Páginas

terça-feira, 19 de novembro de 2013

QUANDO UMA SÉRIE SURPREENDE


Ha um pouco a mais de 15 anos, acompanhávamos a segunda e perfeita segunda temporada de Millennium. A série de Chris Carter saiu do que se propunha e entrava num terreno perigoso quase beirando ao deboche. O seriado teve que se reinventar para as plateias americanas que consideraram a primeira temporada violenta e macabra. E tem o detalhe do monstro da semana que estava deixando a série repetitiva e cansativa.

Assim o Chris Carter deixou um pouco a produção de lado para cuidar de Arquivo X (esse sim, no auge da carreira) e deixou o barco no comando de Glen Morgan e James Wong. A dupla de roteiristas simplesmente ajudaram a criar a fama de Arquivo X escrevendo os roteiros mais legais do show e criando personagens e episódios memoráveis. Os dois voltaram a trabalhar com Carter após o fracasso de Comando Espacial (série muito boa, por sinal) cancelada ao final da primeira temporada. Morgan e Wong trataram de separar Frank Black (o maravilhoso Lance Herinksen) de sua esposa Catherine (Megan Gallager) devido a violência que cercavam os dois. Ja no primeiro capitulo chamado "O Começo e o Fim" Catherine é sequestrada e torturada por um homem o que leva Frank a uma perseguição implacável e um final fora dos padrões para os seriados americanos. O publico não teve tempo de respirar, Morgan e Wong entregaram "Cuidado com o Cão" em que Frank é eleito por uma cidade para ser o sherife que vai deter o ataque de cães raivosos. Misto de terror com humor negro. O quarto capitulo é um dos mais comentados da historia do seriado. Em "Monstro" crianças estão sendo atacadas numa creche e tudo leva a crer que a tia da creche estava por trás dos crimes. Mas Frank começa a suspeitar de uma garotinha com cara de anjo. Uma cena que acontece com qualquer um faz o jogo virar contra Frank e ele, ao perder a paciência com a filha Jordan (Britanny Tiplady) acaba sendo acusado de violência infantil. Outra perola de Morgan e Wong.

"O Começo e o Fim"


Mas adiante a serie iria surpreender ainda mais. As crianças e seu papel no fim do mundo (Millennium era exibido em 1999 época em que havia a historia que o mundo acabaria em 2000) voltam a ganhar destaque em "19:19" onde um lunático sequestra um ônibus escolar. Episodio tenso. Morgan e Wong estavam inspirados escrevendo roteiro atrás de roteiro (isso não é comum na TV americana) e entregaram aquele que, para muitos, é o melhor episódio da série.

"A Maldição de Frank Black"
Em "A Maldição de Frank Black" nosso querido protagonista é vitima de uma brincadeira com um fantasma em pleno Halloween. Um show de interpretação de Lance Herinkesen, um capitulo onde não ha um caso especifico e sustentado somente pelo carisma do ator. Num irreverente show de humor negro Darin Morgan (irmão de Glen Morgan) entrega "A Crença" onde um personagem que ele criou em Arquivo X aparece para ajudar Frank a investigar uma seita religiosa. Em "A Meia Noite do Século" vemos um pouco do passado do agente e sua conturbada relação com o pai. Episodio de natal emocionante.

"Cuidado com o Cão"


Infelizmente a série da um tempo nos roteiros tocantes e bem humorados e cria-se uma mitologia em torno do grupo Millennium e suas nada boas intenções. São capítulos tensos e, as vezes, confusos pois o  Grupo Millennim vai de mocinho a bandido com atos pra lá de suspeitos. Mas eis que Darin Morgan aparace e entrega uma história inusitada e inesquecível. Quatro demônios se reúnem num bar e discutem sobre um homem que sempre atrapalhou os planos deles: Frank Black. Este episodio "Demônios" pode ser considerada como a série ficará conhecida para sempre: surpreendente.

"Demônios"

"Monstro"
Os dois últimos capítulos da temporada revoltou e chocou boa parte dos fãs. Uma estranha doença comparada ao vírus Ebola ataca as pessoas e apenas Frank, Jordan e Peter Watts (Terry O'Queen), alem do grupo Millennium são vacinados. Assim, Catherine morre deixando Frank revoltado e desolado (os fãs também, apesar de não participar ativamente da série, Catherine era o porto seguro de Frank o elo que não o deixava enlouquecer com suas visões). Para muitos, a série acabou aqui, pois a terceira temporada foi como uma cópia de Arquivo X onde Frank trabalha ao lado de uma agente do FBI e investiga casos complicados.

"Demônios"




Nenhum comentário: