Páginas

domingo, 29 de março de 2015

MÁS COMPANHIAS



INTERESTELLAR. EUA, 2014                                                      
DIREÇÃO: CHRISTOPHER NOLAN
COM MATTHEW MCCOAUGHEY, ANNE HATHAWAY,
MICHAEL CANE, JESSICA CHASTAIN, ELLEN BYRSTEN


NOTA 10

Muitas pessoas torcem o nariz para gênero cinematográfico da ficção cientifica, mesmo que, indiscretamente, os maiores sucessos do cinema nos últimos anos tem um toque de ficção. Mas, as vezes, perdemos grandes historias apenas por preconceito. Eu sempre abracei o gênero desde que me tornei fã de Jornada nas Estrelas, Star Wars e Galáctica, no já distante ano de 1990 na Sessão Espacial da Rede Manchete. De lá pra, assisti grandes produções, li ótimos livros e vi incríveis series de TV. Ainda sim, este Interestelar impressiona. São mais de duas horas e meia de filme muito interessante e bem realizado.

Como manda a cartilha de 8 em cada 10 filmes atualmente, a humanidade corre risco de extinção graças a escassez de produtos para os humanos viverem e o ar cada vez menos respirável. Então, uma equipe de cientistas e astronautas liderada por Cooper (Matthew McConaughey) e Amelia (Anne Hathaway) viajam pelo espaço atras de uma missão que, aparentemente, encontrou um novo sistema solar com condições de vida para os habitantes do planeta Terra viverem. 

Relação entre pai e filha: foco principal do filme

Resumi de melhor forma possível a trama por vezes intricada e intrigante criada por Nolan e seu irmão Jhonatan, pois o filme aborda outros temas como relação entre pais e filhos (grande alicerce do roteiro, por sinal), física, dimensões, espaço e tempo. Claro que, na tradição de Hoolywwod, as sequencias cerebrais são intercaladas com grandiosas cenas de ação. Mas aqui, essas cenas são discretas e elegantes, diferente do que Nolan mostrou na sua trilogia do Batman. O diretor reuniu um competente time de atores de primeira categoria que encaram a tarefa de deixar o filme mais mastigável a outras plateias que não são intimas de ficção cientifica. Alem de Matthew e Anne, temos a presença de Jessica Chestian, Wes Bentley, David Gyassi e os veteranos John Ligthow, Ellen Byrsten e Michael Cane.

As cenas chave e o grande final foram filmadas com a tecnologia Imax que proporciona ao espectador uma sensação unica ao ver esta super produção com efeitos especiais muito bem feitos e espetaculares. Mas, como em toda história SCI FI, o que vale mesmo, é a história que faz refletir sobre o futuro da humanidade.

Anne e Matthew: perdidos no espaço

Nenhum comentário: