Páginas

sexta-feira, 2 de abril de 2010

VERSÃO BRASILEIRA: HERBERT RICHERS

A uma informação circulando pelos sites de relacionamento da vida muito triste. Um dos estudios de dublagem mais famosos do país teria fechado as portas. A Herbert Richers S/A fundada pelo produtor Hebert Richers (falecido em novembro de 2009)em 1950 para suprir a necessidade de aproximar cada vez mais a cultura americana da brasileira (colocando vozes brasileiras em cima das americanas) foi o mais produtivo estudio de dublagem do Brasil durantes os anos 1970, 1980 e 1990. Era dificil nao assistir a um filme, desenho ou seriado que não tenha sido dublado pelo estudio.
O que de fato se sabe, é que de 10 anos para cá a empresa vinha enfrentando dificuldades financeiras principalmente pelo fato de cada vez menos produções serem dubladas pelo estudio. A uma sequencia de fatos que contribuiu para isso: Antes, a TV Globo alugava os grandes estudios da empresa para fazer suas novelas, mas após a construção do Projac, o aluguel de estudio não era mais necessario, depois, as distribuidoras (que pagam as empresas de dublagem para fazer versões brasileiras de filmes, etc) foram optando por outras empresas que cobravam mais barato: A FOX manda seus produtos para São Paulo, A Disney para Delart no Rio, a Warner para Wan Macher, a Sony para Cine Video e até a mexicana Televisa não utiliza mais os serviços da empresa, enviando suas novelas para serem dublados na BKS em SP. Nos ultimos tempos, a Herbert dublava o que sobrava da Universal, Warner e Paramount. Alguns trabalhos a conferir são o filme O Gangster, a série Entourge e Jogos Mortais V.
A informação mais proxima da verdade, é que para Dublagem, o estudio não esta produzindo nada, apenas alugando os estudios para filmagens de longas metragens, mas os estudios de dublagem estão com as produções paradas.
Uma pena que , por dinheiro, as distribuidoras mandam filmes, series e desenhos serem produzidos por empresas que cobram barato, mas oferecem dublagens com gosto duvidoso.

ADENDO: Infelizmente a noticia é verdadeira, após a morte do dono da empresa, o Sr. Herbert Richers, a empresa de dublagem Herbert Richers S/A fechou as portas devido a aos problemas citados acimas e outros desconhecidos do grande publico.

Nenhum comentário: