Páginas

sábado, 2 de maio de 2015

100 ANOS DE ORSON WELLES


Seu nome ficará marcado para sempre na historia do cinema. Seus filmes, sejam os que realizou ou apenas os que participou atuando, são consideradas verdadeiras obras primas. Ainda que o reconhecimento de  sua genialidade tenha sido tardia, Orson Welles estaria rindo com charuto na boca de como hoje ele é reverenciado. Neste mês, seu nome será mais lembrado ainda pois em 6 de maio se completará 100  anos de seu nascimento.

Não é a toa que Welles era predestinado as artes na sua vida pois, desde pequeno, sua mãe o incentivava quando ela dava festas para os amigos em sua casa. Orson gostava de magicas e sua mãe o deixava fazer com a seguinte condição: quando ficasse chato, ele parasse. Segundo biografias, foi assim que ele se tornou uma pessoa perfeccionista. Aos 21 anos montou uma versão da peça Macbeth somente com atores negros. Com 22 anos  era muito requisitado por rádios como ABC e NBC devido a sua poderosa voz. Ao ponto de ter que se locomover de ambulância pela cidade para dar tempo de fazer vários trabalhos em horários próximos.  Foi através do radio, inclusive, que Orson ficou conhecido no mundo ao fazer uma dramatização do livro Guerra dos Mundos. A ideia dele foi ler o livro em formato de noticiário. Com o trauma que ficou na cabeça dos americanos na época por causa da 1ª Guerra Mundial a reação foi panico geral. No dia seguinte, Orson se desculpou a população, mas ele não se arrependia do fato.

Cidadão Kane: O melhor de todos os tempos
A Dama de Shangai: contracenando com a ex Rita Hayworth


A fama gerada pela transmissão desastrosa deu ao rapaz o privilegio de receber convites para assinar contrato com qualquer estúdio de cinema de Hollywood. Warner, Fox, MGM e Columbia queria ter Orson Welles no seu casting. Mas, a hoje falida RKO, veio com uma proposta interessante.  Permitiu que Welles dirigisse, atuasse e fizesse o corte final de seu filme. Isso nunca tinha acontecido em Hollywood até então. O resultado foi Cidadão Kane considerada a obra prima do cinema e melhor filme de todos os tempos. Analisando friamente até pelo próprio Welles e seus familiares, eles não entendem por que o filme tem essa aura toda em torno dele. Mas não da para resistir aos ângulos inéditos e inusitados alem de toda a movimentação que a câmera faz nas duas horas de filme. Olha que Welles nem sabia dirigir direito contando com a ajuda do operador de câmera Gregg Toland que ensinou o básico de uma filmagem em três horas. O novato diretor pensava que sabia dirigir ao assistir por 45 vezes o clássico do cinema Nos Tempos da Diligencia e suas inconsistentes falhas de filmagem. 

Transmissão no radio: o começo de tudo.


Cidadão Kane não se tornou o sucesso esperado, assim como o próximo filme que o diretor assinou Soberba de 1942. No final das filmagens, o estúdio enviou Welles para o Rio de Janeiro filmar o carnaval (o que gerou o documentário É Tudo Verdade) e refilmou cenas e picotou a edição o que causou grande tristeza em Welles. Isso o afastou da direção por algum tempo e se dedicou a atuar em varias produções. Sua volta triunfal foi ao lado de sua ex-esposa Rita Hayworth que atuava loiríssima em A Dama de Shangai. Filme que foi lançado repleto de polemicas quando Orson foi acusado de dar o papel de uma vilã que leva umas bofetadas no rosto por vingança. Pura mentira, Orson e Rita continuavam grandes amigos apos a separação.

Os anos foram passando e Orson foi se dedicando mais e mais ao cinema e aos prazeres da carne. Acabou engordando muitos quilos e nas telas, devido a sua altura, era uma figura imponente. Morreu em 10 de outubro de 1985 aos 70 anos de ataque cardíaco. Dizem que durou muito tempo já que fumava muito e estava muito obeso. Fora das telas, era uma pessoa um pouco fria mas nunca deixou suas ex-mulheres e seus filhos desamparados. Como ficou órfão aos 15 anos, sabia da importância de um pai na vida dos filhos. 



Nenhum comentário: