OS 20 ANOS DA SÉRIE O NOVO BATMAN TAMBEM MARCA A ESTREIA DO UNIVERSO ANIMADO DA DC COMICS
Setembro de 2012 se comemorou os 20 anos da estreia da serie Batman - The Animated Series que, quando começou a ser transmitido no Brasil via SBT ganhou o nome de
O Novo Batman. O desenho ganhou luz verde da Warner Animation - que na epoca sofria um surto de criatividade produzindo Tiny Toon e Animaniacs - graças a batmania que surgiu devido a exito dos filmes Batman e Batman - O Retorno.
Este desenho chamou a atenção da midia especializada e de fãs por promover as mais bem feitas estorias produzidas para o homem morcego fora dos quadrinhos. Seu sucesso foi tamanho que a Warner decidiu criar nos desenhos animados o que existe nos gibis, então, surgiu o Universo Animado DC a contra parte em celulóide do Universo DC dos quadrinhos. Este universo é o lugar onde os vários personagens da editora co-existem. Nos desenhos, ocorre o mesmo, a diferença é que apenas uma série é exibida por vez, nos gibis, varias revistas são publicadas de diversos personagens. Para melhor entendimento, abaixo um guia das séries em ordem de exibição e por que elas são tão elogiadas pela critica. Observação: os títulos estão conforme os desenhos foram chamados na dublagem.
O NOVO BATMAN (BATMAN - THE ANIMATED SERIES - 1992)
Todo o fã do cavaleiro das trevas concorda que este desenho não é menos do que espetacular. Ele tem uma animação acima da media para uma produção televisiva, a trilha sonora sensacional e histórias sem igual. É mostrado a origem de cada vilão com pequenas diferenças dos gibis, mas totalmente compreensível. Personagens antes considerados de terceiro escalão ganharam origens e histórias soberbas e premiadas, como foi o caso do Sr. Gelo com
"Coração de Gelo", um pequeno conto que emociona, assim como
"Cuidado com o Fantasma Cinzento" que arrancou lagrimas do dublador de Batman, Marcio Seixas. Falando em dublagem, outro detalhe que chamou a atenção nesta animação foi a excelente versão brasileira feita na Herbert Richers, com os melhores do ramo na época. Este desenho será difícil ser superado.
SUPER-HOMEM (SUPERMAN - THE ANIMATED SERIES - 1996)
O primeiro super herói dos quadrinhos também é o mais complexo para ser adaptado para animação. Assim dizia Paul Dini, Bruce Timm e Alan Burnet os criadores do Universo DC Animado. Afinal, como criar novas e interessantes historias ao personagem que pode fazer tudo? Esse foi o grande desafio da equipe que entregou uma série boa, que empolga em alguns capítulos, mas derrapa em outros. Enquanto que a serie anterior era marcada por tons e cores sinistras e sombrias, em Superman temos tudo claro, limpo e sóbrio. Na verdade, nos gibis sempre foi assim, Metropolis e Gothan City muito diferentes uma da outra assim como Superman e Batman.
Os especialistas dizem que, Batman sempre foi mais interessante do que Superman por causa da galeria de vilões bizarros e mais carismáticos. Superman tinha só... Lex Luthor? Bem, não por aí, temos outros personagens, mas Lex está presente nos bastidores orquestrando contra seu inimigo. Também temos Lois Lane, Perry White e Jimmy Olsen. Os produtores deram um ar meio
no air ao desenho e o Superman aparecia quando necessário, o foco da animação sempre foi a figura de Clark Kent. Um dos exemplos é o episodio
"Finado Sr. Kent", onde Clark narra em off uma tentativa de um vilão de acabar com o Superman. Este desenho é uma interessante visão de um personagem que sobrevive na cultura mundial a mais de 70 de anos.
BATMAN DO FUTURO (BATMAN BEYOND - 1999)
Esta animação criou polemica na época de seu lançamento. Ao invés da Warner apostar em outros dos muitos heróis da DC, criou-se um novo...Batman! Quem veste a capa e o capuz do personagem é o jovem Terry sempre aconselhando por um idoso Bruce Wayne. Esta serie teve um relativo sucesso entre os fãs, gerou um outro desenho chamado
Projeto Zeta e também teve um especial para DVD chamado
O Retorno do Coringa, que foi o mais violento desenho lançado nos EUA, sendo retirado das lojas e locadoras americanas. Uma versão com cortes e outra versão do diretor foram lançadas, desta vez com as classificações etárias indicadas na capa.
Particularmente acho este desenho fraco, mas lança uma nova visão do mito do homem morcego.
SUPER SHOCK (STATIC SHOCK- 2000)
Durante os anos 1990 a DC Comics tinha uma divisão chamada Milestone que tinha autores e artistas negros contando histórias protagonizadas por personagens negros da editora. Um dos destaques era o roteirista Dwayne McDuffie - morto a quase dois anos - que co-criou o Super Shock um garoto com super poderes elétricos. Dentre todas as animações produzidas, Super Shock é o que mais fez sucesso entre as crianças, pois era direcionado para elas.
LIGA DA JUSTIÇA (JUSTICE LEAGUE - 2001)
Para quem pensava que este desenho seria uma reinvenção do clássico dos anos 1980
Superamigos, se enganou. Liga da Justiça trás algumas das mais famosas histórias em quadrinhos adaptadas para o desenho animado. Ainda que no começo, os fãs chiaram da decisão da produção de não colocar o Lanterna Verde Hal Jordam no elenco, este desenho conseguiu se consagrar como um dos melhores envolvendo uma super equipe de heróis. Não era por menos, reunir Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Ajax e Flash vivendo altas aventuras era o privilegio de pouco. Ainda a equipe de produção apresentou a uma nova geração o Lanterna Verde Jonh Stewart e a Mulher Gavião, que consegue ser tão casca dura quanto a Mulher-Maravilha que, alias, roubava a cena toda a vez que parecia. Para desenvolver melhor o enredo e aproveitar o máximo de cada personagem, o desenho tinha uma estrutura de um episodio ser dividido em duas ou três partes.
LIGA DA JUSTIÇA SEM LIMITES (JUSTICE LEAGUE UNLIMETED - 2004)
Considerada o auge das animações da DC, Liga da Justiça Sem Limites compete lado a lado com Batman de melhor desenho já feito a partir dos gibis. O tom é levemente diferente da série anterior. São histórias fechadas que, juntas ao final da temporada, formam uma pequena saga. Outro detalhe é que o panteão de super herois da DC aparece e cada um tem seus minutinhos de fama. Apesar dos sete grandes estarem por perto, quem chama a atenção é o Arqueiro Verde, Canario Negro, Aquaman, Supergirl, Gavião Negro e o Capitão Marvel - este, infelizmente, só apareceu uma vez.
O tom neste desenho é mais adulto também, com histórias mais violentas, um triangulo amoroso que da o que falar, e até um palavrão (vadia) dito num episódio que provou que este não era um desenho para crianças.
A MORTE DO SUPERMAN (SUPERMAN DOONSDAY - 2007)
Após o fim de Liga da Justiça Sem Limites, Bruce Timm e sua equipe não tiveram férias, eles decidiram adaptar grandes e significativas sagas dos gibis para especiais produzidos exclusivamente para DVD/Blu-ray. O primeiro desta leva é A Morte do Superman. Publicado nos anos 1990, esta estória ficou famosa a época com direito até a reportagens nos principais telejornais do mundo, já que a DC estava matando um verdadeiro ícone. O tempo ajudou a provar que tudo não passou de uma arriscada jogada de marketing que a elevou as vendas dos gibis.
Se os desenhos para TV já eram violentos, aqui a produção rasga o verbo e nos entrega uma produção mais madura que a outra. O embate entre o Superman e Apocalispe é um show de porradas que dura quase dez minutos.
LIGA DA JUSTIÇA: A NOVA FRONTEIRA (JUSTICE LEAGUE: THE NEW FRONTIER - 2008):
Com visual levemente diferente da série de TV, este especial trouxe o time dos sonhos que os fãs queriam ver, com a participação ativa do Lanterna Verde Hal Jordan. Baseado na ótima mini serie
DC A Nova Fronteira, a história narra um paralelo entre o surgimento dos super heróis com a década de 1960 que os EUA viviam um período próspero até o assassinato do presidente Kennedy. A trama também ousou a trazer um suicídio logo na primeira cena e a participação de vários heróis da DC com o uniforme original da primeira aparição nos quadrinhos de cada um.
MULHER MARAVILHA (WONDER WOMAN - 2009)
Se tem uma personagem que merecia ganhar uma serie própria essa é a Mulher Maravilha. A prova disso é esta produção estrelada pela personagem que conta sua origem. Todo o carisma dela é mostrado de um jeito inédito. Aqui, Diana é uma guerreira no verdadeiro sentido da palavra batendo de frente com os inimigos em cenas violentas, numa historia bem contada e conduzida.
LANTERNA VERDE - PRIMEIRO VOO (GREEN LANTERN - FIRST FLIGHT - 2010)
A origem de Hal Jordan como Lanterna Verde é contado neste especial que tem um roteiro empolgante e emocionante que, dizem, o filme feito para o cinema de 2012 deveria ter se espelhado antes de fazer aquela aventura mais ou menos.
SUPERMAN/BATMAN: INIMIGOS PUBLICOS (SUPERMAN/BATMAN: PUBLIC ENIMES - 2010):
Adaptação fiel da historia original, neste filme Lex Luthor é o presidente dos EUA e faz com que seu arqui inimigo Superman e Batman seja considerados criminosos. Ele também faz toda a população acreditar que um meteoro que se aproxima do planeta é atraído pelo homem de aço. A trama foi contada as pressas e parece meio confusa no final, mas vale pela união dos mais queridos personagens da DC.
LIGA DA JUSTIÇA: CRISE NAS DUAS TERRAS (JUSTICE LEAGUE : CRISIS ON TWO EARTHS, 2010):
A super equipe enfrenta mais uma incrível missão envolvendo um universo paralelo onde seus duplos possuem a personalidade bem diferente do que estamos acostumados. O roteiro adaptada várias histórias em quadrinhos antigas e o titulo é uma homenagem a vários títulos de mini série que a DC intitulou de Crise.
BATMAN CONTRA O CAPUZ VERMELHO (BATMAN - UNDER THE RED HOOD - 2010)
A sequencia inicial é violentíssima e reproduz uma cena clássica dos gibis onde Robin é espancado covardemente. De todas produções, essa é a que possui o roteiro mais maduro e complexo.
SUPERMAN/BATMAN: APOCALIPSE (IDEM - 2010)
Os grandes companheiros ficam divididos quando Supergirl aparece na Terra e o Superman morre de amores pela prima. O homem morcego, sempre, fica com o pé atras. Esta história é continuação direta do longa
Inimigos Publicos, mas com uma história mais elaborada.
GRANDES ASTROS SUPERMAN (ALL STAR SUPERMAN - 2011)
Outra adaptação fiel do gibi original, até mesmo no visual. Nesta historia emocionante, Superman está morrendo e Lex Luthor aproveita da situação para tentar de vez deter o homem de aço. Apesar das sequencias de ação bem feitas, este longa explora melhor a relação entre Lois Lane e Superman, que revela a reporter a sua identidade secreta de Clark Kent.
BATMAN: ANO UM (BATMAN: YEAR ONE - 2011)
Uma das mais famosas histórias do homem morcego é adaptada de modo fiel. Temos as primeiras aventuras de Batman como o protetor de Gothan City, quando gerava desconfiança de todos. O grande destaque deste longa animado é a participação ativa de James Gordon, quando ainda não era comissario envolvido numa trama de traições e corrupção policial.
SUPERMAN CONTRA ELITE (SUPERMAN VS ELITE, 2011)
Poderosos seres que se chamam de heróis invadem a cidade e instauram uma nova lei. Impressa e população acham que os métodos do Superman de salvar e proteger a população, são antiquados.
A produção é uma verdadeira critica aos fãs de quadrinhos que idolatram os personagens fortões que batem e matam sem escrúpulos. O Superman, como pioneiro, acaba se tornando numa figura ultrapassada, que, este longa, trata de provar que não é assim. Os super heróis nasceram para, acima de tudo, proteger os inocentes.
LIGA DA JUSTIÇA - LEGIÃO DO MAL (JUSTICE LEAGUE - DOOM - 2012)
A trama explora a personalidade quase paranoica de Batman e o poe contra os seus colegas da Liga. Ele tem arquivado todos os pontos fracos de seus companheiros de equipe e uma trupe d vilões se reúnem e acabam vencendo todos eles. Somente a astucia de cada um, fará com que os heróis vençam os vilões. Este desenho vai mais afundo no relacionamento de cada herói e o que um pensa de outro, empolga justamente por isso e tem um final que pode definir todo o Universo Animado DC daqui para frente.
BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS PARTES 1 & 2 (BATMAN THE DARK KNIGHT RETURNS - 2012 & 2013)
O titulo pode confundir com o longa que arrasou nas bilheterias ano passado, mas, na verdade, trata-se da adaptação da mais famosa aventura do Batman nos anos 1980. É o gibi que mudou o modo de se contar uma história em quadrinhos. Tão complexo de ser adaptado que foi dividido em duas partes. Na primeira, um Bruce Wayne de quase 60 anos, mas ainda em forma, volta a ativa depois que uma gangue resolve aterrorizar Gothan. Com a ajuda de garota usando o uniforme de Robin, ele resolve contra atacar. Na segunda parte, a situação se complica quando o Coringa foge do Asilo Arkam e promove mais atos de terrorismo. Logo, as pessoas acham que Batman é o culpado e o presidente dos EUA chama ninguém menos do que Superman para dar o fim na crise.
Os longas foram bem feitos e adaptam de modo fiel esta emblemática história.