Páginas

domingo, 11 de outubro de 2015

A 17ª TEMPORADA DE LEI E ORDEM: UNIDADE DE VITIMAS ESPECIAIS


Não é para qualquer serie chegar a 17ª temporada com ritmo de iniciante. Lei e Ordem: Unidade de Vitimas Especiais é, atualmente, a série dramática mais longa a ir ao ar. Desde 1999 acompanhamos a rotina do departamento de policia de Nova York especializado em crimes especiais geralmente envolvendo vitimas de estrupo, assedio, assassinatos e toda a sorte de crimes relacionados com mulheres e crianças.

O show é um sobrevivente desta chamada era de ouro da TV americana, onde os seriados deixaram de ser puro entretenimento para influenciar a vida das pessoas ao redor do mundo. Numa era onde os seriados de fantasia e ação dominam as atenções, um programa aparentemente simples como UVE (apelido da série no Brasil) que possui a narrativa mais comum e clássica dos enlatados americanos (o chamado caso da semana) é incrível a atenção que a série ainda desperta para si, Ao contrario de outras atrações duráveis como Os Simpsons, dez anos mais novo do que UVE, que as pessoas sabem que vão ver, após a 12ª temporada a serie UVE deu uma reviravolta digna de seriado para se reiventar.

Foi nessa época que o principal protagonista masculino deixou o show. Christopher Meloni queria seguir novos rumos na carreira e deixou um buraco a ser preenchido.  Quem pensava que qualidade da série diminuiria se surpreendeu com a qualidade crescente dos roteiros, sempre pescando noticias dos jornais e revistas para se manter antenado. A inclusão de novos membros no elenco (Kelli Giddsh e  Danny Pino) bem como a reciclagem do elenco secundário (foram saindo aos poucos os veteranos Dann Florick e Richard Belzer) ajudou a aumentar o interesse da série. Presente em quase todos os episódios produzidos nestes 17 anos temos a presença da elegante e sempre competente Mariska Hargatay recentemente indicada como a atriz favorita do publico.

Neste decimo sétimo ano, mais um desfalque na equipe com a saída de Danny Pino e seu detetive Amaro do elenco principal. Não se sabe ao certo o motivo do ator ter deixado a série, mas ele nunca foi muito querido pelos fãs hardcore do seriado. Em seu lugar, na temporada passada teve a inclusão do ator Peter Scanavino como o esquentado detetive Carisi. Liv Benson se torna tenente e precisa escolher um substituto ao cargo. De seus detetives, Finn (Ice T) não parece muito interessado e Carisi ainda é pouco experiente. Restou a detetive Rolins mas sua gravidez pode atrasar os planos. A atriz Kelli Giddshi estava gravida quando começaram a rodar a decima sétima temporada (seu bebê nasceu essa semana). Então o novo capitão foi anunciado de forma inusitada, o chefe de Liv e seu namorado Dodds (Peter Galangher) indicou seu filho ao cargo. Pelo que se pôde perceber será um personagem que pode atrapalhar com a já alucinante rotina dos detetives da unidade de vitimas especiais.

Ice-T, Kelli Giddsh, Peter Scavino, Mariska Hargatay, os produtores Willian Leigh e Julie Martin e Raul Esparza


Os quatro primeiros episódios apresentados deixaram um gosto de "quero acompanhar a série o resto da temporada". O primeiro e segundo episódios foram uma continuação dos últimos capítulos do decimo sexto ano quando um serial killer acaba ajudando os detetives a investigarem um criminoso que imita os crimes que ele cometeu, O surpreendente terceiro episodio mostrou a reação de um adolescente ao ver um garoto transgênero, que gosta de se vestir de mulher. Destaque para a atuação do elenco convidado. Falando nisso, no quarto capitulo tivemos a participação especial de Whoopi Goldberg fazendo a supervisora de assistentes sociais. Assistindo o capitulo até a metade pensei que o talento da veterana atriz seria desperdiçado até a cena decisiva que mostrou uma atuação visceral de Whoopi.

Elenco da 17ª temporada

Segundo a produtora executiva Julie Martin parte do sucesso da série é graças a seu elenco de astros e os convidados especiais que exploram a profundidade do caráter dos personagens que é tão importante quanto a resolução do crime da semana. " Exploramos todos os ângulos para que o público veja cada lado e possa decidir como eles se sentem sobre o que está acontecendo. Isso é o que faz a televisão ser convincente e é isso que nós nos esforçamos para fazer em cada episódio.", disse  a produtora ao site Observer.com. O showrunner da série, Willian Leigh disse ao mesmo site que tem novas e interessantes ideias para a serie esse ano que vai animar o publico.  Com uma audiência media de 7 milhões de telespectadores é provável que a NBC renove a série para 18º ano então, os produtores executivos vão ter que suar a camisa para continuar surpreendendo o publico. A nova temporada da série estreia no Brasil dia 20 as 22h00 no Canal Universal. 

Uma verdadeira família dizem os atores. 

Nenhum comentário: