Páginas

domingo, 9 de outubro de 2011

LISTA: 5 MOTIVOS PARA VER DOWNTON ABBEY



Em 26 de Dezembro de 2010 fiz um post apresentando a voces a sensacional série Downton Abbey ( http://badfish-fanzine.blogspot.com/2010/12/conheca-downton-abbey.html ). Não, ainda não mudei de ideia. Em minha humilde opinião, esta é ainda a melhor série da atualidade que só possui um defeito (assim como todos os seriados ingleses): poucos capítulos por temporada. No primeiro ano foram 7 episódios que se tornaram um fenômeno instantaneo no mundo. A moral do programa já era alta e, com o merecido premio Emmy de melhor mini-série (desbancando a favorita Mildred Pierce , estrelado pela competente Kate Winslet), a fama só aumentou. Descobri esta joia rara sozinho num dia que decidi baixar filmes baseados na obra de Jane Austen e me deparei com essa produção que tem muito da obra da romântica escritora ao apresentar casamentos forçados, mocinhas confusas e indecisas e uma família a beira de perder toda a fortuna.

Criado por Jullian Followes a série começa em 1912 com todos os membros da gigantesca mansão Downton sabendo do trágico acidente do Titanic. Entre os mortos estava Patrick o futuro marido de Lady Mary (Dockery Michelle), filha mais velha do bondoso Conde Crowley (Hugh Bonneville) e da Condessa Cora (Elizabeth Mcgowan). A união dos dois era extremamente necessária para a dinastia dos Crowley continuar com os bens e a mansão, mas com a morte de Patrick e uma clausula na era herança dizendo que somente membros do sexo masculino poderiam garantir a posse de tudo, a família e seus empregados entram em desespero. Automaticamente, toda a fortuna passa para as mãos do parente masculino mais próximo, o primo Matthew (Dan Stevens). A principio, ele não aceita a herança, mas persuadido pela mãe Isobel (Penelope Wilton) e após conhecer e se apaixonar por Mary, ele muda de ideia. A trama não fica restrita aos problemas da fortuna da família e explora a conturbada relação entre os empregados. Alias, eles são a estrela da atração e seus problemas são mostrando tanto quanto a história principal. Após essa "pequena" introdução, apresento 5 motivos que tornam Downton Abbey uma série imperdível:


O ROTEIRO:
Isto é mais do óbvio, uma série só é boa com um roteiro caprichado. Em nenhum momento de nenhum episódio, o seriado fica chato e, quando voce acha que vai ficar, la vem um acontecimento que muda tudo, para melhor.





PERSONAGENS:
Mesmo com um numero grande de personagens, são 26, todos tem seu devido espaço. Quando comecei a ver a serie, achei que o foco seria a familia Crawley com o conde, sua esposa e suas tres filhas Mary, Edith (Laura Carmical) e Sybill (Jessica Bronw-Findaley). 
                           Sybill, Mary e Edith: Conflito entre irmãs


Mas quando somos apresentados a ala dos empregados tudo muda. E eles acabam sendo os grandes astros do show. A ala masculina é cuidada pelo rigoroso mordomo Carson (Jim Carter). No primeiro episódio todos conhecem o novo valete que acaba sendo o criado pessoal do conde. Dono de uma ferida grave na perna Bates (Brendam Coyle) acaba despertando a compaixão de todos (que assistem) por se tornar alvo de piadas por ser manco e não dar conta de todo o serviço que é imposto, mas da a volta por cima com garra e coragem (curiosamente, esse é o personagem mais explorado o que o torna preferido de muitos fãs). Ainda temos os lacaios Thomas (Rob James Colier) um empregado invejoso, mentiroso e encrequeiro e Willian (Thomas Howess) um pobre coitado que engole muita humilhação de seu colega.
Na ala feminina, comandada com pulso firme pela governanta Hughes (Phyllis Hogan), temos a companheira de trambique de Thomas e criada pessoal da condessa, O' Brien (Siobann Fineram). A cozinheira dona de um temperamento dificil Patmore (Lesley Nicol) e sua ajudante a bobinha Daysi (Sofie Macshera). Quem rouba a cena são as criadas Gwen (Rose Leslie), unica empregada que deseja não ficar trabalhando na casa por ter a vontade de ser secretaria e Anna (Joanna Frogatt) uma delicada, sensivel e doce mulher que se apaixona por Bates.
                                   Os criados roubam a atenção.


Saindo do circulo de convivencia em Downton, temos a condessa viuva Violeta (Dama Maggie Smith, a mais conhecida do elenco por ter interpretado a professora Minerva na cini-serie Harry Poter) ela é mae do Conde e é muito autoritária e não aceita que o filho perca a fortuna da familia (que pertence na verdade a Condessa, mas como as mulhres tinham poucos direitos, a grana era do marido ou de um membro masculino da famila mais próximo). A unica pessoa que enfrenta Violeta é a mãe de Matthew. Quando as duas estão no mesmo lugar, é um bombardeio atras do outro como numa guerra. Falando em Matthew, é um querido personagem que vive aguentando calado as patadas de Mary, mesmo assim se apaixona por ela.
                       Matthew: galã apaixonado e não correspondido.







RECONSTITUIÇÃO DE ÉPOCA:
Com a trama se passando no inicio da década de 1910 (o plano é contar a história até a década de 1950) Downton Abbey conquistou muitos prêmios tecnicos como figurino, fotografia e cenografia. E não é nenhum exagero. As roupas de época são impecáveis e, por incrível que pareça, metade da série é filmada em locação externa (as cenas na cozinha, quartos e salas são em estúdio) o que inclui aí o charmoso castelo Highclere em Yokishere ("interpretando" a mansão Downton)  e uma aldeia real imitando a região onde fica a grande casa.






APOIO DA CRITICA:
Eu  não fui muito de seguir o que críticos de cinema e TV falam para seguir uma atração, mas graças a eles, a popularidade de Downton Abbey foi só aumentando ao redor do mundo. Tanto é que o seriado entrou para o Guinnes como o programa que mais teve o indicie de critica positiva na historia (com 92%). Tanto oba-oba é merecido, a série é muito bem escrita, bem interpretada por seus atores e bem feita pela equipe técnica. A emissora que a exibe na Inglaterra ITV ja autorizou a produção da terceira temporada no inicio da exibição da segunda (no começo desse mês) e a poderosa BBC que sempre foi o foco em se tratando de séries, está investindo em tudo o que pode na produção da continuação de Uptairs and Downstairs série que inspirou Jullian Folowess a criar Downton que fez um grande sucesso na década de 1970. Essa série também é boa, mas Downton Abbey é A série do momento.




TRAMAS:
As vezes vemos ótimos atores fazendo ruins personagens. As vezes vemos ruins personagens feitos por bons atores. Em Downton Abbey, os produtores tiveram a sorte grande. Temos ótimos atores fazendo ótimos personagens. Acredite, quando odiamos um vilão, é por que o ator estava fazendo um ótimo trabalho. Que o diga os interpretes de Thomas e O' Brien. Os dois conspiram pelos cantos e tem Bates como seu principal rival. E olha que ele é um manco empregado que com dificuldades de fazer o seu trabalho. Falando em Bates, sua relação com Anna tende a ser mais explorada quando ela revela ama-lo no episódio 5, os dois são queridíssimos pelo publico. Lady Mary e toda a sua conturbada relação com Matthew nos faz querer bater na garota por ela desprezar o rapaz que esta disposto até a abdicar de sua fortuna para mostrar a ela que não é um interesseiro. 
A troca de alfinetadas entre Mary e Edith e Violeta e Isobel é hilario e prova que não se precisa de barraco para termos uma cena de conflito.  Como disse acima, as reviravoltas dadas no roteiro torna tudo mais prazeroso de se assistir e a noticia da terrível primeira guerra mundial ao final do primeiro ano transformará a vida de todos os personagens para sempre. 
           Elenco reunido: elogiados pela critica, amados pelo publico.

Nenhum comentário: