Páginas

domingo, 13 de julho de 2014

AMOR ALEM DA VIDA

CANAL VIVA ESTREIA A QUARTA REPRISE DA NOVELA A VIAGEM UMA TRAMA QUE CONQUISTOU O BRASIL A VINTE ANOS.


A vinte anos o Brasil se encantava com a trama espiritualista que Ivani Ribeiro recriou para o horário das 19h para Rede Globo. Ia ao ar A Viagem remake da trama de sucesso escrita pela própria Ivani em 1974 na extinta TV Tupi. A primeira versão foi um sucesso absoluto devido, em partes, a problemas internos na Globo quando ela foi proibida pela censura de exibir Roque Santeiro. Rapidamente a emissora colocou no ar a reprise de Selva de Pedra que foi um arraso de audiência anos antes. Mas a Tupi convocou o publico a acompanhar "uma trama inédita com capítulos inéditos", obviamente uma provocação a situação enfrentada pela Globo. Junto com a história bem contada por Ivani fez A Viagem um grande sucesso.

Vinte anos depois, a Globo sugeriu que Ivani fizesse outro remake de um sucesso seu. Como Mulheres de Areia em 1993 assim como sua versão original também foi um sucesso, a escritora optou por A Viagem. Para criar a trama que, originalmente seria uma adaptação do livro Nosso Lar de Chico Xavier (transformado em filme em 2012) , Ivani baseou-se em conceitos da religião espirita e ensinamentos do homem que ajudou a divulgação da doutrina no país, Alan Kardec. 


Na trama, o jovem Alexandre (Guilherme Fontes, bem diferente do papel anterior o mocinho Marcos de Mulheres de Areia) comete um assassinato e pede ajuda da família mas eles se recusam e ele vai preso graças a intervenção do advogado amigo da vitima Otávio (Antonio Fagundes), quando Alexandre morre promete se vingar de todos que não o ajudaram e assim o faz. O espirito de Alexandre que vaga entre as dimensões influencia negativamente  no comportamento de Téo (Mauricio Mattar) jovem marido de sua irmã Diná (Christiane Torloni) que, para raiva do moço ainda tem um romance com sua namorada Lisa (Andrea Beltrão), de Guiomar (Laura Cardoso) sogra do irmão de Alexandre, Raul (Miguel Falabella) e no filho do advogado Otávio, Tato (Felipe Martins). A presença de Alexandre é sentida apenas pelo medico Alberto (Claudio Cavalcanti) que possui contato com vários personagens do elenco.

O saudoso Claudio Cavalcante era o personagem mais espirita da trama, apresentando um pouco ao publico a doutrina espirita.

Apesar de bem estruturado, o núcleo principal da novela não fez sucesso sozinho e outras figuras inesquecíveis conquistaram o carinho do publico como Cininha (Nair Belo), Tiberio (Ary Fontoura), a figura do Mascarado um tipo ao mesmo tempo carismático e sinistro que investe para cima de Carmen (Suzy Rego),  a rebeldia de Bia (Fernanda Rodrigues) contra a sua doce mãe Estela (Lucinha Lins), entre outros. Apesar de ja se passar 20 anos da exibição desta versão, A Viagem continua atual e todos que assistiram desejam no fundo que, quando a gente morrer, se encontra em outro lugar e vive para sempre feliz.

Guilherme Fontes e o vingativo Alexandre.


+
Um motivo a mais - alem da ótima trama - para ver A Viagem diz respeito aos fãs de séries japonesas. Acontece que Carlos Takeshi dublador dos personagens Jaspion e Change Griphon em Changeman participa da novela. O ator que faz o papel de um dos empregados de Otávio e tem participações recorrentes na trama. 


Nenhum comentário: