Páginas

terça-feira, 19 de março de 2013

LISTA: 10 MELHORES EPISÓDIOS DE ARQUIVO X

1) TODAS AS COISAS (7X17 - ALL THINGS)
Mulder tira uns dias de folga e deixa Scully com um caso envolvendo estranhos círculos desenhados no chão. Ela não aceita e vai até um hospital pegar um exame de um caso anterior. La acaba descobrindo que Danny um antigo professor esta internado lá passando mal. O roteiro da pistas que a agente teve um caso com ele, que destruiu a família do homem.
Episódio fora do comum, até mesmo para Arquivo X que foi escrito e dirigido por Gillian Anderson com uma sensibilidade impar. O tema sobrenatural é tocado de leve, mas pode muito bem acontecer com qualquer um.



2) TERROR NO GELO (1X08 - ICE)
Um fenômeno inexplicável leva os agentes até a Antártida, onde são confinados numa estação com outros cientistas. Uma criatura parasita entra pelo ouvido das pessoas e as deixa com um comportamento agressivo.
Primeiro clássico da série, considerado por muitos fãs como o melhor episodio da primeira temporada. Terror no Gelo é simples e eficaz. Tem um quê de Alien, por mostrar uma criatura atacando um pequeno grupo dentro de um ambiente fechado.


3) NUNCA MAIS (4X13 - NEVER AGAIN)
Um advogado está passando por uma crise até que resolve tomar todas e fazer uma tatuagem. A figura da tatoo, uma garota, começa a falar com o moço e o provoca a cometer crimes. Uma das suas vitimas pode vir a ser Scully, que se envolve com o cara.
Lembrado por muitos como o episodio onde Scully da um piti por que ela não tem uma mesa no escritório dos arquivos x, Nunca Mais também é o primeiro episodio focado na vida pessoal da agente que esta de saco cheio de Mulder e resolve fazer umas extravagancias. A voz da tatuagem no original é de Jodie Foster.



4) TRIANGULO (6X03 - TRIANGLE)
Uma anomalia temporal faz Mulder cair diretamente num barco chamado Queem Ann, mas na década de 1940 e em plena atividade nazista. Nesta especie de realidade paralela, o agente encontra-se com duplos das pessoas que ele conhece.
Filmado como se fosse um longo plano sequencia (efeito que da a impressão de não ter cortes), homenagem a Chris Carter ao mestre Hithcock e sua obra Festim Diabólico.  Triangulo foi também o primeiro capitulo a ser gravado em formato Widescreen (aquelas duas faixas negras em cima e abaixo do vídeo da televisão) apesar de ser comum hoje em dia, poucas series faziam isto na época.



5) O LAR (4X03 - HOME)
Mulder e Scully investigam o assassinato de um bebe. Logo eles descobrem que os próprios familiares tem a ver com o crime.
Considerado o mais polemico episodio da serie, O Lar foi exibido uma unica vez na Fox americana que, devido as reclamações acerca do tema sobre os filhos deformados terem relações sexuais com a mãe, vetou reprises do capitulo. A maquiagem bem feita dos atores, somada ao tema grotesco, torna este episodio realmente muito perturbador.



6) PROMETEU PÓS MODERNO (5X05 - POST-MODERN PROMETHEUS)
Um rapaz com feições semelhantes a criatura do romance Frankstien coloca panico em uma cidade. Scully e Mulder vão investigar e descobrem que ele é um bom sujeito com apenas um desejo na vida: conhecer a cantora Cher.
Recheado de humor negro o episodio serve de analogia ao preconceito que as pessoas que são diferentes sofrem. Ele foi produzido em preto e branco em homenagem aos filmes de terror da década de 1930. A produção não conseguiu contar com a participação especial da cantora Cher, a solução foi usar uma duble.




7) INSIGNIFICÂNCIAS (4X20 - SMALL POTATOES)
Numa cidade cinco mães dão a luz a bebês que em comum nasceram com um rabo. Os agentes investigam um funcionário de uma clinica que tem a capacidade de mudar de forma.
Outro capitulo recheado de humor negro, Insignificâncias foi escrito por Vince Gilligan, o roteirista menos favorito dos fãs. O simpático, mas sacana, rapaz com rabo foi interpretado por Darin Morgan, um dos mais queridos roteiristas das série.



8) SEGUNDA FEIRA (6X14 - MONDAY)
Mulder vai a um banco, chegando lá é feito de refém com outras pessoas. Scully chega e os dois são mortos pelo bandido. O dia começa de novo, e o mesmo evento ocorre. Varias vezes. Apenas um moça sabe o que está havendo e tenta convencer os agentes a mudar o destino.
Série boa que se preze sempre tem um episodio do tipo dia da Marmota, como visto no filme Feitiço da Lua onde um dia se repete varias vezes até os protagonistas resolverem um determinado problema. Mas, ao contrario de Buffy - A Caça Vampiros ou Xena - A Princesa Guerreira, Arquivo X apostou num enredo dramático para o episódio que trouxe 45 minutos de pura adrenalina.



9) O MEDO (7X12 - X-COPS)
Uma equipe do programa de TV Cops segue um policial e um chamado os leva de encontro a Mulder e Scully que estão investigando o ataque de um criatura que, dizem, ser um tipo de lobisomem.
Um dos mais famosos e duradouros programas da tv americana Cops serviu de desculpa para a produção da série apresentar um episódio fora comum, com direito até a filmagens com câmeras de vídeo.



10) VAMPIROS (5X12 - BAD BLOOD)
Os agentes investigam estranhos membros de uma seita que acreditam que existem vampiros.
Outro episodio cômico e muito bem bolado que mostra os Mulder e Scully contando a mesma história mas com o ponto de vista de cada um.


Um comentário:

Anônimo disse...

O episódio Monday é o 6x14 e não o 6x15.
http://www.imdb.com/title/tt0751163/