Páginas

segunda-feira, 29 de junho de 2015

GRANDES DUBLAGENS



BUFFY - A CAÇA VAMPIROS
ESTUDIO: HERBERT RICHERS
DIREÇÃO DE DUBLAGEM: NEWTON DA MATTA




Neste dia 29 de junho se comemora o dia do dublador. Até anos atras, apenas as vozes desses profissionais eram conhecidas, hoje, muito são reconhecidos, possuem fãs e são requisitados em eventos sobre cultura pop. No dia dedicado a esses grandes artistas (para ser dublador, é necessário ser ator formado), apresento a ficha da dublagem da minha serie de TV favorita de todos os tempos: Buffy - A Caça Vampiros. Dublada no período de 1998 a 2003 nos lendários estúdios da Herbert Richers, a série teve direção do sempre competente Newton da Matta (mais conhecido por ser a voz de Bruce Willis) , infelizmente já falecido. Segundo colegas, Newton era muito sério e critico como diretor e sempre escalava os mais competentes da área, conforme relação a seguir. Graças ao site Netflix em 2013, foi disponibilizado os 144 episódios da série dublados, o que desmentiu uma informação que o site Wickpedia apresentava, que somente os cinco primeiros anos ganharam uma versão brasileira. 

Buffy estrou aqui no Brasil na Rede Globo nas tardes de sabado em 1998 com uma consideraval audiencia. Apenas a primeira temporada foi exibida neste horario, depois a segunda temporada foi exibida nas madrugadas esporadicamente. A Fox exibiu todos os anos e foi o carro chefe do canal, ao lado de Arquivo X, durante anos. Na TV aberta, a Ulbra TV do Rio Grande do Sul exibiu a série até pouco tempo. 


AtorPersonagemDublador
Alexis DenisofWesley Wyndam-priceClécio Souto
Alyson HanniganWillow RosenbergÉlida L'Astorina
Amber BensonTara MaclayIzabel Lira
Andy HallettLorneSérgio Stern
Anthony HeadRupert GilesNewton Da Matta
D. B. WoodsideRobin WoodElcio Romar
Charisma CarpenterCordélia ChaseIara Riça
Marc Blucas               Riley FinnHermes Barolli
Clare KramerGloryMarcia Morelli
David BoreanazAngel / AngelusMauricio Berger
Eliza DushkuFaithGabriella Bicalho
Emma CaufieldAnya Jenkins / AniankaMelise Maia
Tom LenkAndrewMarcos Souza
James MarstersSpikeRicardo Vooght
Julie BenzDarlaCarla Pompilio
Juliet LandauDrusillaGuilene Conte
Robia La MorteJenny CalendarSarito Rodrigues
Kristine SutherlandJoyce SummersNádia Carvalho
Mercedes McnabHarmony KendallFernanda Baronne
Michelle TrachtenbergDawn SummersAdriana Torres
Nicholas BrendonAlexander "Xander" HarrisMarcus Jardym /Alexandre Moreno (7º ano)
Sarah Michelle GellarBuffy SummersSylvia Salustti
Seth GreenDaniel "Oz" OsbourneJosé Leonardo
   

sexta-feira, 26 de junho de 2015

WARNER CHANNEL REESTREIA PLANTÃO MÉDICO

Uma boa noticia para os saudosistas de plantão, com o perdão do trocadilho. O Canal pago Warner Channel já está anunciando em seus intervalos comerciais a volta de Plantão Medico. Grande sucesso durante sua estreia tanto nos EUA quanto no Brasil em 1994, a série foi um dos últimos grandes hits do canal NBC que originalmente exibiu a atração na America. Para se ter uma ideia da fase que o canal passava na epoca, no mesmo ano 1994 estreou também Friends.



O anuncio da reestreia de Plantão Medico ascende nos fãs uma esperança de que não só a Warner, como outros canais invistam mais em produções clássicas e abandonem de vez as inúmeras reprises de filmes e series mais recentes, uma das principais reclamações dos assinantes, ao lado do preço dos pacotes, claro. Plantão Medico será a primeira série clássica a estrear na grade do canal neste ano em que ele completa 20 anos de atividade no Brasil. Estão previstas o retorno de Um Maluco no Pedaço (The Fresh Prince of Bel Air), que revelou o astro Will Smith e Três é Demais (Full House) série que terá uma nova leva de episódios produzidas pelo Netflix esse ano.

Plantão Médico hoje é lembrada por revelar astros como George Clooney e Julianna Margulies. Mas foi uma das primeiras series a serem exibidas em Widescreen (tela achatada em formato de cinema) e em HD. Foram 335 episódios em 15 temporadas.  A exibição será de segunda a sexta as 13h00 com reprise as 20h50 com a dublagem realizada nos estúdios Herbert Richers com opção de alteração de áudio e legenda, dependendo da disponibilidade de sua TV por assinatura. O canal ainda não nos informou se pretende exibir todas as temporadas.

domingo, 14 de junho de 2015

O RETORNO DE UM CLASSICO


Por essa nem mesmo o mais céticos dos fãs esperavam. Numa iniciativa louvável, mas muito ousada, o SBT adquiriu os direitos da serie I Love Lucy. Considerada a mãe e pai do formato sitcom (comedia de situação, aqueles shows gravados com três câmeras de película em frente a uma plateia) a série estreou em 1951 e teve 6 temporadas produzidas. A trama não poderia ser mais simples, Lucy (Lucille Ball) é uma dona de casa inquieta  que tenta a todo o custo sair da sombra de seu marido, Ricky (Desi Arnz, marido na vida real de Lucille). Utilizando muito do humor físico (a personagem vive ficando presa, caindo,tropeçando e fazendo mil caras e bocas) e situações hoje consideradas ingenuas, indiretamente o seriado tocou em temas como a situação da mulher naquela época. 



A ousadia do SBT por exibir uma produção tão antiga e em preto e branco vem sendo encarada por bons olhos pela critica, uma vez que ha a uma preocupação cada vez maior das emissoras de TV em resgatar o publico perdido para internet, games e TV a cabo. A emissora paulista rema contra a maré e aposta numa produção exibida a mais de 60 anos. Uma coisa é certa, ou I Love Lucy vai se tornar uma nova mania ou um total fracasso. Esperamos que a primeira opção se concretize. Um único porem é que, no horário de exibição, as retransmissoras do SBT exibem conteúdo próprio (aqueles infelizes programas policiais) ficando a exibição de I Love Lucy restringida ao publico paulistano. 




terça-feira, 9 de junho de 2015

MÁS COMPANHIAS: AQUAMAN - AS PROFUNDEZAS



AQUAMAN - AS PROFUNDEZAS                           

EUA 2011/2015 ESCRITO POR GEOFF JOHNS
ARTE: IVAN REIS
ARTE FINAL: JOE PRADO, EBER FERREIRA
CORES: ROD REIS
PUBLICAÇÃO: DC/PANINI
PREÇO: R$ 25,00






NOTA 10





As vezes não é preciso uma grande saga revolucionaria ou uma trama intricada e complexa para se ter uma boa revista em quadrinhos. Isso eu pude comparar no álbum Aquaman - As profundezas lançado em maio pela Panini. O gibi em capa dura e papel de boa qualidade compila as edições de 1 a 6 da mais recente série do personagem parte do chamado universo Os Novos 52 onde a DC Comics fez um reboot de todas as séries que publica. O resultado é a reinvenção de vários heróis da editora. Para o bem ou para o mal.

Escrita por Geoff Jonhs, roteirista que domina e sabe tudo da DC e já está acostumado a reinventar personagens  e desenhado pelos brasileiros Ivan Reis, Joe Prado, Eber Ferreira e Rod Reis, o gibi é garantia de leitura leve e descontraída. Não reinventa a roda e é exatamente em sua simplicidade que se torna uma HQ maravilhosa e imperdível. 



Seres do fundo do mar surgem com uma fome descomunal e o único que pode encarar tamanha veracidade é Aquaman o rei dos mares. Junto de sua esposa Mera (que esconde do esposo sua real intenção de estar casada com ele) Aquaman vai encarar mais esse desafio mesmo sentindo a resistência da policia e populares que confiam bem mais em outros super seres.

Com essa trama em 6 partes que abre as portas para novas historias de Aquaman, Geoff Jonhs  usa e abusa de referencias do passado do personagem ou o grande motivos que o faziam ser motivo de chacota. Mesmo sério, Arthur Curry acaba de vez os estigmas que o personagem carrega. Tudo isso torna o gibi muito divertido. Ajuda também o fato da trama ser simples e direta sem muita enrolação. Acabei devorando o gibi em menos de uma hora. 

Não podia deixar de encerrar essa resenha sem comentar a deslumbrante arte dos brasileiros  Ivan Reis, Joe Prado, Eber Ferreira e Rod Reis em desenhos e cores de encher os olhos. Elogios mais que merecidos.

Aquaman: personagem cool em todos os sentidos.




domingo, 7 de junho de 2015

LISTA: 10 HEROIS DA DC COMICS QUE MERECEM GANHAR UM FILME



A mais ou menos 15 anos o cinemão americano ganhou um nova fonte de renda: as adaptações dos quadrinhos. As duas mídias caminham juntas desde surgimento dos gibis de super-heróis (com a cine serie do Capitão Marvel de 1941) mas, com o advento dos efeitos especiais,  foi possível criar cenas e sequencias que eram exclusivas das paginas das HQs.

Quem acabou se destacando mais nessa área foi a Marvel Comics que vendeu os direitos de seus heróis mais populares a estúdios que faturam milhões (Homem-Aranha pela Sony e X-men pela Fox e, mais tarde, a própria Marvel que criou um universo coeso). Sua grande rival, a DC Comics, comia pelas beiradas, insistindo nos seus campeões Superman e Batman e outros que só geraram decepção. Talvez seja má administração, já que esta editora possui um leque variado de personagens que estão presentes no imaginário popular a varias décadas. Então, a pergunta de todo decenauta é: DC, por que  está parada???

A lista abaixo, sugere grandes personagens da editora que renderiam um grande filme se, claro, houver fidelidade pela historia e coragem para ousar.


ELEKTRON



Originalmente chamado de The Atom, o personagem surgiu no inicio da era de prata dos gibis (1961). A versão mais conhecida dele é Ray Palmer um cientista que cria um cinto que o faz encolher muitas vezes seu tamanho até ficar minusculo. Essa curiosa habilidade do personagem seria muito legal de se ver nos cinemas.  




AQUAMAN



O personagem se reinventa sempre que pode (como esquecer a clássica fase em que ele perdeu a mão e foi substituída por um arpão ou a recente reinvenção pelas mãos de Geoff Jhons?) e volta e meia aparece de destaque numa grande saga dos gibis. Mas, tirando a aparição no desenho Superamigos, uma sensacional participação em Liga da Justiça e Liga da Justiça sem Limites, uma presença semi-regular em Smallville e uma tentativa frustrada de um piloto de serie para TV, o rei dos mares teve poucas chances de brilhar como merece. Imagine que filmaço não seria com sequencias submarinas inéditas e os efeitos criados para a construção de Atlântida?




CAPITÃO MARVEL



Hoje em dia esse incrível herói é chamado de Shazam, uma vez que a grande rival da DC se chama Marvel Comics. Segundo os fãs, esse é um dos motivos que fazem a DC não dar muita atenção para ele. Outro detalhe que dificulta as coisas para Shazam é a inevitável comparação com o Superman devido a algumas semelhanças entre os dois personagens. Mas quem já leu os quadrinhos dos Capitão Marvel, sabe do potencial das historias sempre cheias de aventuras e emoção. Um filme já está programado para estrear em breve, mas sempre é bom ficar atento com os executivos de cinema e sua mania de mudar tudo e desagradar os fãs.





CAPITÃO ÁTOMO


Os efeitos visuais para criar o personagem seriam inovadores e magníficos. O Capitão Átomo é um ser de energia prestando serviço aos militares. Arriscaria a dizer que seria um filme com um tom mais serio e realista que os demais.




CANARIO NEGRO


A Canario Negro é uma personagem que sempre esteve a sombra do Arqueiro Verde, claro que roubando a cena muitas vezes. Um filme solo da heroína seria muito divertido de se ver pois basicamente a personagem usa bastante luta corporal para dar cabo dos vilões, usando seu super grito sonoro apenas em ocasiões de extremo perigo.









DONNA TROY


Dona de um dos mais belos e complicados uniformes  de se desenhar dos gibis, Donna Troy poderia surgir no filme da Mulher Maravilha que, chegará em breve nos cinemas, uma vez que, nos quadrinhos sua origem tem a ver com a heroína da DC. O filme da personagem (que completa 50 anos agora em 2015) poderia se passar no espaço e introduzir vários elementos futuristas e de outros mundos do gibis numa trama espacial bem interessante.  




GAVIÃO NEGRO


O mais serio e selvagem personagem da DC é Carter Hall, o Gavião Negro. Vindo do planeta Thanagar, as historias do herói são urbanas, com algumas referencias a cultura egipciana e vidas passadas. É conhecido por poucas palavras e muita ação, contraste perfeito para os filmes dos heróis da Marvel.






PODEROSA



Linda, loura, forte como o Superman e tem dois fartos seios. A Poderosa é uma das musas da DC principalmente por causa da provante roupa usada por ela. Os inimigos se distraem fácil. Eu também, já que tenho que escrever como seria um filme estrelado pela personagem. Seria uma confusão poderosa, uma vez que, até nos quadrinhos a origem da personagem é alterada constantemente sendo muito confundida com a origem da Supergirl. Um desafio e tanto para os roteiristas. Mas, imagine uma loura muito forte dando porrada em marmanjo? Um filme muito divertido de se ver no minimo.



QUESTÃO


Paranoico, questionador, curioso e perturbado. Esses são alguns adjetivos para descrever essa figura emblemática do Universo DC. Se fosse produzido um filme desse personagem, não seria uma super produção, sim uma historia mais intimista com uma pegada meio Arquivo X encontra Alem da Imaginação com o Questão descobrindo os podres do governo escondendo alienígenas.




ZATANNA





















Como diversos super seres da DC Comics, Zatanna é pouco conhecida do grande publico, mas no ano passado completou 50 anos de vida. Ela é uma maga muito poderosa que conjura seus feitiços dizendo a força que deseja ao contrario (congelar=largeco). Visualmente seria um filme muito belo e divertido de se ver.


MUSAS BADFISH #10

JENNY AGUTER



Um Lobisomem Americano em Londres é um clássico absoluto dos anos 1980. Ótima historia, incríveis efeitos visuais que impressionam até hoje, incomparável maquiagem e, claro, elenco afiado. Entre eles, a enfermeira que todos os doentes gostariam de estar sendo cuidados, Alex interpretado por Jenny Agutter. Linda, compreensível e parceira 100% do tempo, a personagem feita por Jenny é um dos muitos motivos para ver este filme de terror. Atualmente com 63 anos, a inglesa não parou de trabalhar. Seus últimos trabalhos de destaque foram em Os VingadoresCapitão America: Soldado Invernal e na série Call the Midwife.

Aos 63 anos, ainda bela.