Páginas

sábado, 3 de abril de 2010

GENIO DO CINEMA

orson welles

Sempre que sai uma lista dos melhores filmes de todos os tempos, o top of the top é Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941) dirigido por Orson Welles
Segundo os criticos, é o filme que todo o estudante de cinema tem que ver (eu vi e é muito bom), pois é uma verdadeira aula de roteiro, fotografia, interpretação, iluminação e todo o conjunto que forma uma obra cinematografica.
Basicamente é a história de vida de um milhonario e a construção de um grande império das comunicações muito semelhante aos que existem hoje (voce sabia que a fabrica de eletrodomesticos GE é dona da Universal Pictures?). Era muito semelhante a vida de Willian Randalf Herst milionario que na epoca fez de tudo para que o filme de Welles fracassasse e ele conseguiu.
Nada que abalasse o jovem topetudo Welles que ganhou a fama ao fazer uma interpretação do livro Guerra dos Mundos no radio tão perfeita que a população que estava ouvindo sairam em polvorosa de suas casas achando que o mundo estava acabando (veja bem, o radio era o unico instrumento de comunicação para massas, fora o cinema, que existia).
As portas estavam abertas para Orson, que aos 26 anos realizou Cidadão Kane, ele dirigiu, co-roteirizou, produziu e estrelou o filme. Após o fracasso comercial do filme ele passou uma temporada em nosso país para filmar o carnaval e as belezas da Amazonia.
Dirigiu poucos filmes e atuou em mais alguns mas provou que a pouca idade nem sempre é sinal de imaturidade, que o diga Cidadão Kane que não fez o sucesso na epoca, mas que com o passar dos anos acabou se tornando A obra prima do cinema.

Nenhum comentário: