Páginas

domingo, 19 de janeiro de 2014

CONSIDERAÇÕES SOBRE O SAG 2014

A entrega dos prêmios SAG (do sindicato dos atores americanos) realizada ontem, dia 18/01/2014, foi mais uma oportunidade de ver os artistas das series e filmes bem a vontade, bebendo, comendo e se divertindo. Foi uma premiação simples e rápida (duas horas de duração contra três do Oscar) e uma diferença interessante entre as outras entregas de prêmios: não ha apresentador. Os atores apresentam os indicados, entregam o premio e pronto. 

Brian Cryston

Na área da televisão, era de se esperar que a elogiada  Breaking Bad saísse vitoriosa dos principais prêmios como melhor ator para Brian Cryston e melhor elenco em serie dramática. Havia uma grande torcida para que Anna Gunn levasse como melhor atriz, mas a dama inglesa Maggie Smith levou por sua atuação sempre impecável em Downton Abbey. Por conta de sua idade avançada, ela não compareceu ao evento. Me decepcionei um pouco na categoria series de comédia, pois minha favorita 30 Rock não levou nenhum premio a que foi indicada. Ao menos, outra de minhas atrizes favoritas levou como melhor atriz em series de comedia, Julia Loius-Dreyfus pela acida e brilhante Veep. Modern Family levou nas outras categorias (ator em comedia e elenco). Em todas as premiações que prestigiam os telefilmes, Michael Douglas ganha por seu papel em Behind the Candelabra e ele fez um emocionado discurso dizendo que seu par na produção, Matt Damon, é que devia estar no palco.

No cinema, a bela Lupita Nyongo levou como atriz coadjuvante pelo drama 12 Anos de Escravidão. Cate Blanchett não acreditava que recebeu o troféus das mãos de Robert Deniro como melhor atriz. E quem diria que o fato de ser muito bonito pode atrapalhar a carreira de alguém? Jared Leto havia deixado a atuação de lado pois não conseguia bons papeis no cinema por causa de sua beleza. Ele levou o premio como ator coadjuvante por Clube de Compras de Dallas e seu companheiro de elenco Matthew McConaughey como melhor ator. Os dois emagreceram vários quilos e entregaram interpretações elogiadas como dois sujeitos com AIDS (Leto como travesti).    

Matthew McConaughey, Cate Blanchett e Jared Leto


Lupita Nyongo

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a entrega do premio especial pelo conjunto da obra pela carreira da atriz Rita Moreno. Esse premio só é entregue aos atores que ganham os cinco grandes: Emmy, Oscar, Tony, Grammy e Globo de Ouro. Jamais eu imaginava que esta atriz havia feito tantos trabalhos. Eu a conhecia como a irmã Peter Marie da série OZ. Seu amigo Morgan Freeman entregou o premio emocionado.  A temporada das premiações ainda não acabou. Temos pela frente o Grammy e o Oscar.


a emocionada Rita Moreno


Nenhum comentário: