GLOBO ANUNCIA "NOVA" PROGRAMAÇÃO E CANAL SONY SE RELANÇA.
Um evento cheio de pompa e circunstancia com direito até mesmo um programa especial chamado Vem Aí, anunciou as novidades da rede Globo para 2014. Como é sabido, ha anos a emissora faz o lançamento da "nova programação" nos mês de abril todos os anos, pois, segundo uma das eternas lendas brasileiras, o ano começa após o carnaval. O termo nova programação em cima esta entre aspas por que me pergunto: será que realmente é tudo novo?
Quem é mais atencioso tem notado sutis diferenças nos ultimos tempos, é verdade, entre elas, as chamadas dos programas que estão mais criativas. O anuncio de filmes parecem mini trailers. Outro mudança significativa é que a emissora agora foca o tal publico chamado nova classe média que, verdadeiramente, move a economia do país. Essa nova pero no mucho Globo está sendo comandada por Carlos Henrique Schroder homem que tem carta branca para mandar e desmandar na programação. "tem que ousar", disse Carlos Henrique na coletiva de impressa. Duas grandes sacudidas que o diretor geral deu até o momento foram a troca de horario da Sessão da Tarde com o Vale a Pena ver de Novo e a mais sentida foi a mudança da novela das oito para nove . Uma estratégia para os novos tempos onde as pessoas estão chegando cada vez mais tarde em casa.
A parte que chamou a atenção no especial Vem Ai exibido ultima quinta feira, foi o maior investimento da emissora em séries. Pois é, antes usadas como tapa buracos, os seriados voltam com um novo gás a programação, ainda que sejam produções brasileiras. A recém encerrada A Teia foi uma prova do que vem por aí. O seriado foi uma aposta arriscada que deu certo. Inovou com sua trama - altamente inspirada nos enlatados americanos como a impressa se refere pejorativamente as series de TV - e formato com uma bela fotografia, personagens bens construídos e linguagem mais pesada. Abriu o caminho para novas series policiais que vão estrear ao longo do ano. No mais, tudo pareceu mais do mesmo com o anuncio de novas novelas, pacotes de filmes e programas de comedia. Essa nova Globo que vem surgindo une as necessidades de um novo publico (que é mais chegado em internet e TV a cabo) com o seu tradicional. Mas, fala sério, novidade mesmo seria colocar o programa do Luciano Huck domingos a tarde no lugar do "ja deu o que tinha que dar" Faustão.
Outro canal que está se reinventando é o Sony. Com um belíssimo novo pacote visual, o Sony vem com uma nova campanha chamada Sonyfiquece. Uma chamada com aquela trilha de fundo sentimental e uma locução dizendo frases de efeito como "disseram que tínhamos morrido", abre a nova fase do canal. Primeiro canal a exibir no Brasil series 24 horas por dia, o Sony veio perdendo publico e espaço com o advento da TV por assinatura e o surgimento de concorrentes. Dizem que o canal começou a perder o foco quando Friends e E.R. (Plantão Médico) entre outros, foram retirados pela Warner Bros. para fazerem parte da grade do canal do grupo, Warner Channel. A partir daí, o que se viu foi uma caída no ritmo (decadência é uma palavra muito forte) que se arrasta até hoje. No meio do mar de reprises de filmes e episódios de CSI, Revenge e Marvel's Agent of S.H.I.E.L.D, o canal deveria investir em novas atrações e deixar de insistir no mais do mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário