Páginas

quarta-feira, 3 de abril de 2013

MONICA COMPLETA 50 ANOS


Ela é dentuça, baixinha e gordinha e encanta crianças de todas as idades a 50 anos. A Mauricio de Sousa Produções escolheu o mês de março para comemorar o aniversario da personagem de quadrinhos mais famosa do Brasil. Monica e sua turma não dão sinais de desgastes e suas historias se renovam a cada geração somando mais e mais leitores.

A partir das historias da Turma da Monica que comecei a minha paixão pelos gibis. Todos os fãs de quadrinhos possuem historias parecidas. Nós começamos com a Turma da Monica logo após começarmos a ler e quando ficamos adolescentes, partimos para uma leitura, digamos, mais madura como os comics americanos, mangas japoneses ou até mesmo os fumetti italianos.  Mas as criações de Mauricio de Sousa tem lugar especial no coração.

O desejo de muitos fãs se realizou: em Turma da Monica Jovem,  Cebolinha nao pratica bulling com a amiga e é apaixonado por ela. O gibi com o primeiro beijo deles bateu recordes de venda.


Mauricio começou sua carreira bem novo como repórter policial do jornal que veria a ser tornar a Folha de São Paulo. Mas não era exatamente as manchetes de crimes que o jovem gostava de cobrir. Ele era mais atento as tiras de quadrinhos que todo o jornal tinha. Apos muito insistir a grande chace de Mauricio veio e ele apresentou alguns personagens para uma tira diária. Seus primeiros personagens foram o cão Bidu e seu dono Franjinha. Logo já surgiu um garoto estranho com cabelos espetados e que falava errado. Claro que estou falando do Cebolinha. O personagem conquistou a todos. Mas numa tira publicada em março de 1963 apareceu uma garotinha mau humorada que se irritava com as provocações dos garotos e batia neles com seu coelho de pelúcia.  Assim como Cebolinha, Monica chamou a atenção e, em pouco tempo se tornou a estrela principal.  Tempos depois, Mauricio revelou que Monica foi baseada numa filha sua. E outros personagens que ele criou foram também inspirados em filhos, parentes e figuras de sua infância.

Num país que dá pouco valor a cultura e que de um modo geral as crianças não são estimuladas a ler, A Turma da Monica é fenômeno que dura 50 anos e que não para de vender revistinhas. Ainda que os novos tempos tenham abertos um leque de possibilidades como desenhos para TV a cabo, os gibis são o carro chefe da Mauricio de Sousa Editora que produz as historias de Monica e sua turma (a editora Panini cuida da publicação e distribuição).

É um clichê batido, mas a Monica é uma cinquentona em forma muito querida e amada que se reinventa de tempos em tempos (a Turma da Monica Jovem é um exemplo).

A Evolução da personagem que detem um numero expressivo de produtos com seu nome.

Nenhum comentário: