Páginas

domingo, 23 de janeiro de 2011

PODE UMA SÉRIE FICAR TÃO INTERESSANTE APÓS 12 ANOS NO AR?


A resposta é sim. Estreando em setembro de 1999 na rede de TV NBC, Lei e Ordem: Unidade de Vitimas Especiais (Law & Order: Special Victimits Unit) é, de longe, a mais interessante série da franquia Lei e Ordem. Indo ao ar em 1990 o primeiro Law & Order tinha como premissa mostrar o combate de policiais e advogados para acabar com a criminalidade. O diferencial do show é que a primeira parte de um episódio se encarregava de mostrar a investigação policial e a a parte final era o julgamento. A trama criada por Dick Wolf fez sucesso numa época em que os canais americanos apostavam em seriados policiais como Nova Yorke Contra o Crime, Homicidio: Vida nas Ruas e Crime em Primeiro Grau. Para Wolf, time que está ganhando não só não se mexe como se investe e ofereceu a NBC um spin-off (série derivada), nascia assim UVE.

Protagonizado por Chris Meloni (que na época se dividia entre as gravações de UVE e OZ onde fez o polemico personagem Christopher Keller) e Mariska Hartway (filha de atriz americana e empresário brasileiro) que fazemm respectivamente os detetives Stabler e Benson. Os dois fazem parte da Unidade de Vitimas Especiais da Policia de Nova York um departamento que investiga crimes sexuais envolvendo mulheres, crianças e outras vitimas. O programa começou como a série original seguindo a cartilha do criador tudo redondo e um pouco sem graça. Mas, assim como o vinho, o tempo só ajudou. A cada episódio, a cada temporada UVE foi ficando mais ousado e interessante. O fator sexo ajudou um pouco, como a maioria dos casos envolvem estrupo, existe uma certa tensão sexual no ar que prende a atenção.

Ao contrário da grande maioria dos seriados, UVE fica melhor a cada apresentação. Nesta temporada, a 12a, não houve um unico episódio chato. Os roteiristas preocupam-se em sair do óbvio e há pelo menos duas ou três reviravoltas por capítulo. Outra arma usada por Dick Wolf e equipe é convidar um astro bem conhecido para fazer participações especiais, ano passado foi Sharon Stone e este ano ja participaram Marcia Gay Garden, Jeremy Irons, Joan Cusack, Jennifer Love Hewitt e muitos outros. A vida pessoal de cada personagem não é muito explorada, assim quando os roteiristas o fazem é sempre uma surpresa. Nesta série, o que importa são os casos apresentados.

Com uma trama envolvente, histórias impressionantes e polemicas, Lei e Ordem: Unidade de Vitimas Especiais já entrou para história da televisão americana, tanto pelo tempo no ar, quanto pela coragem de mostrar o que poucas séries tiveram coragam de fazer: exibir o lado hediondo do ser humano.

Nenhum comentário: