Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

30 ROCK E A NOVA COMÉDIA AMERICANA


Quando eu sento em frete ao computador e assisto uma série para dar boas gargalhadas a única que faz eu rir muito é 30 Rock. Já exibida na Record com o titulo de Um Maluco na TV, esse seriado estreiou em 2006 como um presente da NBC para a roteirista Tina Fey, que fazia um grande sucesso no programa Saturday Night Live (um tipo de Zorra Total que já está no ar a quase 40 anos na TV Americana). Tina se tornou a primeira roteirista chefe do show, e suas memórias dessa época foram transportadas para dentro do seriado. Ela faz o papel de Liz Lemmon, uma quarentona chefe de roteiristas que tem que lidar com o ego inflamado do novo astro do programa, Tracy Jordan, tambem ficam no seu pé, a estrela Jenna Morone, que a todo custo não quer ficar velha (seu momento máximo é quando ela faz um teste para Gossip Girl e quando descobre que é para fazer a mãe de um dos personagens, ela surta). Também tem o chefão da emissora, Jack Donaghe (Alec Baldwin, hilário). Muitos outros personagens ganham destaque a cada episódio, como o excentrico Kenneth, que não se sente bem quando não é mandando por alguém.
O show mostra os bastidores de um falso programa e a gente percebe quando os escritores alfinetam ou homenageiam alguém. Outro destaque é a participação especial de muitas estrelas de Hollywood, que adoram o tom acido da série como Jennifer Aniston, Oprah Winfrey, Julianne Moore, Matt Damon, Woopie Goldberg e muitos outros.
30 Rock faz parte do novo estilo da TV Americana em fazer os seriados de comédia. Quando I Love Lucy fez a sua estreia a mais de 50 anos, estava criado um novo tipo de programa: as sitcons. A comediante Lucy Davies criou o estilo que até hoje, aos poucos é verdade, é utilizado, os espisódios são gravados na presença de uma platéia que ri e as vezes participa da ação, com 3 cameras gravando ao mesmo tempo. Hoje, os seriados são gravados como no cinema, com um camera, com cortes rápidos, sem a necessidade de risadas ao fundo e uma edição agil fazendo com que nós assistimos os pensamentos dos personagens em quadros bem rápidos.
Os estudiosos do assunto dizem que a ultima grande sitcon no formato tradicional foi Friends, que foi encerrada em 2004 após 10 anos no ar, mas duas séries que estão sendo exibidas algum tempo tentam resistir a essa teoria: Two and the Half Man e How I Met Your Mother, mas elas não possuem audiências significativas dos tempos de Sienfield ou mesmo da já citada Friends.
Mas, mesmo possuindo todas as qualidades que tem, 30 Rock não consegue ter um boa audiência, são “apenas” 5 milhões de pessoas que assitem quando o ideal para a NBC é acima de 10 milhões, e dizem as más línguas, que o programa só é mantido no ar por que ele é sucesso de critica. Não consigo entender por que esse programa não é prestigiado em sem país de origem, ele é muito engraçado e sua protagonista, Tina Fey é hilaria. Com 37 anos, Fey só está experimentando o gosto do sucesso após muito ralar. Seu sonho de ser roteirista se realizou aos 27 anos ao ser contratada para a equipe do Saturday e cair nas graças de seu produtor Lorne Richards. Ela foi considerada a principal responsável em renovar a atração, tanto é que acabou se tornado a lider da equipe. Neste meio tempo tambem escreveu a comédia Meninas Malvadas (aquele filme com a Lindsay Lohan se revoltando contra as patricinhas da escola, Tina faz o papel da professora que acaba com o professor negro). Sem ter uma beleza extraordinária - ela faz o tipo comum – Tina é a prova viva que nem sempre ser lindo significa que você vai vencer na vida, um pouco de sorte tambem ajuda.


SOBRE 30 ROCK:

O BOM:
Uma série engraçada, agil, com uma protagonista loser e que mostra os bastidores da televisão, como não gostar disso?
O RUIM:
Particulamente não achei nenhum defeito no seriado. Atrevo-me a dizer que ela é perfeita.
EPISÓDIO DESTAQUE:
Nesta 5a temporada, o quarto episódio foi exibido ao vivo para os EUA e fez uma homenagem a: siticons! Com direito a risadas e tudo mais!

Nenhum comentário: