Páginas

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

OS SOBREVIVENTES DO TITANIC


Neste fim de semana, em companhia de minha mãe, minha tia e minha sobrinha de 2 anos (!) assisti - acredite - pela primeira vez o Titanic. Um dos maiores filmes de todos os tempos - eu falo em duração e faturamento - foi exibido sábado e domingo pelo Telecine Touch. Ainda que eu tenha visto do momento em que o navio bate no iceberg e começa a afundar, deu pra entender o por que do frisson que o filme causou em 1997. Ele tem tudo o que pode agradar uma platéia: é romântico, tem aventura e uma grande tragédia.  Eu que sempre tive essa mania de ser do contra o que todo mundo gosta, não me interessei em ver a produção quando estreou. Curiosamente, após o estrondoso sucesso do Titanic, eu acompanhei a carreira de seus astros Leonardo DiCaprio e Kate Winslet e, eles só tem filmaços em seus currículos.

Já conhecia DiCaprio pré-Titanic do filme Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador em que ele fazia Arnie o irmão com problemas mentais do personagem-titulo feito por Johnny Depp. O ano era 1993 e ele tinha acabado de sair do elenco do seriado Growing Pains, que fora cancelado por baixa audiência. Fazer Arnie trouxe o reconhecimento e as oportunidades que Leonardo queria, já que foi bastante elogiado por sua atuação. Dois anos depois e com filmes de baixo orçamento filmados, ele contracenou com ninguém menos que Sharon Stone em Rápida e Mortal. O bangue-bangue foi malhado pela critica e o moço não se incomodou com as opiniões, pois no lançamento deste filme ele estava filmando outra produção que se tornaria cult com o passar dos anos: O Diario de um Adolescente. 

A carreira de DiCaprio ia crescendo numa velocidade espantosa, e virou o queridinho das adolescentes ao interpretar um dos papeis mais românticos ja escritos: Romeu de Romeu + Julieta. Nem mesmo se passando nos dias atuais, com direito a uma trilha sonora recheada de pop/rock de primeira tirou o brilho da produção que tinha Claire Danes (a eterna Angela Chase de Meus 15 Anos) como Julieta. Até aqui, o cara não tinha atuado com grandes nomes do cinema, mas isso mudaria com seu próximo filme, As Filhas de Marvin, que tinha no elenco só Meryl Strip e Robert De Niro. Até que um certo navio apareceu em seu caminho.




Ninguem advinha quando um um fenômeno nasce. Todos foram pegos de surpresa com um filme de amor, que acaba numa tragedia com 3 horas de duração. O cinemas lotaram no ano 1997 e Leonardo DiCaprio estampava 11 entre 10 capas de revistas jovens. Após essa overdose demorou quase um ano para o ator voltar as telas. Seu objetivo estava bem claro, era tentar fugir o máximo dos papéis de galãs das jovens apaixonadas, não é a toa que no próximo filme de sua carreira, seu rosto mal aparecia nas telas, era O Homem da Mascara de Ferro. Essas produções que faturaram muita grana nas bilheterias, deram a liberdade que o astro queria para estrelar os filmes que quisesse. Então, ele fez Celebridade de Woody Allen, A Praia de Danny Boyle, Gangues de Nova York e Prenda-me se for Capaz de Steven Spielberg. 




Em Gangues de Nova York ele começou uma bem sucedida parceira com o diretor Martin Scorsese que renderia O Aviador, Os Infiltrados e A Ilha do Medo. Todos, filmaços. Faz tempo que Leonardo não precisa provar a ninguem otimo ator que é, mas quem viu Foi Apenas um Sonho pôde comprovar isso de vez. Essa maravilha cinematográfica trouxe o cara na melhor interpretação de sua carreira - em minha opnião - e marcou o reencontro (nas telas) com Kate Winslet. Suas obras posteriores são produções de tirar o chapeu como A Origem, um dos filmes com os efeitos especiais mais fabulosos que ja produziram e J.Edgar do ultimo durão de Hollywwod, Clint Eastwood.




Antes de fazer o papel da heroína Rose de Titanic, Kate Winslet era desconhecida do grande publico, tendo feito pequenos papéis em séries e filmes ingleses. Ela passou por uma bateria de testes para provar para o diretor James Cameron que daria conta de fazer este papel que está presente em boa parte do filme. Assim como DiCaprio, o sucesso de Titanic só ajudou a inglesa a escolher bons papéis no cinema. Ela escolheu personagens desafiadores, que poucas atrizes escolheriam fazer. Seu primeiro papel de destaque pós-Titanic foi no polemico Contos Proibidos do Marques de Sade onde protagonizou ousadas cenas de sexo. 

Ainda que não tenha feito tantos filmes como seu amigo Leonardo, a atriz é considerada com uma das melhores de sua geração. A Vida de David Gale, que fez ao lado de Kevin Space e Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, com Jim Carrey só ajudaram a confirmar isso. Ela não era a protagonista, mas roubou a cena em ambas produções. Em 2004, contracenou com outro astro das telas, Johnny Depp em Em Busca da Terra do Nunca. Mais um papel que deu o que falar foi o de Sarah a dona de casa desesperada que trai o marido com um vizinho no ótimo Pecados Íntimos. Aqui ela também não teve pudores em cenas bem quentes. Seu próximo projeto foi uma comedia leve, até bobinha, O Amor não Tira Férias com Cameron Diaz.




O Deus da Carnificina 


Na sequencia ela participou de três produções de época que redefiniram a sua carreira. No já citado Foi Apenas um Sonho, ela faz esposa que não aguenta o marido sonhador feito por Leonardo DiCaprio. Em O Leitor, ela faz uma mulher que tem um caso com um adolescente e em Mildred Pierce, minissérie da HBO, uma mulher a frente de seu tempo. Acostumada a trabalhar com grandes atores e diretores, não foi novidade para ninguém quando a atriz foi convidada a participar de outro excelente drama chamado O Deus da Carnificina de Roman Polanski ao lado de Jodie Foster. 


O Reencontro com Leonardo DiCaprio

As carreiras de Leonardo de Caprio e Kate Winslet sobreviveram ao estrondoso sucesso de Titanic, a segunda maior bilheteria de todos os tempos. Os dois são ótimos atores que não ficaram na sombra de seus papéis mais famosos e provaram a todos o quanto talentosos são.


2 comentários:

Andréa Bertoldi disse...

Você tá brincando que nunca tinha assistido Titanic? kkkkkkkkkkk É bem a tua cara mesmo! kkkkkkkkkkk

Khaoe Pacheco disse...

Acredite, nunca tinha visto Titanic, e, mesmo assim, só vi a partir do momento que o barco bate no iceberg.