Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012

LISTA: 15 ABERTURAS DE SÉRIES INESQUECIVEIS

Sempre tive um fascínio pelas aberturas dos seriados. Esta apresentação dos atores e do universo ao qual a atração se propõe, aos poucos está sendo extinto na TV americana. Se antes as aberturas duravam quase dois minutos, hoje estão representadas por curtas vinhetas de cinco ou dez segundos. Os créditos com os nomes dos atores vem logo em seguida já durante as cenas iniciais, são reflexos dos novos tempos onde tempo é dinheiro. Qualquer minuto "perdido" significa que os telespectadores possam mudar de canal. A lista abaixo é baseada no quão marcante as aberturas das séries podem ser. Segue a lista, em ordem alfabética. Ah, são séries que eu assisti ou assisto, aquelas como as aberturas de Hawai 5.0 ou As Panteras, que são legais, não entram pois não acompanhei direito essas atrações.

A SETE PALMOS (SIX FEET UNDER, 2001):
O marcante toque inicial de piano seguido do tema criado por Thomas Newman anunciam o clima mórbido e angustiante que a excelente série A Sete Palmos nos passa. Por ter sido exibido na HBO, canal a cabo, a abertura caprichada da serie dura um minuto e quarenta e passa toda a sensação do que a morte representa em nossa vida.



ANGEL (ANGEL, 1999):
Um som de violino é marca registrada da sequencia de abertura de Angel, o seriado do vampiro com alma que até hoje é lembrado com carinho pelas fãs.


ARQUIVO X (THE X-FILES, 1993):
A série simbolo dos anos 1990 talvez seja a mais marcante desta lista. O assovio tétrico criado por Mark Snow virou sinônimo de suspense e mistério, tudo o que tornou Arquivo X no fenômeno que foi.



BARRADOS NO BAILE (BERVELY HILLS, 90210, 1990):
Essa é a mais diferente das aberturas dessa lista, pois por ser direcionada ao publico jovem, mostra os personagens felizes e pousando para as câmeras. Por ser exibido na Globo, que cortava as aberturas substituindo por uma vinheta feita pela própria emissora, as varias aberturas de Barrados nunca foram exibidas na TV aberta.


BUFFY - A CAÇA VAMPIROS (BUFFY - THE VAMPIRE SLAYER, 1997):
Minha série favorita não ia ficar de fora desta lista - exceto se fosse ruim - e o tema criado pela banda Nerf Harder é um empolgante hard rock que te contagia.



COMANDO ESPACIAL (SPACE -ABOVE & BEYOND, 1996):
Mesmo cancelada ainda na primeira temporada, o tema da série Comando Espacial é uma bela marcha militar que foi exibido nos primeiros episódios, pois foi substituído por um tema mais leve a medida que a audiência do seriado ia caindo (por que os produtores acham que as aberturas tem alguma coisa a ver com a audiência?).



EDIÇÃO DE AMANHA (EARLY EDITION, 1996):
Criado por W.G. Snuff Walder o tema de abertura da série é muito legal, o tipo de musica que fica na sua cabeça, ao mesmo tempo que mostra o clima de mistério do programa.



FRIENDS (FRIENDS, 1994):
Conhecida com uma das séries de comédia mais famosas de todos os tempos, o tema cantado pela banda The Rembrents traz os nomes dos atores em ordem alfabética mostrando as mulheres antes dos homens. 



GALÁCTICA - ASTRONAVE DE COMBATE (BATTLESTAR GALÁCTICA, 2003):
O remake da série dos anos 1970 ficou conhecida por não ter nada a ver com o original, a não ser nomes e certas situações. Ela foi alem e se transformou numa das melhores series dos últimos anos.  A abertura é um misto de musica erudita com batuques africanos.



JORNADA NAS ESTRELAS - A NOVA GERAÇÃO (STAR TREK - THE NEXT GENERATION, 1987):
Logo após se tornar um fenômeno da cultura pop, Jornada nas Estrelas ganhou uma nova chance na TV com um novo seriado que se tornou o programa mais assistido nos EUA nos 1990. A Nova Geração aproveitou o tema instrumental criado pelo mestre Jonh Willians para o filme lançado antes.



JORNADA NAS ESTRELAS - VOYAGER (STAR TREK VOYAGER, 1995):
Concebida por Jerry Goldsmith o tema de Voyager é quase como uma opera. Uma opera espacial. Um tema belíssimo de quase dois minutos.



MILLENNIUM (MILLENNIUM, 1996):
O trama do fim do mundo era explorada em Millennium, de Chris Carter. A abertura, por tanto, era um tema sobrenatural mesclado com cenas de destruição e morte. Adoro esta abertura.



PLANTÃO MÉDICO (ER, 1993):
O drama médico que elevou a qualidade técnica das series ao nível dos filmes hollywoodianos, sofreu do mesmo mal de Barrados no Baile e não teve sua abertura exibida na Globo. Abaixo, o vídeo é da oitavo ano da série já com o elenco bem modificado, afinal, foram 15 anos no ar muitos atores não aguentaram ficar durante tanto tempo.



THE OFFICE UK (THE OFFICE, 2001):
A série inglesa, que deu origem a uma bem sucedida adaptação americana, mostrava o cotidiano de um escritório na Inglaterra. A abertura é simples e simula um empregado indo para mais um dia de trabalho, acompanhado de uma trilha sensacional.



TRUE BLOOD (TRUE BLOOD, 2008):
O vocalista diz : "eu quero fazer coisas más com você" no refrão. Esse inspirado blues que abre a serie da HB0 True Blood transporta o telespectador ao clima quente e tenso da Louisiana onde a ação vampiresca se passa. 



2 comentários:

Unknown disse...

amei ver na sua lista um dos meus seriados favoritos a sete palmos muito lindo o texto os atores luxo

Khaoe Pacheco disse...

Uma série muito boa, a primeira que comprei todos os DVDs. Vale cada centavo.