Páginas

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

MÁS COMPANHIAS: ALBUM DE FAMILIA

EUA, 2013. DIREÇÃO: JOHN WELLS                                  

COM MERYL STREEP, JULIA ROBERTS,
EWAN MCGREGOR, JULIETTE LEWIS,
CHRIS COOPER, BENEDICT CUMBERBATCH,
SAM SHEPARD. DERMOT MULRONEY,
JULIANE NICHOLSON, ABIGAIL BRESLIN






Se os nomes do elenco não são o suficiente para te levar ao cinema para ver este Álbum de Família, fique você sabendo que este é um filmaço com f maiúsculo. Um tipo de drama que a gente vê ou em filmes independentes ou em series de TV a cabo. Uma produção forte e impactante.

O pai da família Welston morre e todos se reúnem para o velório. O problema é que a mãe Violet (Meryl Streep, mas uma vez indicada ao Oscar de melhor atriz) está com câncer na boca e fica viciada em remédios para dor. Esta condição faz ela dizer tudo o que pensa e acaba ferindo todos ali presentes. A filha preferida dela (ela não faz questão de esconder) é Barbara (Julia Roberts, também indicada ao Oscar) que aparece lá junto ao marido Bill (Ewan Mcgregor) e a filha adolescente Jean (Abigail Breslin). Barbara é desbocada, esta estressada e passa por um crise no casamento já que seu marido pulou a cerca.


A filha de Violet mais retraída é a timida Ivy (Julianne Nicholson) que esconde de todos o romance que vive com o primo em primeiro grau pequeno Charles (Benedict Cumberbatch). Esse romance é proibido por sua austera mãe Mattie Fae (Margo Martindale) que sempre maltrata o filho para o desespero do marido Charlie (Chris Cooper). De Miami chega a filha destrambelhada de Violet, a extrovertida Karen (Juliette Lewis) que esta de casamento marcado com o folgado Steve (Delmot Mulroney). Toda essa gente problemática reunida só poderia dar um resultado: confusão. Com a lingua ferina de Violet não sobra para ninguém tanta farpa e tanto veneno que culmina naquela cena do poster onde filha e mãe se  engalfinham. 





Baseada numa peça de teatro escrita por Tracy Letts (também ator, visto na terceira temporada de Homeland como o senador Andrew) o filme é um daqueles estilo lavação de roupa digna de famílias quando reunidas. Claro que a dinâmica toda funciona graças ao talentoso elenco. Tanta gente boa reunida num filme é difícil ver. Meryl Streep como sempre soberba, quase sem maquiagem entrega uma Violet maldosa e as vezes irônica. Julia Roberts surpreende como a unica filha que enfrenta a mãe e está passando por uma crise com o marido e filha. As personagens femininas dominam a história, resta o escocês Mcgregor e o inglês Cumberbatch ficarem a sombra de tanta atriz sensacional. 

NOTA 10

Nenhum comentário: