Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

AQUELES ANOS INCRIVEIS...


Saudosismo é a palavra chave ao se falar sobre Anos Incriveis. Exibida no periodo de 1988 a 1993 totalizando 115 episódios dividido por 6 temporadas, o seriado conseguiu algo raro, conquistar adultos e adolescentes. Kevin Arnold adulto (voz de Daniel Stern) narra sua infancia no tumultuado ano de 1968 onde a guerra do Vietnam, as drogas, a liberdade sexual e o rock and roll estavam mais fervilhantes do que nunca. Fred Savage foi o garoto escolhido para fazer Kevin criança. Todo o agito desta epoca foi vista pelo ponto de vista do jovem. No primeiro episódio (também considerado pelos fãs o melhor) ele encara a morte pela primeira vez ao consolar a garota que ele gosta, a doce Winnie Cooper (Danica Mckellar) que acaba de perder o irmão na guerra. Também ficamos conhecendo os membros de sua familia, a mãe que todos queriam ter Norma (Alley Mills), seu durão pai Jack (Dan Lauria), o irmão que vive pegando no seu pé Wayne (Jason Harvey) e a rebelde irmã Karen (Olivia D'abo). Além de Winnie, Kevin tambem tem uma amizade muito forte com o timido Paul (Josh Saviano). Pessoas muito importante que fazem parte da vida deste esperto garoto.

Fomos testemunhas do final de sua infancia e inicio de sua adolescencia e todos os problemas tipicos dessa fase da nossa vida.  O periodo retratado é de quando Kevin tem 12 em 1968 até 1972, periodo de grandes mudanças no comportamento das pessoas. O que de mais legal (e as vezes frustrante) no seriado era que ele não era assim tão obvio. Por exemplo, os encontros e desencontros na história de amor com Winnie. Eles ficaram juntos um tempo, mas devido a "esticada" que a atriz Danica Mckellar deu (acabou ficando bem maior que Savage), os produtores acharam melhor separar os dois. Inventaram dois interesses amorosos para ele Becky Slater e Madelaine, mas nenhuma das duas com o carisma de Winnie. Tanto carisma, não impediu que ela fosse a personagem menos explorada nos roteiros. Assim como Karen, a irmã yippie. Foi tocante aquele episódio onde Jack percebe que sua menininha cresceu e ele não deixa ela sair, mas ela sai. Mesmo assim, ele deixa uma luz do lado de fora acesa. Alias, tirando aquela fase onde Kevin vai para o ensino médio e conhece novos amigos, todos os episódios foram excelentes. Outro detalhe que chama a atenção de quem assiste é a trilha sonora, recheada de bandas e cantores que eram a voz do rock no final dos anos 1960 e inicio dos anos 1970. Nomes como Beatles, Roling Stones, The Doors, Joe Cocker, e muitos outros. Infelizmente, é a ótima trilha sonora que está empacando o lançamento oficial do seriado em DVD. Só para pagar os direitos, a distribuidora praticamente teria que refinanciar o seriado.


Anos Incriveis foi um dos primeiros seriados chamados híbridos onde drama e comédia andavam de mãos dadas, hoje o termo dramédia é usada nesse tipo de produção. Criado por Neal Marlens e Carol Black, mas com a participação muito importante de Bob Brush (que também desenvolveu Early Edition), em seu país de origem, Anos Incriveis eram exibido ás 8:30 o que colocava muitos freios nos roteiristas principalmente quando Kevin ficou com os hormônios a flor da pele aos 16 anos e numa cena ele tocou de leve o seio de uma garota. Foi o suficiente para os produtores e a emissora entrarem em crise. Somando o fato que o empresário de Savage pediu um aumento significativo no salario do protagonista, decretou o fim do programa. Identificação é outra palavra que define bem a série, pois os dilemas enfrentados por Kevin, todos os adolescentes passam. Talvez isso que torne esses Anos Incriveis tão especiais assim.



+

Sempre quando se fala em Anos Incriveis é praticamente um clichê se falar do destino que os atores da série tomaram. Bem, quase todos continuaram na vida artistica. Fred Savage (Kevin) hoje fica mais nos bastidores e é diretor de varias series de comédia como Hanna Montana e O Manual de Sobrevivência Escolar de Ned. Danica (Winnie) e Olivia (Karen) também fazem participações em séries de TV. Assim como Dan (Jack) que recentemente participou de Lei e Ordem: Unidade de Vitimas Especiais. Alley (Norma)  é vilã de uma novela chamda The Bold and the Beatiful. E a grande lenda urbana onde diz que Josh Saviano (Paul) é o cantor Marylin Manson, devido a aparecencia do rosto dos dois ser quase idêntica.  Uma ultima curiosidade, Savage e Jason Harvey voltaram a interpretar irmãos, mas foi na dublagem da série Liga da Justiça - Sem limites onde fizeram as vozes de Rapina e Columba num episódio estrelado por esses obscuros heróis da DC. 


Nenhum comentário: