Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DESCANSE EM PAZ: UMA GALERA DO BARULHO


Sabe aqueles seriados de 30 minutos de duração gravada em frente a uma platéia que dão risadas de tudo que os atores falam? Então, são mundialmente conhecidos como Sitcon (junção das palavras situation comedy ou comedia de situação). Muitas são queridissimas do publico como Friends, outras da critica como Sienfield. Outras, não muitas famosas, marcam sua infancia. Assim foi com Uma Galera do Barulho (ou Saved by the Bell).

A série não saiu muito do clichê das produções voltadas ao publico jovem. A história se passa num colégio de ensino médio chamado Bayside High School onde cada esteriótipo visto neste tipo de produção desfila na tela como os populares, os perdedores, os atletas, etc. O protagonista é o brincalhão Zach (Mark-Paul Gosselaar, visto hoje em Fraklin and Bash), um cara que quer saber de zoação. Seus melhores amigos são o metido a galã musculoso Slater (Mario Lopez) e o nerd esquisito Screetch (Dustin Diamond). Zack é afinzão da bonitinha Kelly (Thifanni Amber-Thielsen, que depois daqui, participou de Barrados no Baile), uma garota meiga que tem duas amigas patricinhas até debaixo d'agua. Jessie (Elizabeth Berkley), dona das tiradas mais engraçadas do program e Lisa (Lark Voonies), enterna paixão de Screetch. Esse pessoal todo ai é supervisionado de perto pelo diretor Belding (Dennis Haskins), que de tanto lidar com adolescente, deve ter ficado meio biruta.


Uma Galera do Barulho marcou bastante por se levar a sério ao levantar questões importantes como uso de drogas, gravidez na adolescência e a pratica do bulling (antes dessa expressão cair no popular). Apesar de hoje os críticos malharem os roteiros e diálogos e produção pobre gravada em vídeo (quando a maioria dos seriados são gravados em película), para nós, pouco importava, era legal e ponto. Não é a toa que, dentro do que se propôs, Galera fez sucesso. A hoje chamada pelos fãs de série clássica contou com 4 temporadas transmitidas na rede NBC nos EUA. Ainda houve uma continuação chamada Saved by the Bell - The College Years (que mostrava Zach, Slater e Screetch na faculdade), dois tele-filmes que davam uma espécie de fim para o show e além de outra série sub-intitulada de New Class, que praticamente refez o seriado com novos atores. Aqui no país, foi exibido no SBT com bastante sucesso, exibido nas tardes da emissora.


                                           O elenco se reuniu em 2009 para 
                             comemorar os 10 anos da série.

Nenhum comentário: