Páginas

domingo, 24 de janeiro de 2016

RISOS AMARELOS

NOVAS SÉRIES DE COMEDIA, SE ESFORÇAM MAS NÃO CONSEGUEM FAZER MUITA GRAÇA


Foi-se o tempo em que o publico esperava ansioso pelo próximo episodio de sua série de comedia favoritar começar e esquecer dos problemas por 30 minutos. Ainda que existam algumas produções que se esforçam para manter a qualidade (The Big Bang Theory, MomMike and Molly), mas elas já estão algum tempo no ar e criaram a sua parcela de fãs. Estou me referindo a novidades, series novas. Na atual temporada americana, três séries chamam a atenção pelos nomes envolvidos ou pela própria trama, porem, deixam de causar a principal emoção: fazer rir.

Não que essas series não façam rir, elas fazem no máximo soltar um sorriso amarelo, o tipo de piada que você esquece no mesmo momento. As séries em questão são Angie Tribeca, Telenovela e Another Period. A primeira estreou no Brasil e EUA simultaneamente de modo inédito: A primeira temporada foi toda exibida numa maratona de 24 horas. Algo ousado, não? Para um canal de TV sim, não é como o Netflix que as atrações estarão disponíveis la para você assistir a hora que quiser.




Angie Tribeca chama a atenção pelos nomes envolvidos. A comedia foi criada por Steve Carrel (The Office e O Virgem de 40 Anos) e sua esposa Nancy e estrelada pela bela Rashida Jones.  Rashida faz o papel titulo, uma detetive persistente que faz tudo o que pode para resolver um caso. Junto ao seu novo parceiro Jay (Hayes MacArthur) os dois resolvem crimes bizarros como o do prefeito que é ameaçado apenas por que tem tatuagens no corpo. Alguns amigos do casal Carrel gravaram participações especiais como Lisa Kudrow, Amy Smart e Adam Scott. Em tom de farsa e com situações absurdas que remetem a filmes de parodia, a série pode agradar ao publico que gosta deste tipo de produção. Particularmente, eu preferia um tom mais The Office do que Todo Mundo em Panico. Mas, enfim, tem gosto pra tudo. A série já foi renovada para a segunda temporada e é exibida no Brasil pelo canal TBS. 
Rashida a bela atriz pode ser um dos motivos para acompanhar Angie Tribeca


Quando o projeto de Telenovela foi anunciado, me pareceu  interessante a sinopse que indicava os bastidores de uma telenovela latina. Estrelada e produzida por Eva Langoria (de Desperates Housewives) em seu retorno a um papel de destaque na televisão, que faz o papel de Ana Sofia a atriz do momento na sua emissora que vê seu status ser ameaçado quando uma atriz mais jovem surge para tomar seu posto. Se isso não é o suficiente para a moça dar chiliques, o dono do canal (participação de Zachary Levy) contrata o ex-marido de Ana para fazer o papel de galã na novela dela. Produções que focam os bastidores de uma produção sempre são interessantes e rendem perolas como a séries 30 Rock e Studio 60 ou o filme Boogie Nights - Prazer sem Limites. Mas quando falta originalidade daí a coisa fica complicada. Telenovela é uma cópia mal feita de 30 Rock tanto na estrutura dos episódios (em que Ana tem que se envolver com todos para resolver uma crise) como nas esquetes rápidas. Você acredita que até um dos melhores episódios da série de Tina Fey foi descaradamente copiado? Uma historia que fala da regra dos três quando uma celebridade morre outras duas morrem em sequencia e Tracy Jordan tenta fazer com que Betty White e Whoopie Goldberg morram antes que ele. Pois é, em Telenovela teve um episodio igual a diferença é que ao invés de morrer, acontecia um acidente. Tem alguma coisa original ou engraçado? Até o momento só a abertura onde os atores fazem uma pose tipica das aberturas de novelas latinas, porem um forte vento vindo do ventilador despenteia a todos. 



Agora a série mais bizarra dos últimos anos é Another Period. Produzida como um reality show que acompanha os passos de cada membro de uma família rica e seus empregados no inicio do seculo 20 (!). O absurdo vem daí, nessa época nem se imaginava a criação de câmeras de filmagens. As influencias dessa série são explicitas: Downton Abbey por carregar segredos de família e da criadagem e Game of Thrones pela parte do incesto e a violência exagerada e gráfica.  No elenco a presença mais chamativa é a da bela Christina Hendricks fazendo o papel da empregada nova que é sempre humilhada por todos mas guarda um grande segredo. A série se torna um pouco engraçada mais pelo absurdo da situação e atuações falsamente exageradas do que pelo roteiro em si. 



Telenovela e Another Period ainda não tem previsão de estreia no Brasil. Nos EUA, são exibidos pelos canais NBC e Comedy Central respectivamente. 

Nenhum comentário: