Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

SIMPLESMENTE SUBLIME!




O nome do meu blog é uma homenagem a minha banda favorita, Sublime. Badfish é o nome de uma canção do primeiro album dos caras. Formada em 1988 por Bradley Nowell (vocais e guitarra), Bud Gaugh (batera) e Eric Wilson (baixo) o grupo inovou na epoca por apresentar uma contagiosa mistura de rock, ska, reggae, hardcore e punk rock. Mas toda a história tem um inicio e, as vezes, um fim trágico...

Brad desde de cedo apresentava um comportamento inquieto e desobediente, agravou quando seus pais vieram a se separar quando ele tinha 10 anos. Aos 13, passou as férias com pai nas Ilhas Virgens e nessa epoca foi apresentado ao reggae. Então ele aprendeu a tocar guitarra, como seus idolos Bob Marley e Jimmy Hendricks, manjando um pouco desse instrumento resolveu montar uma banda chamada Hogan's Heroes em que um dos integrantes era o baixista Eric. A amizade dos dois fez com que eles decidicem levar a carreira a diante montando o Sublime. Ao fazerem inumeros shows em bares universitarios, e pequenos festivais Estados Unidos afora, veio a oferta de uma média gravadora para gravarem um disco, o resultado foi 40 oz To Freedon (1992), um album muito elogiado que, em suas 22 canções, não deixa a peteca cair. Entre as musicas de destaques estão a que da o titulo do disco, "Badfish", "Chica Me Tipo", "Right Back", "Hope" e a polemica "Date Rape" que fala sobre um dia em que uma garota é estuprada que também é o primeiro sucesso da banda. 

A propósito, esse primeiro trabalho é repleto de musicas que falam sobre mulheres traíras, drogas e sexo. O titulo posterior da discografia do grupo é Robbin the Hood (1994) seu trabalho mais experimental. Repleto de samples, este disco apresenta muitos elementos da musica negra com a presença de rap como em "Cisco Kid", o disco é menos reggae e ska e mais rock. Não agradou muito por apresentar entre suas faixas gravações de um homem que parece estar bebado e algumas conversas entre os integrantes. Nesse meio tempo entre 40 oz e Robbin a vida do vocalista Brad ia de mal a pior. Apesar dos caras estarem fazendo consideravel sucesso, as drogas falavam mais alto e o vocalista acabou viciado em heroína. Curiosamente, numa das canções chamada "Pool Shark", Bradley conta a sua destrutiva relação com a cocaína e chega até a profetizar seu fim quando canta "one day i'am gone loose the war..." (um dia eu vou perder a guerra).

Não demorou muito para ele perder a guerra contra as drogas quando foi achado morto por overdose. Foi em 1996 pouco após o lançamento de Sublime. O disco fez um enorme sucesso na epoca e estourou aqui no país em 1997 com os hits "Santeria" e What i got". Ele não chegou a ver sua criação se tornar famosa em todo mundo. Nem chegou a gravar clips das outras musicas famosas do album como Wrog Way e Doin Time (ele aparece em imagens de arquivo simulando uma alma que observa os amigos). Os integrantes remanescentes tiveram lás seus momentos de fama, mas decidiram acabar a banda formando a Long Beach Dub All Star sem um vocalista fixo. Depois de muito tempo, quase uma década, Bud e Eric escolhem um novo vocalista, Rome Ramirez e voltam a fazer shows. A familia de Brad, não altorizou os caras a usarem o nome Sublime. Por isso a banda está sendo apresentada como Sublime With Rome (Sublime com Rome). Por enquanto não há noticias sobre um possivel novo album, apesar de terem gravado uma nova musica chamada Panic. Eles não pararam de fazer shows e se apresentaram no Brasil no final do ano passado. O sucesso, inesperado para os caras, fizeram reorganizar a agenda deste ano fazendo uma turne no Brasil, entre as cidades vizitadas estão a nossa cidade sorriso Curitiba no festival Lupa Luna.

O show era para ser iniciado as 0H40, mas um problema, não explicado por sinal, apresentado por Dinho Ouro Preto do Capital Inicial fez o show dos caras ser adiantado para 22h15. Debaixo de uma forte chuva que tomou a capital paranaense sabado a noite, hits foram cantados em unissono por uma, para minha surpresa, animada platéia. Na saidera, chamaram um cara da platéia para cantar o sucesso "Santeria" e foram muito aplaudidos e congratulados. Infelizmente, não cantaram duas das minhas musicas favoritas, "Romeu" e "Get Out!" (mas pelo menos rolou a minha querida "Right Back"), mas não dá pra pedir muito, o fato do Sublime ter voltado já é motivo de comemoração suficiente.


Nenhum comentário: