Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

MÁS COMPANHIAS: O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA

O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA (THE AMAZING SPIDER-MAN)
EUA, 2012, DIREÇÃO: MARC WEBB
COM ANDREW GARFIELD, EMMA STONE, RHYS IFANS, 
MARTIN SHEEN, SALLY FIELD. 



Este filme tinha uma tarefa bem difícil, superar a trilogia do Homem-Aranha que faturou mais de 1 bilhão de dólares de bilheteria. Os filmes dirigidos por Sam Raimi foram a galinha dos ovos de ouro da Columbia/Sony Pictures que, claro queria mais e mais. Mas o rompimento com o diretor fez o estúdio seguir uma nova, e arriscada direção: começar tudo novo.

A história, é quase a mesma, tirando uma ou outra mudança como a protagonista feminina ser a clássica namorada do herói nos gibis, Gwen Stacy (Emma Stone). Ela trabalha como estagiaria no laboratório Oscorp onde o Dr. Curt Connors (Rhys Ifans) está trabalhando num novo projeto envolvendo regeneração genética. É lá que o curioso e inteligente Peter Parker (Andrew Garfiled) vai parar ao tentar desvendar os segredos de seus pais. Peter foi criado pelos seus tios Ben (Martin Sheen) e May (Sally Field) da melhor maneira possível, nunca se envolvendo em confusões. Mas é difícil para o garoto quando tem Flash Thompson (Chris Zylca), um cara metido a valente, zoando da cara dele. Ao fazer uma visita para o Dr. Connors, Peter é picado por uma aranha e de repente acaba descobrindo ter super poderes. Viu nada muito diferente dos filmes anteriores, certo?

















Parece que a Marvel e a Columbia não quiseram se arriscar muito mesmo, fazendo um filme semelhante aos da trilogia. Leve e descompromissado. Andrew Garfield, o novo aranha, é tão carismático quanto Tobey Maguire mas, se é para comparar, tanto o Peter dos gibis, quanto Tobey pareciam mais nerds. O Peter deste filme, parece moderninho usando cabelo da moda e andando de skate. Para os fãs puritanos, esse pode ser um detalhe que conta e muito.  Mas o rapaz é bom ator, é só reparar na emocionante cena da morte de um dos personagens. Já Emma Stone como Gwen personifica a personagem que os fãs amaram tanto e que sabem que não tem um futuro muito bom pela frente. Ou outros membros do elenco estão bem também, apesar do roteiro focar mais no casal principal. Como todo bom filme de super-herói, um grande vilão a altura foi criado com um veterano dos quadrinhos, Lagarto.

Com efeitos especiais cada vez mais espetaculares, O Espetacular Homem-Aranha cumpre bem a missão de criar uma nova franquia, mas com um gostinho de "ainda é tão cedo". É muito difícil apagar da memoria, Maguire, Kristen Dunst e todo o universo criado por Sam Raimi nos filmes que já entraram para história dos grandes do cinema.



Nenhum comentário: