Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

DESCANSE EM PAZ: A SETE PALMOS




Todo executivo de TV quer ter um grande talento em seu elenco. Seja atores, diretores, equipe técnica, principalmente, escritores, já que são eles que fazem a magia acontecer. Foi com esse idéia que a HBO (um dos maiores canais por assinatura do mundo) contratou Alan Ball no inicio dos anos 2000. Ele é roteirista responsavel pelo grande sucesso de critica que foi o filme Beleza Americana. A pelicula registrava a decadencia enfrentada na classe média americana, onde cada membro de uma familia anceia esconder sua infelicidade das pessoas.

Contratado pelo canal, Ball criou o script de A Sete Palmos (Six Feet Under). Assim como na vida pessoal do autor, a morte é o tema principal dessa série unica. Tudo gira em torno da familia Fischer. Seu patriarca, Nataniel (Richard Jenkins) morre inesperadamente logo na primeira cena. Sobra para matriarca Ruth (a excelente atriz Frances Conroy) assumir as redeas familiares trazendo todos para perto novamente. A começar pelo primogenito Nate (Peter Krause) um cara entrando na faixa dos 40 que inicialmente rejeita que tem que assumir os negócios da familia, uma casa funerária. Ele prefere deixar tudo nas mãos controladoras do irmão do meio David (Michael C. Hall). Gay não assumido e frequentador assiduo da igreja, David tem um caso com o policial negro Keith (Mathew St. Patrick) um homem carinhoso com seu companheiro que tenta a todo custo fazer o namorado sair do armário. Completa a familia a adolescente Claire (Lauren Ambrose). Dona das tiradas mais acidas e sarcatiscas do seriado, Claire vive a adolescencia de forma louca encarado a iniciação no mundo do sexo e drogas de modo que nenhum pai gostaria de ver com um filho. A trama do show não é somente centrada na familia Fischer, no primeiro episódio Nate conhece no aeroporto a descolada Brenda (Rachel Griffts). Com uma familia desfuncional, Brenda escandalisa a todos com seu comportamento frios, distante e bipolar. Seus pais foram hippies e seu irmão, desde cedo acompanhando a rotina de drogas e bebidas deles tem surtos pscicológicos e tendencias incestuosas. Nataniel ao ver o desinteresse dos filhos paro o negócio da casa funeria ajuda nos estudos do jovem Frederico (Freddie Rodriguez), um rapaz que cuida da preservação e embelezamento dos corpos assim que chegam do necrotério. Ele é casado com a temperamental Vanessa (Justina Machado).

A primeira temporada basicamente ajuda a apresentar a personalidade de cada personagem. Na narrativa do seriado é apresentado ao inicio de cada capitulo uma morte e elas sempre servem de fundo para o drama que viria a ser apresentado a seguir. Tambem possuia um toque de fantasia ao apresentar o personagens conversando com os mortos e eles os aconselhando. Isso deu um toque de humor negro a série que, pelo tema apresentado, teria tudo para ser triste e chato como a morte de alguem. O grande destaque do show era seu elenco afiado. Sempre a ponto de explodir e gritar com alguem seus personagens foram unicos a começar pela mãe Ruth. Ela foi a mais que mudou e amadureceu. De mae dedicada a alguem que não tem medo de viver tendo um caso com seu patrão, um ex-namorado, um garotão esquisito e finalmente, George (James Cronwell). Brenda tambem foi um dos destaques por sempre estar envolvida em situações provocadoras, como na segunda temporada onde ela entrou numa expiral de sexo sem compromisso após o rompimento com Nate. Não que os outros não tiveram seus momentos, para mim, eles foram os destaques.

A Sete Palmos foi produzida de 2001 (estreou em 03 de Maio) a 2005 e foi, ao lado de suas companheiras de emissora Familia Soprano e OZ, uma das poucas séries que tratava sem pudor temas como sexo, aborto,violencia, religião, consumo de bebidas e drogas. Foi uma revolução sem precedentes nas história da TV americana, sempre puritana. Com certeza abriu um leque de possibilidades e hoje é comuns cenas de romance entre pessoas do mesmo sexo (coisa que a "liberal" TV brasileira só exibiu esse ano na novela Amor e Revolução do SBT). Falando no SBT, essa é a emissora que exibe o seriado nas madrugadas de domingo para segunda as 3 da manhã com uma dublagem primorosa realizada nos estudios Wan Macher no Rio de Janeiro. Todas as temporadas já foram lançadas em DVD.

Elenco da série: Merecidamente Premiado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, como eu a mo a serie A SETE PALMO. Sou afã de carteirinha dessa serie.