Páginas

domingo, 4 de maio de 2014

OS DIAS DE KHAOE

Este ano de 2014 será um ano bem diferente para os brasileiros. Sim, estou falando sobre a famigerada Copa do Mundo de Futebol um evento que era para ser orgulho para os cidadãos deste país, está se tornando uma verdadeira incógnita. Vai dar certo? As pessoas vão se envolver como nos anos anteriores? Se depender da impressa, com certeza. Todos os canais esportivos tem o direito de exibição. Na TV aberta, Globo e Band fazem o que podem para atrair o publico.

Mas alguém duvida que a Copa não vai parar o país? É um tipo de alegria que contagia. Não a mim. Desde que descobri que era ruim de bola e me encantei com a cultura pop, futebol deixou de ser interessante para mim. A Copa só é interessante pois vou ser dispensado mais cedo e não vou ter curso. Falta de paixão pelo Brasil? De jeito nenhum, é apenas uma questão de escolha. Hoje eu tenho maturidade suficiente para não criticar quem gosta de alguma coisa. Apesar de detestar esse tal de sertanejo universitário, não quer dizer que vou xingar que o gosta. Apenas no pensamento...


Uma onda nostálgica esta tomando conta deste ser nos últimos tempos. Ao ver o excelente documentário "Aconteceu...Virou Manchete"  que conta a trajetória de gloria e fracasso da Rede Manchete de Televisão, senti vontade de rever duas séries que fizeram parte da minha infância  adolescência. Os Cavaleiros do Zodíaco visto hoje em dia é cheio de defeitos, animação mal feita em muitos momentos, mas representa uma época e deu inicio a uma onda. É um desenho em que muitos fãs de anime adoram malhar, mas abriu portas para tantos outros virem que fizeram a alegria de muita gente. Outro desenho que voltei a ver foi Dragon Ball Z numa versão em alta definição em que fãs pegaram o áudio da dublagem e inseriram numa versão em inglês que impressiona pela qualidade da imagem. DBZ sempre foi um anime superior aos Cavaleiros em muitos aspectos (o mais notado era a animação cuja a Toei Company gastava mais grana) e até na historia ja que mostra a evolução de Goku e seus amigos ao longo dos anos. Os Cavaleiros sempre pecaram por serem muito repetitivos. Comparações a parte, ambas as series tem lugar reservado no meu coração de fã, não a toa estou revendo pela...sei lá, nem lembro de quantas vezes vi estas séries. Falando em Dragon Ball Z, quem diria que a versão revisitada da série que ganhou um banho de som e imagem chamado Dragon Ball Z Kai seria um fracasso no Brasil? Tudo culpa da dublagem. Praticamente houve uma troca de 80 % dos dubladores que desagradou os fãs que fizeram um boicote com a exibição do desenho no Brasil. Até mesmo o dublador do Goku, Weldell Bezerra, fez a voz do personagem para não decepcionar os fãs. Mas eu tentei ver esta nova verão e é ruim. São Paulo hoje em dia domina o mercado da dublagem o que resulta num mercado inflado onde muitos novatos sem carisma e sem uma voz marcante fazem trabalhos importantes.




Numa semana em que o racismo virou alvo de manchetes nos jornais, revistas, sites e redes sociais, vai a pergunta: Você acha que isso vai ter fim um dia?

Nenhum comentário: