Páginas

domingo, 13 de fevereiro de 2011

MEUS FILMES, MINHA VIDA



SURPRESAS DO CORAÇÃO (1995)

Nunca fui muito fã de comédias românticas. Não sei se é por que elas são bobinhas e previsíveis ou se a minha vida amorosa sempre foi devagar e eu tinha certo desconforto por assistir casais vivendo sua história de amor. O único filme de romance que eu gosto ao ponto de ele ser um dos meus filmes preferidos é Surpresas do Coração (French Kiss, 1995).

A película conta de história de Kate (Meg Ryan, inspirada) uma jovem reprimida e tímida que mora no Canadá e tem medo de voar de avião. Mas seu noivo Charlie (Timothy Hutton) precisa ir para Paris participar de um congresso. Por seu pavor das alturas, Kate acaba ficando em casa e recebe a pior noticia que podia ter: Charlie se apaixona por uma francesa e decide ficar na França. A lourinha decide criar coragem e ir para cidade luz atrás do seu amado. No avião, ela conhece o trambiqueiro Luc (Kevin Kline, ótimo) que acaba fazendo nossa heroína perder o medo das alturas. Como nem tudo na vida - e nos filmes - dá certo, Kate acaba passando muitas privações como ter sua bagagem roubada e ser usada como "mula" para o malandro Luc levar as jóias que ele roubou do irmão e tambem testemunhar a paixão repentina do noivo. Por fim, ela resolve dar a volta por cima e se tornar uma mulher mais atraente e decidida, tal qual sua rival Juliet (Susan Anbet). Luc acaba se apaixonando por ela e até seu noivo cafajeste percebe a jóia que está perdendo.

O filme é muito bom de assistir e Meg Ryan está ótima como uma paranóica que fica desesperada ao perder seu noivo (mas no final acaba descobrindo que ele não é grande coisa). Ela também é produtora desse filme e vivia a fase mais gloriosa da sua carreira como a "namoradinha da américa", sempre estralando filmes açucarados. O diretor de Surpresas do Coração é Lawrence Kansdan conhecido por ser o roteirista de Os Caçadores da Arca Perdida, ou seja ele é um dos caras que fez Indiana Jones ser o maior herói do cinema! Ele soube aproveitar bem a França e suas paisagens maravilhosa. Tambem filmou em lugares belíssimos de Paris. Surpresas do Coração é um filme de romance como qualquer outro, que voce sabe como que vai acabar. Mas tem um toque de classe que só a França é capaz de fazer por uma produção.


+



A Torre Eiffel está para Paris assim como o Cristo Redentor está para o Rio de Janeiro ou as Cataratas para Foz do Iguaçu: impossível imaginar a cidade sem esse monumento construído em 1889. Feita por encomenda pela prefeitura de Paris ao engenheiro Gustave Eiffel. O projeto inicial era fazer algo que chamasse a atenção dos visitantes da Feira Mundial que seria realizada no ano 1889. A idéia da Torre foi de dois empregados de Eiffel, que a principio achou a idéia absurda. Os engenheiros Koechilin e Nouguier se basearam nos arranha-céus cada vez mais populares na América. Eiffel decidiu comandar o projeto apenas por livre e espontânea pressão do prefeito da cidade luz (ou ele fazia ou perdia o direito de fazer outra grande obra sua, um canal artificial de agua). Mas com o tempo, acabou abraçando a causa dessa maravilha da engenharia. Trabalhando com toda a lei da física, o frances construiu a torre de modo que ela não inclinasse com os fortes ventos que atingem Paris e pensou até no futuro ponto turistico que ia se tornar ao projetar elevadores que são utilizados até hoje.

A Torre Eiffel foi construída no período de 1887 e 1889 e, inicialmente, ela seria desmontada, mas o publico que compareceu ao evento ficou tão maravilhado que o governo da França decidiu deixa-la ali por tempo indeterminado (essa é a versão romantica, a verdadeira é que a Torre serve como transmissor das rádios da cidade). Sua construção é considerada um verdadeiro esforço de equipe (se bem que em determinado momento, seus operários fizeram uma greve pedindo aumento) e que fez uma construção tão bem feita que ela precisa passar por reparos a cada 50 anos.
Uma curiosidade é que durante o filme, quando tudo da errado para Kate ela não consegue visualizar a Torre Eiffel de nenhuma maneira, até que quando tudo começa dar certo e ela finalmente consegue ver essa obra sem igual.

4 comentários:

Unknown disse...

Só tem as opções, engraçado, interessante e legal? Deveria ter as opções: eca, adorei, sou seu fã!

Khaoe Pacheco disse...

Obrigado bunitinha!
Gosta do meu blog?

Unknown disse...

Só leio quando algo me interessa! Mas falando sério! Tem que mudar essas opções! :x

Unknown disse...

Já foi melhorzinho? :o