele assustava a população tanto quanto os bandidos. O primeiros episódios eram dedicados a recontar a origem de alguns vilões mais famosos dos quadrinhos em roteiros acima da média para um desenho. A ousadia dos produtores foi tamanha que os caras fizeram um episodio só em preto e branco e outro falado em japonês com legenda em inglês (o publico americano odeia ler legendas). Co-criado por Eric Ramdoski, Alan Burnnet e Bruce Timm Batman A Série Animada foi criada no rastro do sucesso dos filmes Batman e Batman - O Retorno, que mesmo tendo os seus defeitos, foram um arrasa quarteirão nas bilheterias no inicio dos anos 1990. Metade da equipe da animação teve o pessoal que trabalhava em Tiny Toon em seu staff e a principal influencia na criação do visual noir é o desenho criado pelo famoso estúdio Fleischer que fez uma arrojada serie do Superman na década de 1940. As cores sombrias e escuras, as histórias de mistério e suspense foram a grande inspiração para Burnett e Timm nos presentearem com essa joia rara.

                                       As cores escuras foram o diferencial da serie.


Aqui no Brasil, o desenho foi comprado pelo SBT estreando aos domingos antes do programa do Silvio Santos. Talvez devido ao seu conteúdo um pouco mais maduro do que se apresentava numa animação comum, a audiência não correspondeu a expectativa da emissora que queria se aproveitar da batmania que existia graças aos filmes. Seus 65 episódios produzidos para primeira temporada foram exibidas no programa Casa da Angelica, então recém-contratada pela emissora. Fez um sucesso razoável. Se aqui a carreira do programa foi cheia de contratempos (em parte graças ao próprio SBT que trocou a atração de horário varias vezes), nos EUA a série colecionou boas criticas e vários prêmios. O primeiro foi dado ao surpreendente episodio Coração de Gelo (Ice Heart) que conta a trágica historia do vilão Sr. Frio. e sua esposa Nora. Um capitulo triste, melancólico e espetacular.


Se já não fosse uma serie excelente, Batman a Série Animada ainda fez o favor de contribuir com a criação do universo animado da DC Comics que nos presenteou com a criação dos desenhos Superman e Liga da Justiça, entre outros. Essa divisão da Warner Bros se tornou especialista em produzir desenhos com conteúdo adulto. Se a Marvel Comics esta dominando nos cinemas, a DC manda muito bem na TV.


+


Esse foi um detalhe que contribuiu para que  O Novo Batman fosse uma animação perfeita: a dublagem brasileira. Feita nos estúdios Herbert Richers no Rio o elenco contou com o talentoso Marcio Seixas no papel principal. Marcio contou em varias entrevistas que teve alguns problemas na garganta devido a voz mais grave que tinha que fazer para o cavaleiro das trevas, mas foi um trabalho que o emocionou diversas vezes e que teve bastante orgulho em faze-lo. O homem tem uma voz poderosa mesmo e até hoje empresta o seu talento nas animações produzidas para DVD. Ainda tivemos o falecido Darcy Pedrosa (voz de Jack Nicholson) como Coringa, Isaac Bardaavid (Wolverine) como Comissário Gordon, Marlene Costa (professora Helena em Carrossel) fazendo uma voz sensual para Mulher-Gato e muitos outros talentos da dublagem nacional que, ou estão mortos, ou estão trabalhado pouco por que a maioria das produções estão sendo dubladas (e mal, diga-se de passagem) em São Paulo.



Nenhum comentário: