Páginas

domingo, 26 de julho de 2015

LISTA: 10 SERIES CANCELADAS ANTES DA HORA



Esta semana recebi a triste noticia que uma das minhas series favoritas foi cancelada. A BBC decidiu não renovar Big School para a terceira temporada devido aos baixos indicies de audiência que o seriado alcançava. Isso não significa que esta serie era ruim, pelo contrario, era uma das melhores comédias em exibição. Isso me fez lembrar um fato lamentável no mundo dos seriados, nem sempre bons roteiros são garantia de sobrevivência.  Decidi relacionar outras séries canceladas antes delas mostrarem seu verdadeiro potencial.


BIG SCHOOL
CANCELADA NA 2ª TEMPORADA

A série que teve a coragem de rir do sistema de ensino publico da Inglaterra mesmo sendo exibida no canal do governo britânico, a BBC! Aqui, alunos e estudantes são interessados em tudo menos nas aulas, não muito diferente da vida real. Já conhecia o talento dos carismáticos atores Catherine Tate (The Office US) e Philip Glenister (Life on Mars, Ashes to Ashes e Mad Dogs) e eles me levaram a assistir essa comedia com a qual me encantei e virei fã. Mas o criador e protagonista do programa, David Willians, criou um personagem para sim totalmente fora da realidade, antiquado e cafona. Quem roubou a cena foi a veterana atriz inglesa Frances de la Tour (de A Invenção de Hugo Cabret e Vicius) como a diretora bebum e maconheira.





COMANDO ESPACIAL (SPACE: ABOVE AND BEYOND)
CANCELADA NA 1ª TEMPORADA

No auge da criatividade da dupla de roteiristas Glen Morgan e James Wong, a Fox deu uma chance para os dois apresentarem um novo projeto de serie de TV.  Responsáveis por episódios memoráveis de Arquivo X, a dupla apresentou o seu projeto de Space Opera (como carinhosamente são chamadas as series que se passam no espaço). O resultado foi Comando Espacial que invadiu as telinhas em 1995 numa super produção caríssima, mas que sempre balançou na audiência. Ao longo de seus 23 episódios, a trama do seriado foi mudando e novos rumos foram tomados, como deixar o ar mais sexy. Tudo em vão, infelizmente, a produção foi cancelada logo no primeira temporada.





CANCELADA NA 4ª TEMPORADA

Uma das mais interessantes séries já criadas está prestes a fazer 20 anos (!). Dentre as produções da lista, é a que mais teve episódios produzidos, num total de 90 episódios distribuídos em 4 temporadas. O que mais chateou os fãs do seriado foram as constantes mudanças realizadas pelos produtores em busca de audiência. Nem mesmo sendo indicada por uma associação que cuidava do que ia ao ar na TV americana como um exemplo de programa para ser assistido em família, Edição de Amanhã nunca foi um sucesso de audiência. A partir da segunda temporada, com a mudança no tom do enredo privilegiando a ação e humor, deixando de lado a interessante mitologia da série, fez crescer os indicies que garantiram uma sobrevida ao show. Infelizmente, tivemos a saída de Fischer Stevens fazendo o divertido Chuck o amigo da onça de Gary (Kyle Chandler) e a introdução de novos e desinteressantes personagens, o que acabou com a graça do programa.  Mas com certeza o que mais irritou os fãs foram as perguntas que ficaram sem respostas: de onde vem o jornal de amanhã? por que Gary? por que um gato traz o jornal? Entre outras... Esta série revelou o talento de Kyle Chandler o melhor ator da televisão, em minha opinião,  que pode ser comprovado nas series posteriores que o ator estrelou, Friday Night Lights e Bloodline.






ENLIGHTENED 
CANCELADA NA 2ª TEMPORADA

Lindando com temas delicados como depressão, a ótima Enlightened foi estrelada por uma inspirada Laura Dern (de Jurassic Park) no papel de Amy uma executiva estressada que surta e tem se reinventar como pessoa e profissional. Temendo ser processada, sua empresa a mantem no emprego, mas a torna persona non grata e a envia para um setor onde os esquisitos e desajustados estão. Lá, Amy faz amizade com o estranho Tyler (roteirista e diretor da maioria dos capítulos) e acaba se envolvendo em causas humanitárias. Aos olhos dos outros, Amy está chata, louca e obcecada e até mesmo sua mãe se incomoda com o comportamento da filha.  Infelizmente, e talvez por isso, a personagem acaba ficando chata de verdade tentando empurrar para os outros a sua nova filosofia de vida e implorando para resgatar as antigas amizades do escritório. Nisso, a própria serie acaba ficando um pouco sem graça, quando Amy poderia continuar tentando encontrar seu verdadeiro eu, os produtores apostaram na direção oposta. A audiência da serie da HBO, que já não era alta, despencou mais ainda. Um pena, este seriado tinha muito potencial.





FIREFLY
CANCELADA NA 1ª TEMPORADA

Joss Whedon tinha o mundo a seus pés. Buffy - A Caça Vampiros e Angel eram sucessos de publico e critica e o roteirista apresentou o projeto de Firefly um faroeste espacial muito legal que não passou de 19 episódios produzidos. O velho conhecido custo x beneficio ajudou a Fox a tomar a decisão de encerrar esta caprichada produção. A série ainda teve uma chance quando a Universal Pictures comprou os direitos do show e produziu um longa metragem chamado Serenety - A Luta Pelo Amanhã, tão bem feito quanto a versão televisiva.





FREEDOM
CANCELADA NA 1ª TEMPORADA

Uma das primeiras séries exibidas no acordo entre SBT e Warner Bros em meados do ano 2000, ficou conhecida como Freedom - Alem de Qualquer Liberdade e tinha um interessante plot: um grupo de resistentes se reúne em missões arriscadas para libertar a população de um regime militarista que tomou conta dos EUA.  Um trilha pesada e uma historia pessimista podem ter afastado a audiência da série que era muito bem produzida. Destaque para a atriz Scartlett Chorvat que fez Becca uma bela rebelde boa de briga.






FREAKS AND GEEKS
CANCELADA NA 1ª TEMPORADA

Repleta de artistas que hoje dominam as comédias (James Franco, Seth Rogen, Jason Siegel e o diretor Paul Fieg) a série Freaks and Geeks se passava na colegial mas não era nada superficial mostrando verdadeiros problemas enfrentados pelos adolescentes. O estilo cru e realista do show (em detrimento do paraíso que as escolas eram mostradas em filmes e series da época) afugentou o grande publico, mas não impediu que a série se tornasse um cult com o passar dos anos.






HELLO LADIES
CANCELADA NA 1ª TEMPORADA

Mais uma da HBO. Não é a toa que Hello Ladies foi cancelada na primeira temporada. Não tem atores bonitos e sarados no elenco (os principais são um grandalhão desengonçado, um cadeirante e um gordinho). Estralada pelo inglês Sthepen Merchant (co-criador das séries The Office e Extras) que faz Stuart um cara que quer encontrar a mulher dos sonhos logo em Los Angeles, a cidade mais cheia de gente bonita do mundo. Ao menos a HBO deu um final para o seriado produzindo um telefilme que encerrou a saga de Stuart e seus amigos.





MILLENNIUM
CANCELADA NA 3ª TEMPORADA

Também sofrendo com crise de audiência, Millennium foi uma série diferente e unica que marcou e deixou saudades.  Passando por três temporadas uma diferente da outra sempre sofrendo a pressão por audiência a série ficou ótima no segundo ano quando um pouco de humor negro foi injetado no enredo proporcionando momentos fantásticos para o maravilhoso ator Lance Herikensen no papel de Frank Black.




THE $TREET

Uma das poucas séries ao explorar o inescrupuloso mundo dos negócios de Nova York essa produção estava começando a engrenar quando a emissora que a exibia no EUA a cancelou com apenas 6 capítulos exibidos dos 12 produzidos. Os americanos puderam ver a serie por completo via You Tube enquanto aqui no Brasil todos os episódios foram exibidos via canal Sony. Hoje a série é lembrada por ter a bela e talentosa atriz Jennifer Connely em um dos papeis principais.





Nenhum comentário: