Páginas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

MEUS FILMES, MINHA VIDA: EDWARD MÃOS DE TESOURA

 EDWARD MÃOS DE TESOURA (1990):





Filmes sobre sujeitos disfuncionais, incomuns, com dons especiais que são discriminados pela sociedade existem aos montes. Mas este aqui é de Tim Burton, o cineasta mais inventivo de hollywood. Com uma cinebiografia impar, recheada de títulos estranhos, mas muito legais, Burton nos apresentou no inicio dos anos 1990 o carismático Johnny Depp como Edward, o garoto com tesouras no lugar das mãos que chama a tenção de uma pequena cidade. O diretor ainda respirava o sucesso com o fenômeno Batman em 1989 quando teve a ideia deste inusitado projeto. Ao lado da roteirista Carol Thompson criou este conto sensível que lembra muito um conto de fadas.

Em Edward Mãos de Tesoura temos Pegg (Diane Wiest) uma vendedora de cosmesticos ignorada por toda a vizinhança. Numa tarde ela tem a ideia de ir num casarão que mais lembra um castelo e lá encontra um jovem estranho com tesouras no lugar das mãos. percebendo a inocência dele, Pegg o leva para sua casa onde encanta toda a sua familia e vizinhos, onde começa a fazer serviços de jardinagem e de cortes de cabelo. Tudo muda com  chegada de Kim (Winona Ryder, então namorada de Depp) uma adolescente chata que se assusta com a aparência de Edward. Mas o garoto se encanta por ela, que namora um rapaz tão marrento quanto ela chamado Jim (Anthony Michael Hall, de O Clube dos Cinco).



A atmosfera do filme é tipica dos filmes de Tim Burton recheada de personagens pitorescos, uma fotografia sombria e uma direção de arte gótica e impecável. Ele e Depp criaram um sujeito que sofre bullying quase todo o filme na qual a plateia simpatiza logo de cara. Alias, a interpretação de Depp é sensacional, dificilmente outro ator faria igual. O ator é criador de tipos sem igual e o Edward seja provavelmente o melhor personagem de sua filmografia, e olha que ele estava no inicio de carreira. A dupla ainda nos presenteou com Willy Wonka em A Fantastica Fabrica de Chocolate e novo Sombras da Noite que estreará nos cinemas este mês. Os dois ainda convidaram o veterano ator de filmes de terror Vincet Price no papel do inventor de Edward.

Mesmo sendo exibido inúmeras vezes, nunca canso de ver esse filme, talvez por me identificar com Edward. Mas hoje em dia é mais para lado tecnico por causa da fotografia, cenografia, maquiagem, etc. Não adianta é todo o conjunto. Este é um filme perfeito, sem igual.

MELHOR MOMENTO: Assim que percebe que Jim só faz mal a ela, Kim acaba descobrindo que nutre um sentimento especial por Edward. Ela vai atrás dele e o encontra tesourando e esculpindo um bloco gigante de gelo o que faz uma especie de neve. Um momento tão sensível e encantador.



Nenhum comentário: