Páginas

domingo, 2 de outubro de 2011

UM LUGAR AO SOL

A televisão hoje em dia é assim gente, se um programa faz sucesso, tem que se aproveitar ao máximo o momento para lucrar, pois nunca se sabe se a moda será passageira ou duradoura. Que o diga Dick Wolf, criador de Lei e Ordem, quando está série fez o sucesso que fez la no inicio dos anos 1990, ele aproveitou a deixa e permitiu a criação de outras produções passadas no mesmo universo. O termo técnico para isso é spin off ou numa tradução aproximada é um seriado derivado de outro. Alguns spin off eu acho mais interessantes que o original, é o caso de Private Practice, que é uma série derivada de Grey's Anatomy. 

Private Practice é estrelado por Kate Walsh fazendo o papel de Addison Montgomery a ex-esposa do Dr. Derek (Patrick Dempsey) que resolve sair de Seattle, onde a trama de Grey's se desenvolve, com destino a ensolarada Los Angeles trabalhar na clinica particular de seus amigos de faculdade Sam (Taye Diggs) e Naomi (Audra Mcdonald). Addison resolve esquecer toda a sua complicada vida cheia de mentiras e traições fazendo o que mais sabe: trabalhar. Na clinica Ocean, alem do casal Sam e Naomi, a médica conhece a psicologa Violet (Amy Brenemman), o medico adepto de medicina natural Pete (Tim Dale), o confuso pediatra Cooper (Paul Aldestein), a medica linha dura Charlotte (Kadee Strickland) e o recepcionista que sonha em ser médico Dell (Chris Lowell). Esses são os personagens principais da primeira temporada que teve apenas 9 episódios devido a polemica greve dos roteiristas que parou Hollywood em 2007.



O problema maior dessa série (apesar de eu gostar muito dela) são seus personagens que, até por PP ser exibido após Grey's as 22:00, poderiam ser mais desenvolvidos e bem trabalhados. Parecem ser aqueles adolescentes de dramas como Gossip Girl, com uma personalidade tão profunda quanto um pires. Coisas como medo de compromisso em personagens com média de 40 anos é forçar a barra. Outro defeito que percebo também vem dos próprios produtores do show, enquanto em Grey's é feito de tudo pro seriado não cair na rotina (com episódios temáticos, musicais, especias, etc) em PP tudo é perfeitinho, redondinho e, talvez, a maior ousadia da equipe de roteiristas até hoje, foi matar o personagem Dell no final do terceiro ano. Outra coisa que não engoli direito até hoje, foi o casal fofo que se formou na terceira temporada Addison e Pete que até criavam Lucas, o filho que Violet abandonou por que teve depressão pós parto. O trio funcionava direito e até deu um novo impulso para a trama, mas o salto no tempo do inicio da quarta temporada isso tudo sumiu. Pete e Violet já apareceram morando juntos com o bebe e Addison tem o caso mais polemico de sua historia, com o marido de sua mehor amiga. O casal AddiSam como foi chamado, dividiu a opnião dos fãs. Por outro lado, quem saiu ganhando com todo esse rolo e troca-troca de casais foi o casal preferido do publico: Charlotte e Cooper. Ela é uma megera a ser domada e ele, um bobalhão querido por todos. 

A quarta temporada deu um pouco de folego ao seriado com a inclusão de dois novos personagens. Sheldon (Brian Benber) é outro psicologo que está em busca de um grande amor e a ex-cunhada de Addison, Amélia (Caterina Scorsione). Dona de métodos radicais de cirurgia no cranio, ela é adepta do estilo corte para tudo. A trama dos dois ainda não foi muito explorada. Esse quarto ano será lembrado como um dos momentos mais angustiantes que o programa passou, o estupro de Charlotte. Uma trama que ofuscou as outras devido a competência da atriz Kadee Strickland, que de durona sem sentimentos, se tornou a mais sensível personagem. Foi emocionante a cena após o ato, quando ela liga primeiro para a pessoa que tem menos afinidade, Addison e só fez isso por que sabe que ela não se meteria muito como os outros. Outro destaque negativo foi a perda da personagem Naomi. A atriz Audra MCdonald pediu afastamento da produção para se dedicar mais a família e ao teatro. No mundo das série, quando um sai, entra outro para dar um novo gás e essa quinta temporada marca a estreia de Benjamim Bratt como um novo interesse romantico para Addie. Demoro. Tudo que essa série precisa é de um lugar ao sol, de preferencia saindo da sombra de Grey's Anatomy.

                            Elenco da 5a temporada. 
                            Esperança de bons roteiros.

Nenhum comentário: