Páginas

sábado, 12 de fevereiro de 2011

BAU DAS SÉRIES OBSCURAS


TERRA: CONFLITO FINAL (1997-2000):

No auge do sucesso de Arquivo X na segunda metade da década de 1990, a Record, emissora que exibia as aventuras de Mulder e Scully, decidiu investir nos seriados. O canal não tinha as pretensões megalomaníacas de hoje e se preocupava mais em agradar seus espectadores. Nessa fase comprou diversas séries que faziam a festa dos fãs como Early Edition - Edição de Amanhã, Chicago Hope, Crime em Primeiro Grau e O Quinteto. Dentre esses saudosos seriados tinha o mais discreto, em termos de audiência, deles: Terra: Conflito Final.

A Trama do show falava sobre a chegada dos Tailons uma raça alienígena que promete paz e prosperidade aos humanos. Liderados por Da'an (Leni Parker, de baixo de uma pesada maquilagem), os ets fazem amigos (dentro do governo para proteje-los) e muitos inimigos. Comandados por Jonathan Doors (David Haylem), a resistência possui dois agentes do governo infiltrado entre os "companheiros" (como são chamados) Boone (Kevin Kilner) e a capitã Lili Marquete (a ótima atriz Lisa Howard). Como Da'an estava se desviando dos verdadeiros propósitos dos Tailons - criando simpatia pela raça humana - o líder Tailon envia Zo'or (Anita Laselva), general impiedoso (a raça deles é indefinida) linha dura que tem atitudes questionáveis. Do lado dos mocinhos temos Algur (Richard Chaviliau), provavelmente o primeiro hacker da história dos seriados e dos vilões Ronaldo Sandoval (Von Flores) que "vendeu" sua alma aos companheiros.

O programa surgiu na cabeça de Gene Rodenberry nos anos 1970 e praticamente 100% do piloto que ele escreveu naquela época foi aproveitado no primeiro episódio, tirando alguma outra adaptação que os produtores tiveram que fazer. Isso por que Rodemberry morreu em 1991, seis anos antes do seriado ir ao ar. Sua viúva, Majel Barret (que atua no show como Dra. Julianne Belmont) achou rascunhos e o piloto pronto e ofereceu aos estúdios de TV para produzir. Se voce ainda não ligou o nome a produção, Gene Rodemberry é criador de Jornada nas Estrelas (Star Trek) - ver box abaixo.

Sem a supervisão do criador, a equipe de produção seguiu o próprio caminho. Ainda na primeira temporada, eles manteram uma certa linha a ser seguida, mostrando a luta da resistência contra os Tailons e também o fato de Boone e Lili viverem arriscando seus pescoços trabalhando para ambos os lados. Na segunda temporada houve a primeira grande baixa do programa: Kevin Kilner foi afastado sem motivos (as línguas venenosas dizem que ele não achava bom o roteiro e pediu para sair). Tem se aí a primeira grande mudança do seriado. Sem um protagonista masculino, os produtores optaram por criar um, surge Lian Kincaid (Robert Leechock), um cara que tenta, sem sucesso, tornar-se o centro do seriado. O próximo choque para os fãs foi a saída da atriz Lisa Howard. A gravidez na vida real da atriz só ajudou a personagem ser descartada. Como a audiência do programa ia cambaleando, a medida tomada pelos produtores foi a mesma usada para salvar do buraco Jornada nas Estrelas - Voyager: usar o sexy appel. Uma atriz loura e curvilínea, usando um uniforme de couro apertadíssimo apareceu para salvar a audiência - mas não os roteiros cada vez mais doidos - Renee Palmer (Jayne Heitmier) conquistou a todos (menos os fãs mais hardcores) a ponto de protagonizar o show na quinta e ultima temporada. Aí, já nenhum membro do elenco original fazia parte.

Mesmo com a saída dos personagens principais, e também a total mudança de foco do roteiros entre as temporadas, a série teve uma vida de 5 temporadas, sendo vendida nos EUA no modo syndication onde cada emissora de cada estado compra um programa que não é exibido a nível nacional. Desta forma, da mesma maneira em que alguns lugares a atração fez sucesso, em outros não. Por isso, Terra: Conflito Final ficou no ar todos esses anos mesmo com tanta bagunças em seus bastidores. Um detalhe que chamou a atenção dos fãs brasileiros foi a dublagem. Na primeira vez em que foi exibido na Record em 1998, a sua dublagem era feita na BKS em São Paulo. Depois, quando foi comprado pelo Universal Channel, sua adaptação foi feita na Sigma, com a costumeira troca de vozes, quando esse tipo de situação ocorre. Seus ultimos anos foram dublados na Herbert Richers no Rio, para degringolar a coisa de vez. Ou seja, a história toda envolvendo Terra foi uma bagunça dentro e fora das telas. No Canadá (onde a série foi rodada) e no Brasil. Mas nós, fãs, somos assim, quando gostamos de uma atração bastante, não importa os problemas que ela tem, a gente acompanha até o fim


+

Gene Rodemberry foi um homem visionário para seu tempo. Quando apresentou Jornada nas Estrelas para as emissoras de TV em 1966 ele imaginava um futuro onde homens e mulheres de todas as cores e credos convivessem em paz e harmonia. A prova disso é a tripulação principal da nave era formada por uma negra, um asiático, um alien e um russo. Nesse tempo o clima racial na América ainda era ruim e japoneses e russos eram considerados inimigos do país. Na parte tecnológica, ele apresentou protótipos do que viriam a ser telefone celular, tv de plasma e notebook. Mais anteporal, impossível.

Nenhum comentário: