Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2011

NENHUM MAR DE ROSAS


OS NEM SEMPRE AGRADÁVEIS BASTIDORES TELEVISIVOS

Eles estão sempre sorrindo, sempre se elogiando. Mas, assim como no dia-a-dia do nosso emprego, na televisão tambem ocorrem brigas, discuções e ofensas de todo tipo. Sendo atores e atrizes expostos constantemente, o falatório é maior ainda. Nas história da televisão muitas indeferenças entre elenco e diretores foram revelados com o tempo, mostrando que nem tudo é uma mar de rosas.

Na clássica série Jornada nas Estrelas (1966) o personagem mais exposto era o capitão Kirk (Willian Shetner). O louro sempre ficava com as maiores e melhores falas e toda a atenção (na verdade toda a série daquela década era focada no protagonista) deixando um espaço minimo para o restante do elenco. Até o dia que Leonard Nimoy, que fazia o Spock, se rebelou e travou algumas batalhas com o criador Gene Rodemberry reivindicando mais espaço. Toda a reclamação gerou um mal estar que dura até hoje. Eles se tratam como verdadeiros cavalheiros, com muito respeito, mas a amizade fora das telas... é outra coisa.

Na linha de protagonistas que não se dão bem, em Lois & Clark - As Aventuras do Superman (1993), Dean Cain e Teri Hatcher interpretaram o casal protagonista que se amavam somente para nossos olhos. Os dois viviam discutindo e dizem as más linguas que Teri ganhava comportamento de diva por sua personagem ser bastante querida pelo publico. Quem se odiou publicamente foi Cybill Shepard e Bruce Willis que faziam o casal de detetives apaixonados em A Gata e o Rato (1986), a quimica entre os dois na telinha não se repetiu deste lado de cá da tela. Até mesmo na minha favorita série Buffy - A Caça Vampiros rolou estresse. A pouco tempo, Sarah Michelle Gellar revelou que o motivo de ter não aceitado renovar seu contrato com o show, foi o criador Joss Whedon, que brigava e gritava com a estrela quando algo não acontecia como ele havia planejado. Essa decisão de Sarah, prejudicou sua relação de amizade com Allyson Hannigan (Willow) e Nicholas Brandon (Xander).

Não deixa de ser uma decepção para os fãs que costumam não separar vida real da vida de celebridade. Os casos de ódio entre artistas não é exclusividade dos seriados americanos. Nas novelas globais um dos poucos casos que vazaram para impressa veio da novela Por Amor (1997). Milena (Carolina Ferraz) e Branca (Susana Vieira) eram filha e mãe que não se suportavam. Este desgosto de ambas era real. Mesmo assim, Manoel Carlos faziam questão de escrever grandes cenas para essas duas atrizes que interpretaram grandes momentos.

Diferente da Globo, que faz tudo para abafar casos de barracos em seus bastidores, na maior produtora de telenovelas mundiais, Televisa, é tudo escancacarado. Existe um boato não confirmado que Adela Noriega e Fernando Columga que faziam lindas cenas de amor em Amor Real (2003) simplesmente não se suportavam ao ponto de ambos se negarem a trabalhar com o outro novamente. Essas fofocas aumentam a medida que a impressa marrom divulgava informações, não confirmadas, que os dois não comentam muito esse trabalho. Um barraco sem precedentes agitou os bastidores da novela Mundo de Feras (2006). A vilã maior da história feita por Edith Gonzalez judiava muito da moçinha Mariangela (Gaby Spino). A antipatia entre a duas foi imediata - dizem que Edith não queria que a beleza de Gaby ofuscasse a sua - e, o que começou com pequenas implicanças diarias, acabou em agressão fisica quando, nunca cena de discussão, Edith esbofeteou o rosto de Gaby de verdade. A então atriz iniciante na Televisa teve que engolir a seco a provocação. Mas o castigo veio a cavalo. Quando Mariangela deixa de ser a grande bocó da história e se transforma numa nova mulher, outra cena de barraco é gravada e desta vez, Gaby da um tapa na cara de Edith que faz doer a quem assiste a cena (procure no Youtube). A bela atriz deu uma entevista onde diz que a posição onde sua colega estava acabou levando ao incidente. Sei...

Por mau comportamento, a gigante mexicana não tem medo de dispensar nem mesmo os protagonistas de uma novela! A atriz Sara Maldonado tinha tudo para se tranformar numa grande estrela da casa, mas... Durante as gravações de sua primeira novela na empresa como protagonista, Tormenta en el Paraíso (2007), a jovem atriz chegava atrasada as gravações e estava dando ataque de estrelismo. Resultado? O produtor do melodrama não pensou duas vezes e dispensou a atriz na reta final das gravações. Sua personagem morreu carbonizada. O rumo que a história tomou foi fazendo o galã terminar sozinho. Parece que Sara é bem problematica. Nos ultimos dias foi anunciado que a atriz sairia da novela Aurora da Telemundo pelos mesmos motivos. Detalhe, nessa produção ela tambem é a protagonista. Uma das novelas mais problematicas de todos os tempos foi Mar de Amor. Este amor só funcionava no nome, pois seus bastidores eram um verdadeiro inferno. Durante as primeiras gravaçoes a equipe começou a criticar o comportamento de diva do galã Mario Cimarro. Se não bastasse o cara destratar os funcionarios, ele e a atriz Ninel Conde discutiram na primeira cena em que contacenaram. No script dizia que a personagem de Ninel dava uma bofetada em Mario e ele se negou a gravar a cena, dizendo que aquilo não cairia bem para seu personagem. A produtora da trama, Natalie Dupertiex engoliu muito sapo do ator que culminou na saida de cena de Mario que se tornou persona non grata na Televisa, e na mais recente produção onde o moço atua, Los Herderos del Monte, ele tambem já arranjou confusão. E Natalie parece que não está com sorte, sua mais recente história, Rafaela, possui indicies de audiencia insatisfatorios para a empresa mexicana. A solução encontrada pela produtora é matar metade dos personagens e arranjar um novo galã para mocinha. Apesar de não haver nenhuma confusão no estudio, o clima não deixa de estar pesado.

Como tudo na vida, nem sempre as coisas são como a gente gostaria que fosse.

Nenhum comentário: