Páginas

domingo, 27 de julho de 2014

REFAZENDO UMA BOA IDEIA

REFILMAGENS DE SÉRIES DO PASSADO - E ATÉ RECENTES - NÃO TEM PREVISÃO DE ACABAR.
O recente anuncio que os americanos farão um remake da bacana série inglesa Mad Dogs levanta uma curiosa questão, nos últimos tempos a televisão inglesa serve de celeiro para "novas" ideias para televisão americana. Nem sempre o resultado funciona, em poucos casos, o remake supera o original, pelo menos em longevidade, uma vez que, por tradição, as séries inglesas possuem temporadas mais curtas dificilmente ultrapassando 8 episódios (em alguns casos não passam de três como as elogiadas Sherlock e Luther).

Mod Squad com Claire Danes
Mas, até pouco tempo, os remakes iam da telinha para a telona.. Em meados da década de 1990 a popular série O Fugitivo (1993) conseguiu a façanha de colocar num filme de duas horas um enredo de quatro temporadas. Um dos ex-batmans Val Kilmer estrelou o remake de O Santo (1997). O sucesso inglês do anos 1960 Os Vingadores (não confundir com a super produção da Marvel Comics) também veio,  mas o filme estrelado por Uma Thurman e Ralph Fiennes ao lado do lendário Sean Connery naufragou nas bilheterias. Nas esteira vieram Mod Squad com Claire Dannes, o mediano Perdidos no Espaço que tinha no elenco astros conhecidos como Gary Oldman e Matt LeBlanc no auge do sucesso de Friends e As Loucas Aventuras de James West com Will Smith. Mas os quatro projetos não satisfizeram os executivos de cinema que esperavam um retorno maior de bilheteria. Mas por que eles não fizeram sucesso? Ao modernizar uma trama, a tentação de mudar o que deu certo no passado é grande. Todos conheciam o tom espalhafatoso do Perdidos no Espaço original com seu humor debochado e limitações orçamentarias que faziam a série ser deliciosamente trash. Ao mudar tudo isso para um tom "sério e adulto" na refilmagem, acabou afastando as pessoas. Visto hoje, o filme até que dá uma boa matinê.

Os Vingadores com Uma Thurman e Sean Connery
Ao entrar nos anos 2000 a lista das regravações foram aumentando e os erros continuaram sendo cometidos em alguns casos. Figuram nesta lista Meu Marciano Favorito (1999), Shaft (2000), As Panteras (2000) S.W.A.T (2003), Thunderbirds (2004), Os Gatões (2005), A Feiticeira (2005) Agente 86 (2008), Anjos da Lei (2012) entre outros. A partir do momento em que as adaptações de obras literárias e revistas em quadrinhos começaram a mandar nas bilheterias, os remakes de séries antigas ficaram restritas as televisão. Em muitos casos, é compreensível por causa do idioma como no caso de Bron/Broen produção dinamarquesa que durou 20 episódios que gerou o remake The Bridge. Em outros, os americanos adaptam por questões culturais como o fracassado remake de Life on Mars que foi cancelado na primeira temporada. Ainda por questões culturais e até mesmo por causa do charmoso sotaque inglês que irrita os americanos, seguem algumas refilmagens: Skins (2011), Shameless (2011), Inbetweeners (2008), entre outros.

O sucesso de As Panteras gerou uma continuação


Perdidos no Espaço: nem o robô agradou o publico
Will Smith: James West
Shaft: com Samuel L. Jackson

                         


                   









Não necessariamente a televisão inglesa serve de boas ideias como no caso de Homeland (2012) refilmagem de Hatufin, série israelense. Mas foi um caso que nem mesmo o plot original foi mantido apenas algumas ideias. Um remake que superou o original, ao menos em fama, é The Office. Criado por Rick Gervais e Stephen Marchand o programa mostra a rotina dos funcionários de um escritório de uma empresa de papéis. Narrado em estilo falso documentário, assim como o original. A versão americana durou 9 temporadas onde revelou o talento de atores como Steve Carrel, Ed Helms, Jenna Fischer e Jonh Krasinski. Não da pra dizer qual é a melhor, pois ambas tem suas particulares e são engraçadas. Mas a inglesa tem um que a mais...


Broadchurch x Gracepoint: o incrivel caso onde o protagonista é o mesmo do original e do remake.

Na nova programação da TV americana que estreia em outubro, ao menos dois remakes de séries internacionais apontam como prováveis sucessos, apesar de desnecessários, em minha opinião. O primeiro é The Slap mini serie filmada na Austrália que a rede NBC está apostando as suas fichas. Algumas situações serão alteradas para se adaptarem a realidade americana mas a historia básica continua a mesma: durante um churrasco um garoto que se comportava mal e não é repreendido pelos pais, leva uma bofetada de um dos convidados gerando uma revolta e diferentes pontos de vista dos convidados. Outra serie bem esperada é a refilmagem de Broadchurch chamada Gracepoint que conta as investigações acerca do assassinato de uma garoto de 9 anos. Claro que muita coisa será alterada, uma vez que o assassino foi descoberto no final da primeira temporada do original. 

Ninguem é proibido de fazer remakes, desde que a essência e o respeito com a obra original permaneça.  

Nenhum comentário: