Páginas

sábado, 1 de outubro de 2011

MEUS FILMES, MINHA VIDA: O OPOSTO DO SEXO

O OPOSTO DO SEXO (1998)


O filme O Oposto do Sexo representa um fase muito querida em minha vida. Foi no ano de 1998 que este filme estreou e foi o primeiro filme independente que vi. Essas películas são chamadas assim por apresentarem roteiros complexos, situações inusitadas e produção com baixo orçamento. 


O filme é narrado em primeira pessoa por Dedee (Christina Ricci) uma garota safada de 16 anos que sai de casa e vai para casa de seu meio-irmão gay Bill (Martin Donavan), que mora com um garotão chamado Matt (Ivan Sergei, de Jack & Jill, lembra?). Como disse acima, Dedee é safada, então ela envolve Matt, diz que está gravida dele e foge com ele com o dinheiro do irmão. Bill fica pasmo e como desgraça pouca é bobagem, descobre que seu namorado o traía com Jason (Johnny Galecki, de The Big Bang Theory) que, para descobrir onde o amante foi, arma uma farsa dizendo que Bill abusou dele. Claro que toda a cidade acredita, e o pacato (até demais) professor perde o emprego e só tem uma coisa a fazer: ir atrás de Dedee.


A protagonista narra esses eventos num tom de deboche incrível e mesmo gravida (não de Matt, claro), bebe e fuma que nem uma louca e deixa claro que só se importa com dinheiro. O filme em si não se sustentaria se não fosse um detalhe: Lucia. A personagem é interpretada por Lisa Kudrow que na época fazia a todos rirem com sua atuação impagável como maluca Phoebe em Friends. Lucia é irmã do grande amor de Bill que morreu de AIDS, mas ela continuou na vida do professor pois não tinha ninguém a recorrer. A personagem rouba todas a cenas em que aparece e num dado momento do filme, sua história de solteirona amargurada que não acredita no amor e no sexo, acaba tomando conta do roteiro ofuscando a história principal.


A coerência do roteiro é colocada a prova nas constantes reviravoltas que história da e, quando eu assistia, só pensava numa coisa: como ninguém não da uns safanões nessa garota? Ela rouba, mente e até mata, mas todos se importam com ela ao ponto de no final do filme, todos os personagens irem para o Canadá ver o nascimento da criança que ela nem quer. Tirando esse detalhe, o filme é legal. Quando estudei a parte do roteiro no cinema, é ensinado que o publico precisa se identificar com o personagem principal. Nesse caso, simpatizei mais com Lucia, que sempre foi deixada de lado na família por ser esquisita. A Dedee de Christina Ricci é uma cadela de quinta que faz você ter raiva dela do começo ao fim do filme (ela faz questão de conversar com o publico tirando sarro da gente). Ponto positivo para a atriz, que saía do complicado período entre a infância e adolescência com louvor. 
                                          Lucia. A personagem que rouba a cena.


MELHOR MOMENTO:   A cena que Dedee acaba nos contando um pouco do passado de Lucia e por que ela é tão amargurada é muito tocante. Na festa de aniversario de uma das irmãs dela, ela fica sentada numa mesa sozinha e quando a notam, é apenas para segurar uma bandeja.

Nenhum comentário: