Páginas

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O SEXO NA HISTORIA DA TV


Uma das series mais elogiadas desta temporada tem sexo até no titulo. Em Masters Of Sex acompanhamos a real historia do Dr. Masters um homem que encarou a pudica sociedade dos anos 1960 para estudar o comportamento sexual humano. Mas até chegarmos nas sensuais cenas deste seriado, muito caminho se percorreu até aqui,

Nas primeiras produções seriadas, as emissoras abertas dos EUA eram proibidas de mostrar um casal casado dormindo numa mesma cama. Um exemplo clássico é o quarto de Lucy e seu marido Rick na sitcom I Love Lucy.
 Nesta época, as cenas de amor não passavam de selinhos. Mas teve um seriado que dava seu jeitinho e mostrava o protagonista sempre enroscado num rabo de saia. Em Jornada nas Estrelas - A Série Clássica, o Capitão Kirk (Willian Shattner) passou quase todos os episódios se engraçando com alguma fêmea, seja humana ou não. Uma cena simples para os dias de hoje causou polemica na época. Kirk é visto calçando sua bota na cama de uma garota. Mas essa não foi a cena que mais chamou a atenção para o show. O momento mais comentado foi a primeira cena de beijo inter-racial da história. Na época era comum negros viverem separados dos brancos, por isso de tanto rebuliço.



Durante as décadas de 1970 e 1980 o que houve com a TV foi o aumento da participação feminina. Até então, as mulheres eram meras coadjuvantes nos seriados até Mary Tyler Moore estrear e provocar a audiência com temas tabus. Aqui no Brasil, em 1979 a Globo exibia a revolucionaria Malu Mulher com Regina Duarte como protagonista. A personagem vivia separada e tinha seus namoricos. Para driblar a censura, as cenas eram subjetivas. Mas, para bom entendedor, meia palavra basta. Malu Mulher apresentou a primeira cena de orgasmo feminino com a câmera filmando a mão de Malu. Um seriado mais ousado, foi produzido na mesma época. Em Amizade Colorida, o fotografo feito por Antonio Fagundes Edu era para ser a versão masculina de Malu, independente e livre de compromissos. Uma das manias do personagem era andar de sunga pelo seu apartamento. Foi o primeiro sinal vermelho dado pela censura. A grande polemica foi num episodio onde Edu transa com mãe e filha. Não só a censura caiu em cima, mas uma liga de mulheres que defendiam moral e bons costumes. 



Uma associação parecida controlava o que ia ao ar na TV americana. Através de sua influencia, diversas retransmissoras do canal Fox americano boicotaram a exibição de Nova York Contra o Crime. O seriado apresentava uma realidade nua e crua das ruas da grande maçã. Palavrões mais pesados e cenas de sexo escandalizaram os conservadores. Isso só ajudou a aumentar a fama do seriado que durou 12 temporadas sempre provocando polemica. Mas este cenário iria mudar radicalmente. Com o advento da TV a cabo americana, os produtores resolveram produzir suas próprias histórias que, sem as restrições da TV aberta, puderam ousar mais. A primeira produção que chocou foi OZ de 1997. Até então a mais cara produção para TV, Oz contava a rotina de um presidio com cenas pesadas de violência, drogas, nudez e sexo entre homens. Foram seis temporadas polemizando.Outra produção mostrou uma nova independência feminina com as garotas de Sex and the City que transavam em todos os episódios. Também pela HBO foi ao ar A Sete Palmos outra série ousada com cenas de sexo que deixavam constrangidas as cenas exibidas no extinto Cine Privê. Todas as séries produzidas pelo canal tinham (e ainda tem) essa liberdade de ousar nas cenas sensuais, mas um seriado em particular falava mais abertamente sobre o assunto. Em Diz Que Me Ama de 2007, era mostrada a rotina de três casais e sua intimidade na cama. 



Enquanto os filmes com temas mais adultos são cada vez mais raros no cinema, na TV a cabo o sexo é explorado em quase todas as produções. Em Spartacus que vai estrear na Record em janeiro, a testosterona pulsa na tela com homens semi nus e cenas sensuais. Os gays e lésbicas não foram esquecidas com as marcantes Os Assumidos de 2000 e The L World de 2004. Polemicas, sensuais, mas não explicitas, as cenas de sexo na teve estão cada vez mais presentes na programação, basta digitar a senha de controle dos pais e ficar a vontade para ver.

Nenhum comentário: